Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
BIOMOLÉCULA par Mind Map: BIOMOLÉCULA

1. Proteínas Estruturais: Como o próprio nome indica, sua função principal é a estruturação das células e dos tecidos no corpo humano. O colágeno e a elastina são exemplos desse tipo de proteína.

2. Tipos de Proteínas Dependendo da sua função no organismo, as proteínas são classificadas em dois grandes grupos:

3. Carotenoides

3.1. Ceras

3.2. Fosfolipídios

3.2.1. Glicerídeos

4. Tipos de Lipídios

5. Proteínas Dinâmicas: Esse tipo de proteína realiza funções como defesa do organismo, transporte de substâncias, catálise de reações, controle do metabolismo;

6. O que são os Ácidos Nucleicos? Por tanto, existem dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico ou DNA (desoxirribonucleic acid) e o ácido ribonucleico ou RNA (ribonucleic acid). Ambos são macromoléculas compostas por cadeias de centenas ou milhares de nucleotídios ligados.

7. Os nucleotídeos unem-se através de ligações fosfodiéster entre o açúcar e o grupo fosfato. A pentose é um açúcar com cinco carbonos, a do DNA é chamada de desoxirribose, enquanto a do RNA denomina-se ribose.

8. Glicídios ou Carboidratos: compostos por subunidades de monossacarídeos. A principal função dos carboidratos é fornecer energia. Entretanto, eles também possuem uma função estrutural pois auxiliam na formação das estruturas celulares e dos ácidos nucleicos

8.1. Estrutura Um nucleotídeo é formado por três moléculas, as quais variam entre o DNA e o RNA:

8.1.1. Base nitrogenada: Bases purinas adenina (A) e guanina (G) e as bases pirimidinas citosina (C), uracila (U) e timina (T)

8.1.1.1. Grupo fosfato (HPO4): Grupo químico derivado do ácido fosfórico. A única porção que não varia no nucleotídeo.

8.1.1.1.1. Pentose: Um açúcar de 5 carbonos. No DNA temos a desoxirribose e no RNA temos a ribose.

9. As principais funções das proteínas são: Fornecimento de energia; Estruturação da célula; Catalisador de funções biológicas, na forma de enzimas; Regulação de processo metabólicos; Armazenamento de substâncias; Transporte de substâncias; Construção e reparação dos tecidos e músculos; Defesa do organismo, na forma de anticorpos; Produção de hormônios

10. Funções dos carboidratos Os carboidratos ou glicídios são as biomoléculas mais abundantes na natureza. São encontrados principalmente nos vegetais, sendo considerados o principal produto da fotossíntese.

10.1. O AMIDO, é considerado a principal reserva energética dos vegetais e encontrados principalmente nos tubérculos , (batatas , mandioca, cará,) nas raizes, caule e folhas.

10.1.1. O GLICOGÊNIO, armazenado no fígado e nos músculos dos animais , é a principal reserva energética de animais e fungos.

10.2. A CELULOSE, carboidratos mais abundante , na natureza, é um componente da parede celular e possuí como função principal auxiliar na estrutura celular vegetal.

10.2.1. A GLICOSE, aparece na forma livre em muitas frutas e é o metabolismo habitual de conversão nos organismos animal, ou seja todos os glicosídio ingeridos é absorvido pelo intestino precisam ser convertidos em glicose para participarem dos processos metabólicos celulares.

10.3. E por fim Quitina, está presente na parede celular dos fungos e constitui também o exoesqueleto dos artrópodes.

11. Proteínas: compostas por subunidades de aminoácidos

12. Lipídios: compostos por subunidades de ácidos graxos e gliceróis. Os lipídios são uma importante reserva de energia. Podem ser encontrados em células animais e vegetais.

12.1. Os lipídios ou gorduras são moléculas orgânicas insolúveis em água e solúveis em certas substâncias orgânicas, tais como álcool, éter e acetona.

12.1.1. Funções dos Lipídios Os lipídios apresentam funções importantes para o organismo, confira a seguir

12.1.2. Reserva de energia: utilizada pelo organismo em momentos de necessidade, e está presente em animais e vegetais

12.1.2.1. Isolante térmico: nos animais as células gordurosas formam uma camada que atua na manutenção na temperatura corporal, sendo fundamental para animais que vivem em climas frios;

12.1.2.1.1. Ácidos graxos: estão presentes nos óleos vegetais extraídos de sementes, como as de soja, de girassol, de canola e de milho, que são usados na síntese de moléculas orgânicas e das membranas celulares.

12.1.3. Estrutura dos Lipídios Os lipídios são ésteres, isso quer dizer que são compostos por uma molécula de ácido (ácido graxo) e uma de álcool (glicerol ou outro).

13. Aminoácidos Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura. estrutura do aminoácido

14. As biomoléculas são compostos químicos das células de todos os seres vivos. São em geral moléculas orgânicas, compostas principalmente de carbono, além de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

15. CARACTERÍSTICAS DAS BIOMOLÉCULAS

16. Ácidos Nucleicos: compostos por subunidades de monossacarídeos (pentoses), ácido fosfóricos e bases nitrogenadas. Os ácidos nucleicos apresentam funções essenciais para as células. Participam da síntese de proteínas, atuam em processos celulares, regulam o metabolismo, entre outras atividades.

17. CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÃO LUÍS DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DE BIOQUÍMICA PROFESSORA: JETHÂNIA GLASSES / JOAQUIM LOPES DISCENTE:Juliana Rodrigues da Silva DATA: 01.10.2021__TURMA: 1001 AV1 1ª ETAPA ATIVIDADE VERIFICADORA