Demanda e Oferta Mecanismo de Mercado

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
Demanda e Oferta Mecanismo de Mercado par Mind Map: Demanda e Oferta  Mecanismo de Mercado

1. Todas as empresas participantes do mercado fabricam produtos exatamente iguais, ou seja, que não se distinguem uns dos outros por qualidade, marca, rótulo e outras características.

2. Mercado

2.1. Mercado é todo ambiente físico ou virtual propicio ás condições de trocas de bens ou serviços.

3. Concorrência Perfeita

3.1. Concorrência perfeita é quando há um grande número de vendedores e compradores de um determinado produto. E por este número ser tão elevado, nenhuma organização por si só poderá influenciar o nível de oferta de mercado e, consequentemente, os compradores não alteram o preço de equilíbrio.

4. O produto transacionado é homogêneo

5. Há livre entrada e saída de empresas no mercado

5.1. Qualquer empresa pode ingressar ou se retirar do mercado a qualquer instante, sem quaisquer restrições das demais concorrentes, tais como práticas desleais de preços ou associações de produtores visando impedir a entrada de empresas novas.

6. Perfeita transparência

6.1. Todos os agentes do mercado têm acesso livre a toda a informação;

7. Perfeita mobilidade dos recursos produtivos

7.1. Isto significa que a mão-de-obra e os outros insumos utilizados na produção podem ser facilmente deslocados da fabricação de uma mercadoria para outra.

8. Monopólio

8.1. Não existe concorrência

9. Oligopólio

9.1. É o mercado em que existe um pequeno número de vendedores para um grande número de compradores.

10. Monopsônio

10.1. É um mercado em que há apenas um único comprador.

11. Oligopsônio

11.1. É o mercado em que existe um grande número de vendedores e uma pequena parcela de consumidores, ou seja, o oligopsônio é o inverso do oligopólio.

12. Demanda

12.1. Demanda significa a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um mercado. A demanda pode ser interpretada como procura, mas não necessariamente como consumo, uma vez que é possível querer e não consumir um bem ou serviço, por diversos motivos.

13. Efeito substituição

13.1. É quando o preço de um bem aumenta, se todos os outros fatores são mantidos constantes, seu preço relativo – seu custo de oportunidade – aumenta.

14. Efeito renda

14.1. É quando o preço aumenta e as condições de compras permanecem, o preço aumenta em relação à renda das pessoas.

15. Oferta

15.1. A oferta está relacionada com a disponibilidade de algo ou alguma coisa, quando há vagas ou produtos para serem oferecidos, ofertados. Exemplo: as ofertas de emprego.

16. O preço do bem

16.1. Para decidir qual será a quantidade a ser oferecida no mercado, os vendedores levarão em conta o nível de preço do bem.

17. Preço dos Insumos Utilizados na Produção

17.1. Alterações nos níveis de preço de matérias-primas, dos combustíveis, da energia e outros terão como consequência alterações na quantidade a ser ofertada no mercado.

18. Tecnologia

18.1. As inovações tecnológicas que reduzam custo de produção do bem em maiores quantidades ao mesmo custo tornarão sua oferta mais abundante.

19. Preço de Outros Bens

19.1. O agricultor, ao considerar quanto produzirá de milho, levará em conta não apenas o preço do milho, mas também o preço de uma cultura alternativa tal como o feijão.