A Democracia na América - Tocqueville
par Beatriz Saab

1. Manutenção da República Democrática nos EUA
1.1. Causas acidentais/contexto
1.1.1. Não possuem vizinhos, não precisam temer a guerra, não tem uma grande capital a qual governaria para todo o país
1.2. Influência das Leis
1.2.1. pela forma federal assumida, poder judiciário
1.3. Influência dos costumes
1.3.1. Religião considerada como instituição política: cristianismo democrático e republicano. Catolicismo é favorável a igualdade de condições. O poder é o único superior, o restante é dos iguais.
2. RESUMO
2.1. Apesar da origem aristocrática, Tocqueville percebe que o mundo mudou - quer se goste dele ou não. Relaciona-se com a frase de O Leopardo: é preciso mudar para que nada mude. É um ‘conservador resignado’, muitas vezes classificado de liberal. Inspira Mill, esse sim ‘liberal’ no sentido clássico. Vê nos EUA o futuro da sociedade europeia, no sentido de que são sociedades igualitárias em termos da ausência de estamentos. A igualdade jurídica está posta desde o começo - aos americanos de origem, brancos, pelo menos. A valorização da herança, não tanto econômica mas social, está ausente na sociedade americana. No entanto, tal igualdade de direitos gera uma certa massificação que, paradoxalmente, ameaça a liberdade individual. Na emergência da nação/nacionalidade, ele vê a decadência da aristocracia - por meio da perda de importância das distinções estamentais. Uma nação que emerge justamente do conflito nacional (EUA x Inglaterra) não poderia deixar de ser fortemente nacionalista.
3. Democracia
3.1. Igualdade de condições influencia toda a sociedade e seu Governo
3.2. Democracia implica em destruir a sociedade aristocrática
4. Estado Social
4.1. O Estado Social é capaz de modificar/embasar a maioria das leis, ideias e condutas da nação - Para entender leis e costumes é necessário entender o Estado Social de um país (ex: democrático)
4.2. Um Estado Social democrático não tem como objeto principal a liberdade e sim a IGUALDADE
4.2.1. Todos são iguais - SOBERANIA DO POVO