A Corrupção Brasileira e a Sociedade

Mapa mental sobre a corrupção no Brasil.

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
A Corrupção Brasileira e a Sociedade par Mind Map: A Corrupção Brasileira e a Sociedade

1. Poder Político: atrelado ao conceito de Poder Social quanto à função de mediação de conflitos na política. Está inserido na ideia do Estado moderno: o monopólio do uso da força, quer dizer que o poder político no Estado moderno se sustenta no domínio da violência de forma legítima, mas não quer dizer que o poder político se configura pela utilização da violência, mas pelo controle da utilização da mesma, sendo coativa. Assim, a disputa política ocorre por causa da ambição de controlar o poder agregado da instituição, que foi legitimada pela população que concorda a viver sob suas determinações, passando a ser a fonte de todo poder legítimo.

2. O que é Política? Alguns pensadores consideram que toda ação de mediação de conflito sem necessidade de violência física é ato político, mas outras perspectivas dizem que política é como ações que são realizadas da esfera de ação do Estado. Carl Shmitt é um exemplo que enxerga a política como uma relação amigo-inimigo entre os envolvidos. Relação amigo-inimigo: a esfera política estaria formada pelo antagonismo entre as partes partes em conflito, a atividade principal dos envolvidos é a associação entre os que possuem as mesmas ideias, a defesa dos amigos e o combate dos inimigos, formando um verdadeiro campo de batalha dividido em dois lados.

3. O que é Poder? A palavra Poder é a capacidade de ação ou de produzir efeito. Sentido social: possibilidade ou capacidade de agir, habilidade de um indivíduo determinar o comportamento do outro. O ser humano não é somente capaz de exercer poder, mas também podendo se tornar o objeto sobre qual o poder é exercido.

4. Este mapa mental é sobre a política brasileira e como a corrupção presente nela acaba influência na sociedade. Terá duas divisões: uma é sobre alguns conceitos importantes ao ponto de precisar de explicação (lado esquerdo <) e a outra divisão será aonde terá a argumentação, por assim dizer (lado direito >).

5. Como a corrupção atrapalha o desenvolvimento do país Existe vários jeitos de se prejudicar um país por meio da corrupção, alguns deles são: privilegiar alguém desconsiderando qualquer outro, aceitar propinas (de fundo público, claro), desviar recursos públicos e privados e muito mais. Tem muita falta de transparência nas decisões e falta de punição em crimes, como o "crime do colarinho branco" (crimes cometidos por pessoas de alta posição social), que é típico de regimes não democráticos, acabando por incentivar a corrupção. Os mais pobres são os mais prejudicados por isso (não que os outros membros da sociedade não, mas pode se dizer que sim, os pobres são os que mais sofrem) pelo motivo de o dinheiro que deveria ser investido em saúde, educação, melhoria dos transportes coletivos, habitação popular etc. A corrupção também aumenta os custos das empresas, que precisam pagar propinas para sobreviver, o que significa que isso vai ser refletido no preço de mercadorias diversas e irá recair sobre a população inocente e pode, dependendo da gravidade, impossibilitar o crescimento econômico e social de uma nação. O que quero chegar com este mapa mental, é que a corrupção no Brasil ou em qualquer país do mundo, pode prejudicar o país e MUITO, não pouco! No Brasil cada vez mais cresce a corrupção e isso é prejudicial, espero que no futuro isso mude, mas é difícil.

6. O problema que talvez seja o que mais dificulta o combate á corrupção é a falta de punição para os praticantes da tal, a justiça é fraca e os que conseguem pagar "bons" advogados passam pouco tempo na cadeia e as vezes podem até receber penas/punições totalmente fora da realidade para os atos que fizeram, também existe o deboche dos políticos a população é vigente, e muitas vezes até são julgados diferente do cidadão, que é o trabalhador que batalha por cada centavo em sua conta bancária, um total descaso conosco. Pois um dia eu provavelmente também seria prejudicado por isso, hoje não tenho muita preocupação pois não sou afetado, mas um dia tudo muda, né?

7. Fernando Collor e a volta da democracia no Brasil A corrupção e o nepotismo no Brasil sempre existiu. Porém, em 1992, quando o presidente Fernando Collor de Melo foi impedido de continuar governando, foi a primeira vez que a imprensa apresentou detalhes e provas documentais e a extensão dos desvios de recursos públicos mostrou desmandos nos poderes executivo e legislativo, ocorrido por interesses particulares da imprensa.

8. Escândalos e mais escândalos juntamente com o nepotismo no Brasil não tem uma dia D, mas talvez tenham sido herdados dos colonizadores portugueses, que no decorrer da colonização tinham uma corte corrupta e completa de golpes. Raymundo Faoro tem a opinião de que a corrupção é um vício herdado do mundo ibérico resultado de uma relação patrimonialista entre Estado e Sociedade, e de certa forma eu posso considerar como um vício pois pode acabar com a vida de alguém, a pondo na cadeia e destruindo sua "carreira" política, podendo ser comparada com alguma droga.

9. A Corrupção Brasileira A sociedade brasileira (com exceções claro, como as famílias/pessoas com mais renda) é totalmente influenciada pela corrupção no governo brasileiro, quanto mais dinheiro é levado dos cofres públicos que eticamente é destinado á população brasileira e não para os poucos que controlam o poder e o dinheiro que é arrecadado por meio de impostos e outros fins, ataca diretamente os investimentos nas áreas essenciais que o Estado deve prover (como saúde, educação, infraestrutura e mais). E tudo isso parte do poder dado aos políticos que fazem acordos com benefícios e muito mais para passar o que eles julgam o certo para a sociedade seguir, e muitas das vezes nem é para passar alguma proposta no congresso/senado, mas sim pelo simples motivo de enriquecer através do sofrimento do povo, ampliando a exclusão e a desigualdade social que diminui a diferença dos pobres para os ricos. A corrupção acontece por meio de desvio de recursos do orçamento público da União, dos Estados e dos Municípios, destinados as áreas de investimento. São desviados para financiar campanhas eleitorais, corromper funcionários públicos ou mesmos para contas bancárias pessoais no exterior.