Ensino participativo

Lancez-Vous. C'est gratuit
ou s'inscrire avec votre adresse e-mail
Ensino participativo par Mind Map: Ensino participativo

1. Maior heterogeneidade em sala de aula pode permitir uma maior riqueza na cooperação .

1.1. Muita heterogeneidade prejudica o andamento das aulas, pois é difícil escolher o grau de conhecimento e é muito difícil nivelar para construir conhecimento. As perspectivas dos alunos são muito diferentes.

1.1.1. Realizar rodízio nos grupos nos diferentes trabalhos permitirá uma troca maior entre os diversos alunos para endereçar e aproveitar uma grande heterogeneidade

1.1.2. Se Heterogeneidade é entendida como desnível de conhecimento ou de habilidades, quem sabe possa ser difícil. Mas de alguma forma esse é desafio permanente de professores já que raramente uma sala de aula grande será nivelada em relação à capacidade e vontade de engajamento dos alunos.

1.2. Vantagem pois por meio das diferentes experiências há maior troca de informações e a aula fica mais rica.

1.3. Vantagem, porque permite mais trocas de experiência entre os alunos

1.3.1. Ação concreta: aproveitar as experiências dos alunos para trabalhar exemplos nas exposições em salas de aula

1.3.2. Proposta: criar grupos com os alunos nos mais diversificados perfis para estimular a troca de experiências e ensiná-los a conviver com a diversidade

1.4. Heterogeneidade em sala de aula pode ser uma excelente matéria-prima para o ensino participativo e, principalmente para a riqueza do conhecimento construído em conjunto!

1.4.1. A heterogeneidade

1.5. Vantagem: se nosso pressuposto é que dificilmente haverá apenas uma única forma correta de desenvolver um tópico (portanto diversas formas corretas de aborda-lo), quanto maior a diversidade maior também será o número de reflexões e novas visões que podem ajudar um processo dialético no grupo, de perceber o tema de maneira diferente após o debate. De rever sua posição inicial.

1.5.1. Vantagem, a heterogeneidade ela pode ser disruptiva, assim criar menos resistência ao novo e possibilitando maior interação.

2. Ação concreta: estimular o docente junto a seus pares realizar trabalhos que exijam um maior conhecimento das ferramentas.

3. Forma como trabalha o conteúdo da disciplina ou da área é...

3.1. Vantagem, pois traz diferentes visões e diferentes perspectivas para o objeto de ensino

3.2. Vantagem, porque traz maiores trocas de informações e, como os conhecimentos são valorizados, os alunos podem trabalhar melhor a construção dos seus conhecimentos

3.2.1. Vantagem; As informações se multiplicam, devido as varias fontes trazidas pelos alunos, interagindo a todos para com as atividades.

3.3. Vantagem: o ensino participativo permite que a especialização característica dos docentes seja compartilhada pelos alunos, que serão protagonistas do seu próprio conhecimento.

3.3.1. Potencialização da vantagem: alunos com maior segurança e melhor preparados para as resoluções de problemas da vida e sobretudo do ambiente corporativo.

3.3.2. Potencialização da vantagem: o aluno aprende a aprender.

3.4. Disciplinas Mais Técnicas

3.4.1. Desvantagem: Maior dificuldade de sair do ensino tradicional focado no professor

3.4.1.1. Ação concreta: docente formar redes de apoio e discussão de experiências com outros docentes da mesma área de atuação

3.5. Disciplinas Menos Técnicas

3.5.1. Vantagem: Maior facilidade em testar o ensino participativo focado no aluno

3.5.1.1. Ação Concreta: Apoio e estímulo para os Alunos explorarem suas habilidades e experiências

3.6. Vantagem (editado por Rubens): promove a participação e a cooperação

3.7. Vantagem: Maior flexibilidade no tempo de cada atividade

3.7.1. Ação concreta: Aumentar o tempo de uma atividade que esteja contribuindo para atingir os objetivos estabelecidos

3.8. Vantagem: Dá ao aluno a oportunidade de errar e assumir a responsabilidade das suas escolhas

3.8.1. Ação concreta: Trabalhar atividades que o aluno tenha que colocar a mão na massa e desenvolver um projeto

4. Realização de atividades participativas é ..

4.1. Vantagem: gama variada de atividades que podem ser usadas para colocar o aluno como protagonista na construção do seu conhecimento. Por exemplo: jogos, simulações, atividades em grupo de diferentes tipos, atividades práticas, etc...

4.1.1. Ação Concreta: Necessidade de melhoria do processo seletivo dos alunos para que estejam alinhados com o método de Ensino Participativo

4.1.2. Ação Concreta: Necessidade de treinamento dos Professores na adoção do Ensino Participativo

4.2. Desvantagem: imprevisibilidade das aulas nos seus mais variados aspectos (ritmo, debates, conteúdo, atividades...).

4.2.1. Ação Concreta: Melhoria do processo seletivo dos alunos para que estejam alinhados com o método de Ensino Participativo

4.3. Desvantagem, quando os alunos não conseguem se compreender o tipo de informação que é necessária para fazer a atividade e com isso as trocas acabam sendo limitadas.

4.3.1. Exemplo ocorre quando se propõe um trabalho em grupo, por exemplo, e a equipe desconhece a dinâmica que se deve ter. O ideal é que se prepare o aluno para tal dinâmica.

4.3.2. Ação concreta: docente estabelecer e informar aos alunos o objeto esperado da atividade

4.4. Vantagem, porque ao sentir valorizada a sua experiência, motiva-se para participar cada vez mais.

4.4.1. Ação Concreta: Docente deve conhecer bem os seus alunos para estimular atividades que façam sentido para eles

4.5. Vantagem; o docente passa a ser o mediador principal, entendendo e compreendendo as atitudes e comportamentos dos alunos.

4.5.1. Ação concreta: adotar estratégias que ofereça aos discentes construir seu caminho de aprendizagem. Proposta: oferecer atividades que estimule um aprofundamento reflexivo em cada um, como exercício problema ou diálogo socrático.

4.5.1.1. Vantagem; os alunos interagem, pois tem uma maior gama de conhecimentos, podendo se aperfeiçoarem e profissionalizarem de uma forma mais específica dentro de tudo que estão aprendendo..

4.5.2. Desvantagem: o docente é responsável pela mediação final, é verdade. Mas se possível, a habilidade de mediação também deve ser estimulada nos alunos.

4.5.2.1. Ação concreta: alunos revezam o papel de mediador de debates.

4.5.2.1.1. Ação concreta; Ampliar o conteúdo,, para que os alunos possam trazer e trocar informações além de provocar maior interação entre todos.

4.5.3. Ação Concreta: Necessidade de treinamento/capacitação dos docentes

4.6. Vantagem, porque aumenta a participação e interesse dos alunos. Uma técnica que se preocupe com esses pontos deve ser levada a sério e a tentativa de implementa-la faz se relevante.

4.6.1. Desvantagem: demanda mais tempo e criatividade do professor para o preparo da aula e dos materiais.

4.6.1.1. Ação concreta: encarar ação como investimento, pois poderá realizar o reuso em turmas futuras. Além disso, disseminar na instituição a criação de bibliotecas de materiais já usados por outros professores, criando um acervo e otimizando o tempo de preparo das aulas.

4.6.1.2. Ação concreta: perceber e praticar a realização de atividades participativas como um enriquecimento da prática docente. Proposta: planejar o tempo dedicado ao preparo das aulas e contar com ajuda de colegas experientes.

4.6.1.3. Ação concreta: uma eventual maior demanda de tempo pode ocorrer em um primeiro momento, assim como quando elaboramos um programa de aula pela primeira vez, contudo, uma vez estruturada a aula, o tempo tende a ser o mesmo de uma aula tradicional (centrada no professor).

4.7. Vantagem, porque na interação dos alunos entre si uns comprometem-se com o desempenho e aprendizagem do outro.

4.7.1. Ação concreta: Promover atividades onde os alunos criam conhecimento conjuntamente e se unem para atingir um objetivo em comum

4.8. Vantagem, pois como sabemos os estudantes aprendem de formas diferentes. Há alguns mais visuais, outros sinestésicos, os que aprendem pelo ouvir. Enfim quando o professor tem o cuidado de oferecer diferentes formas de ensinar o mesmo tema, isso significa que mais estudantes serão contemplados.

4.9. Vantagem, porque viabiliza a interação professor-aluno e permite uma construção horizontal do conhecimento, além de valorizar a capacidade intelectual de cada um dos alunos sob diferentes perspectivas (exemplo: inteligência emocional, inteligência espacial, etc.)

4.9.1. Ação concreta: o ensino participativo pode focar a atenção do professor por grupos de afinidades, o que elimina uma atenção particular

4.9.2. Ação concreta: fazer reflexões em certos momentos do curso sobre os perfis dos alunos e suas respectivas facilidades de aprender. Essa pode ser forma de que criem maior autoconsciência de limitações e potencialidades e assim aprendam a aprender de forma mais eficaz.

4.10. Vantagem. Ao romper a passividade, o aluno é mais exigido. Deve refletir sobre suas falas, deve ficar atento ao que dizem os colegas e como resultado poderá aprender mais.

4.10.1. Ação concreta: Estimular nos discentes uma autoavaliação e uma avaliação dos colegas para um maior aproveitamento da atividade sugerida. Proposta: aplicação de atividades como: simulações, debates, estudo de caso,role-play entre outros.

4.11. Vantagem: aumenta o nível de energia, e motivação dos discentes.

4.11.1. Ação concreta: Promover atividades onde os alunos estejam ativos na resolução de problemas ou mesmo compartilhando a sua visão de mundo

4.11.1.1. O uso de gamificação costuma ser altamente engajador para os alunos, se bem desenhado

4.12. vantagem: se em grupos aumenta atmosfera de descontração e confiança entre os discentes.

4.12.1. Potencialização da vantagem: alunos desenvolvem as perspectivas de Fink, referentes à afeição e ao desenvolvimento humano.

4.12.2. Potencialização da vantagem: alunos desenvolvem competência para trabalhar em grupo, conforme tão requerido no meio corporativo atualmente

4.13. Vantagem: quebra possível resistência de certos alunos diante ao conteúdo.

4.13.1. Potencialização da vantagem: alunos desenvolverão gosto por disciplinas que não lhe são tão "simpáticas", pois terão novo incentivo e sentido para estudá-las

4.14. Desvantagem:comportamentos inadequados cometidos por alguns, ferindo a participação de todos.

4.14.1. Ação concreta: estabelecer regras de convivência em sala de aula, em especial durante os debates

4.15. Vantagem: estímulo ao docente para o desenvolvimento contínuo de métodos e atividades de ensino participativo, formando um rol do conhecimento sobre as boas práticas e as práticas menos efetivas

4.15.1. Ação concreta: criar um repositório digital com casos bem e mal sucedidos, em que professores possam discutir ideias, erros e acertos.

4.15.2. Ação concreta: A Instituição de Ensino poderia criar um canal onde os docentes compartilhassem suas experiências sobre o ensino participativo gerando uma grande base de conhecimento

4.16. Desvantagem: Desafio para os professores acostumados ao Ensino Tradicional

4.16.1. Ação Concreta: Programa de Capacitação/Treinamento pela Instituição

5. A heterogeneidade em sala de aula caracteriza riqueza de experiências.

5.1. Desvantagem, pois essa diversidade se torna objeto de preocupação do professor, uma vez que minorias silenciosas devem ser contempladas.

5.2. A heterogeneidade em sala da aula é vantagem por trazer vivências ilimitadas dos discentes para se trabalhar conteúdos.

5.2.1. A heterogeneidade é uma vantagem quando alunos de características diferentes estimulam entre si a aprendizagem.

5.2.2. A heterogeneidade é uma vantagem porque as informações se multiplicam

5.2.2.1. A heterogeneidade é uma vantagem porque ela traz para a sala de aula e para o ensino diferentes perspectivas e visões de mundo, criando oportunidades da escuta ativa e do respeito à diversidade.

5.2.2.1.1. Ação concreta: estimular a prática de atividades como simulações, exercícios problema, estudo de caso em grupo para explorar a visão de cada um e seu comportamento em relação aos demais.

5.2.3. Potencialização da vantagem: melhor convivência, compreensão e respeito entre as diferentes gerações (X, Y, Z).

5.3. A heterogeneidade faz com que os alunos interagem uma forma mais horizontal entre vários conceitos e atividades .

5.4. A heterogeneidade é desvantagem quando não há interação entre alunos.

5.4.1. A heterogeneidade é uma desvantagem, quando há alguma resistência ou pouca informação por parte do docente.

5.4.1.1. Ação concreta: formação dos docentes para a nova proposta de ensino.

5.4.2. Ação concreta: comunicar aos alunos. por meio de ações institucionais, o novo modelo de ensino participativo, explorando seus benefícios e métodos de viabilização.

5.5. Desvantagem: Muita heterogeneidade entre os alunos pode levar a conflitos

5.5.1. Ação Concreta: Promover a interação entre os alunos de forma a evitar a formação de "grupinhos" que impeçam o fluxo de informações

5.6. Ação concreta: estabelecer normas de boa convivência no grupo, um contrato social.

5.7. A heterogeneidade é um desafio interessante. Quando recebemos um aluno/a que não teve a educação básica com os mesmos parâmetros que nós, reconhecemos como alguém que precisa ser ensinado. No entanto mesmo que os alunos/as não saibam , por exemplo, as regras gramaticais, isso não quer dizer que não saibam como lidar com a novas tecnologias, com as multitarefas.

5.8. Vantagem: permite aos alunos uma "rica" troca de experiências, sobretudo, profissionais.

5.9. Desvantagem: dependendo da especificidade de uma disciplina a ser ministrada, o docente deverá utilizar-se de recursos didáticos adequados para não transformá-la em algo desinteressante, resultando em pouca absorção de conhecimento por parte do discente.

6. Proficiência em uma forma de ensinar é...

6.1. Vantagens: flexibilidade para trabalhar os conteúdos.

6.1.1. Vantagem; é um diferencial dentro do cenário atual do ensino.

6.1.2. Ação concreta:trabalhar os conteúdos com diferentes atividades atividades como: palestra guiada, palestra responsiva, estudo de casa, debates entre outros.

6.2. Desvantagem; quando há resistência por parte dos professores e das instituições.

6.2.1. Ação concreta: o docente poderá adotar práticas parciais do ensino participativo, sem "ofender" ao padrão da instituição, até sua completa aceitação por professores e pela própria instituição

6.2.2. Ação Concreta: Criação de grupos de trabalho dentro da Instituição para pensarem e estimularem a introdução da prática do Ensino Participativo

6.2.3. Ação Concreta: Ofertar aos professores uma oficina de formação em que eles sejam parte do ensino participativo. Quando eles perceberem que aprender pode ser divertido e estimulante, a sua posição com certeza mudará.

6.3. Desvantagem: pode 'viciar' o professor na metodologia.

6.4. Vantagem: assegura que as aplicações da metodologia serão bem-sucedidas.

6.5. Vantagem: atingir, com maior assertividade, os objetivos propostos pela disciplina por meio da metodologia adotada.

6.6. Desvantagem: necessidade de atualização sobre a aplicação de cada metodologia e de conhecimento de metodologias diversas possibilitando aplicá-las de acordo com a necessidade e perfil de cada público-alvo.

7. Uso de tecnologia é...

7.1. Vantagem: são interfaces e plataformas nas quais alunos já estão acostumados a agir (talvez mais do que em outras mais analógicas). Essa vantagem deve ser considerada, já que as gerações atuais já nasceram habilitadas a trabalhar neste contexto, porém uma desvantagem são gerações mais antigas, já que o uso de tecnologia e este tipo de ensino participativo e interativo não é tão comum para eles.

7.1.1. Ação concreta: pedir sugestões de plataformas também aos alunos.

7.1.2. Ação concreta: reuniões constantes entre administração, corpo docente e discente para compreenderem a necessidade ou não de mudanças, decidirem se querem e como faze las. Uma outra ação concreta a ser realizada é qualificar o futuro docente com as técnicas atuais de ensino participativo já nos cursos de licenciatura, assim com essa inovação, os professores tendem a sair mais capacitados para a sua ação.

7.2. Desvantagem: pode colocar o docente numa posição insegura se não tiver domínio suficiente das ferramentas.

7.2.1. Ação concreta: fomentar a capacitação tecnológica docente.

7.2.2. Ação Concreta: Utilizar o conhecimento dos Alunos como vetor de aprendizado das novas ferramentas pelo Professor

7.2.3. Ação concreta: oferecer mentoria a fim de compartilhar melhores práticas

7.3. Vantagem: permite interação, atualização e compartilhamento de conteúdo em tempo real.

7.3.1. Ação concreta: procurar plataformas que permitam compartilhamento para fora delas mesmas. Alunos que tiverem satisfação com seus resultados podem fazê-los chegar ainda mais longe.

7.4. Desvantagem: pode haver custo de certas plataformas que inviabiliza sua utilização sem investimento institucional.

7.4.1. Ação concreta: buscar TICs que possuam funcionalidades úteis ao ensino participativo e que sejam livres e abertas. Por exemplo essa plataforma mindmeister.

7.4.2. Ação Concreta: Estimular sugestão pelos próprios Alunos de novas ferramentas livres para a disciplina

7.5. Vantagem: permite ao docente ser percebido pelos alunos como alguém que acompanha mudanças no ambiente.

7.5.1. Vantagem; Permite o docente a ampliar o conteúdo, estimulando os alunos a desenvolverem suas habilidades.

7.5.1.1. Ação Concreta: Permitir e estimular as sugestões dos Alunos de outras ferramentas para a disciplina

7.5.2. Ação concreta: estimular o docente a trabalhar os conteúdos com as ferramentas que os discentes mais usam. Isso mesmo, pois o que é habitual favorece o aprendizado, e utilizar a tecnologia é usual para a nova geração.

7.6. Desvantagem: resistência dos professores com menor afinidade com os recursos tecnológicos

7.6.1. Ação Concreta: Promover workshops para desenvolver estas habilidades nos professores

7.6.1.1. VANTAGEM; A tecnologia nos ajuda na interação e maior participação dos alunos nas atividades .

8. Turmas grandes são...

8.1. Desvantagem: Quando o professor não tem capacidade/treinamento para aproveitar a diversidade de experiências

8.1.1. Ação Concreta: Promover o treinamento/capacitação dos professores no Ensino Participativo

8.2. Desvantagem: dificultam a participação de todos com todos.

8.2.1. Desvantagem; se o professor se colocar apenas como um canal transmissor informações

8.2.1.1. Ação concreta: no modelo participativo o docente estimulará para que o aluno seja protagonista do seu conhecimento

8.2.1.2. Ação concreta: o docente deve sintetizar o conteúdo aprendido com os discentes participando também como agente ativo do ensino.

8.2.2. Ação concreta: organizar interação entre grupos.

8.2.3. Ação Concreta: Necessidade de capacitação/treinamento do Professor para lidar bem com a situação. A capacitação é primordial, porque o professor deve dominar a ferramenta que propõe para as atividades.

8.2.4. Ação concreta: estabelecer regras para que seja produtiva a interação entre todos.

8.3. Vantagem: trazem maior heterogeneidade.

8.3.1. Ação Concreta: o docente deve estimular discussões onde a pluralidade seja um fator enriquecedor do debate

8.4. Desvantagem: diminuem o tempo de atenção que o docente pode dar a cada aluno.

8.4.1. Ação concreta: o docente deve estimular atividades em grupo, inclusive atribuindo aos alunos a tarefa de comentar os trabalhos dos outros colegas.

8.4.2. Desvantagem; Ha uma menor interação e participação dos alunos.

8.5. Desvantagem: podem inibir a participação de alunos mais tímidos.

8.5.1. Ação concreta: a partir do conhecimento dos alunos, realizado por meio de mapeamento dos estilos de aprendizado, o professor poderá propor modelos distintos de dinâmicas, de forma a contemplar a participação de todos.

8.5.2. Ação concreta: o docente deve pedir um feedback aos alunos e constatada a timidez, estimular o aluno com atividades direcionadas a ele e ao seu comportamento, gradativamente.

8.6. Desvantagem: Potencialmente intimidadora para os Professores, aumentando o distanciamento entre eles e os Alunos

8.6.1. Ação Concreta: Treinamento/Capacitação dos Professores sobre como lidar com turmas grandes (para depois poder realizar o treinamento sobre Ensino Participativo)

8.7. Clique no final da linha para abrir as linhas secundárias do mapa mental que ficaram ocultas e explorar o que seus colegas colocaram no mapa! Interaja e só acrescente algo se você vir que não foi colocado ;)

8.8. Vantagem: Potencialmente estimulantes para os Professores, que se tornam mais abertos a novas ferramentas de aproximação com os Alunos

8.8.1. Ação Concreta: Adoção de novas ferramentas

8.9. Vantagem: oportunidade para a aplicação de determinadas metodologias de ensino participativo como, por exemplo, a criação de grupos de alunos gerando debates entre os mesmos sobre determinado tema

9. Preparação das aulas por meio do ensino participativo

9.1. Desvantagem: abandonar uma estrutura já testada e com resultados conhecidos

9.1.1. Ação concreta: estar disposto a desenvolver novos modelos, saindo da zona de conforto, encontrando outros modelos cujos resultados sejam satisfatórios e melhores para a sociedade pós-moderna.

9.1.2. Ação Concreta: A Instituição oferecer treinamento, apoio e estímulo ao Professor para adotar técnicas de Ensino Participativo

9.1.3. Ação concreta: formação de debates entre professores para avaliar a evolução e execução do processo do ensino participativo.

9.1.4. Ação concreta: pensar aula a aula e manter a clareza nos objetivos de aprendizagem.

9.1.4.1. O importante é também considerar como ação concreta verificar o conhecimento que os alunos tem sobre o assunto que será abordado, assim ficará mais fácil dimensionar a estrutura da aula, bem como manter a clareza e o objetivo desta.

9.1.4.1.1. Ação concreta: uma maneira de levantar o repertório dos alunos é uma forma de interação e registro no início da disciplina... Dessa forma, talvez possa ser aplicada uma dinâmica de grupo... Criatividade por meio de ações lúdicas...

9.2. Vantagem: grande aprendizado aluno/professor com a nova forma de educação

9.2.1. Ação Concreta: A Instituição preparar e estimular Alunos e Professores na adoção da nova forma de educação

9.2.2. VANTAGEM; ESSA NOVA FORMA DE PREPARO DO ENSINO PARTICIPATIVO PASSA A MUDAR O MODELO EDUCAÇÃO, TORNANDO O MAIS FLEXÍVEL E ADERENTE A ESSE NOVO MILÊNIO.

9.3. Vantagem: a experiência nessa forma de ensino vai potencializando o professor para o aprendizado a cada nova turma

9.3.1. Ação Concreta: A Instituição oferecer apoio e estímulo ao Professor de forma a alavancar a experiência

9.4. Vantagem: enriquecimento na construção do aprendizado - seleção dos objetivos (metas), na implementação (execução) e nos resultados almejados

9.4.1. Ação Concreta: Ações de Marketing Interno e Externo para alavancar a visibilidade dos resultados alcançados

9.5. Desvantagem: desconforto na superação dos obstáculos a serem superados com a nova forma de ensino

9.5.1. Ação concreta: apoio institucional com vistas a dar capacitação permanente e segurança para os docentes na superação dos desafios associados ao método.

9.6. Vantagem: agregar valor na interação em sala de aula e também na vida pessoal e profissional de todos os participantes

9.7. Desvantagem: necessidade de maior antecipação no planejamento

9.7.1. Ação concreta: diminuição do número de aulas/turmas por docente propiciando maior tempo para a preparação e planejamento das aulas.

9.8. Des

10. Em faculdades pequenas, sem estrutura e qualificação docente, com poucos alunos e que ainda operam em uma lógica moderna (em contraposição à lógica pós-moderna).

10.1. Desvantagem: do ponto de vista institucional os desafios para a implementação são maiores. Nesse contexto, provavelmente nem todas os métodos participativas serão cabíveis, por motivos de custos, objetivos institucionais, etc.

10.1.1. Ação Concreta: Ações de Marketing Interno e Externo para alavancar a visibilidade dos resultados alcançados

10.1.2. Ação concreta: docente alinhar com a coordenação as práticas factíveis e que possam gerar valor para o modelo adotado pela Instituição, ainda que parciais em relação ao ensino participativo, para que seus alunos não tenham "desvantagens" em relação aos demais na sociedade e no ambiente corporativo (TIC)

10.1.3. Ação concreta: mudanças gradativas que substituam custos e despesas já existentes, parcerias com o mercado.

10.2. Vantagem: do ponto de vista individual, a experiência de buscar soluções de ensino participativo customizadas para contextos adversos pode gerar um grande aprendizado e crescimento para o docente, e pode criar um diferencial para a instituição. Outra vantagem relaciona-se a troca de experiências mais próximas entre os alunos e professores, possibilitando aprofundamento sobre o conteúdo de forma mais elaborada.

10.3. Ação Concreta: implementar gradativamente as técnicas de ensino participativo, e buscar adaptá-las à realidade da instituição, corpo docente e discente.

10.4. as instituições privadas tendem a escolherem nichos de mercado. entendo que alguns métodos participativos podem ser usados mesmo quando a objetivo é o saber conteudista, mas para isso é ne

11. Opção institucional : educação de massa X educação de elite:

11.1. Quando a opção institucional é por uma educação de massa, alguns desafios se colocam para a professora: lidar, muitas vezes, com salas de aula cheias (com os desafios apresentados no tópico sobre turmas grandes), extremamente heterogêneas (também abordado em outro tópico) e, eventualmente, com a expectativa de que as aulas "transmitam os conteúdos" necessários para que essas alunas passem em provas (OAB, concursos, etc.).

11.2. Desafio: ao planejar um curso, a professora tem que pensar sempre no perfil das alunas e, também, da instituição. Isso porque, até certo ponto, as opções institucionais podem tanto abrir potencialidades quanto colocar alguns limites à atuação da educadora.

11.2.1. Quando a opção institucional é por uma educação de elite, pelo que eu entendi, objetiva-se formar profissionais diferenciados no mercado. Para tanto, pode haver maior estímulo à adoção de métodos participativos, em virtude de suas vantagens para o processo de aprendizagem. Um outro desafio que surge, se a educação não é apenas "de elite", mas também para "para elite", é o de possivelmente haver salas de aula homogêneas, com alunas com o mesmo perfil sócio-econômico, racial, bagagem cultural, etc. Com isso, a facilitadora deverá pensar em ferramentas e métodos que permitam, por exemplo, a diversificação de ideias no debate (trazer outras pessoas convidadas, fazer atividades em parceria com outras instituições/grupos/pessoas, trazer relatos para contrapor aos apresentados, etc.).

11.2.1.1. O ensino participativo precisa ser uma opção institucional, caso não seja, o professor/a até pode utilizar métodos mais participativos, porém seu objetivo é transferir conteúdo e garantir que os alunos/as retenham esse conteúdo, logo os métodos participativos a serem utilizados serão apenas aqueles que auxiliam nessa retenção de conhecimento.

12. vantagens: a opção institucional clara facilita o professor/a escolher os métodos de ensino.

12.1. adequação do método x perfil dos alunos : o que já funcionou antes neste curso?

13. Ministrar uma disciplina eletiva é...

13.1. Vantagem: poder explorar temáticas mais específicas e atender grande parte da demanda dos alunos em relação ao programa de curso sugerido

13.2. Desvantagem: nem sempre a abordagem da temática adotada agrada a todos os alunos

13.3. Vantagem: é possível adotar, de forma mais livre, metodologias que estimulem a interação entre os alunos (seminários, visitas, utilização de documentos em sala de aula etc

13.4. Vantagem: o aluno que se inscreve para a mesma, inicialmente, já demonstra seu interesse para o conteúdo abordado.

13.5. Desvantagem: às vezes, o aluno escolhe a disciplina, por falta de opção em poder escolher outra de maior interesse (quantidade de vagas disponíveis, por exemplo). Isto impõe ao docente um maior desafio ao ministrá-la.

14. Protagonismo do Estudante

14.1. Vantagens: maior autonomia e independência do aluno na aprendizagem.

14.2. Desvantagem: falta de interesse de muitos em assumir a responsabilidade da aprendizagem.

14.2.1. Desvantagem ; maior empoderamento do aluno em sala de aula.

14.3. Vantagem: estar melhor preparado e apto ao ser exposto às diversas metodologias do ensino participativo.

14.3.1. Vantagem; o alunos deixa de ser passivo e passa a ser a centralidade em sala de aula

14.4. Desvantagem: Poucos alunos trazem para si a responsabilidade de se preparem em atividades que vão além daquelas ministradas dentro da sala de aula.

15. Infraestrutura da instituição de ensino é...

15.1. Vantagem: Presença de materiais e tecnologia que apoiem a proposta de ensino participativo.

15.2. Desvantagem: Não ter condições de proporcionar aos alunos e professores que construam um ambiente de leitura e colaboração prévio.

16. Conhecer o perfil de cada aluno é...

16.1. Vantagem: Proporciona ao professor um cenário mais real da turma e poderá direcionar atividades mais atrativas.

16.1.1. Vantagem; QUANDO SE CONHECE O PERFIL DO ALUNOS HAVERÁ UMA MELHOR INTERAÇÃO E ALINHA,MENTO DE INTERESSES ENTRE AMBAS AS PARTES.

16.2. Desvantagem: Demanda muito tempo do professor fora da sala de aula.

16.2.1. DESVANTAGEM; QUANDO NÃO SE CONHECE O PERFIL DO ALUNO NÃO HA COMO DELINEAR SEU PROPOSITO E NEM ALINHAR OS INTERESSES , O RESULTADO PODERA SER NEGATIVOE SEM INTERAÇÃO E PARTICIPAÇAO DOS MESMOS.,

17. Cultura Organizacional da instituição de ensino é...

17.1. Vantagem: estímulo e aceitação de novos métodos, técnicas e ferramentas em prol do desenvolvimento de habilidades dos alunos e professores.

17.1.1. VANTAGEM; QUANDO A INSTITUIÇÃO ENTENDE QUE O PROCESSO DE EDUCAÇÃO MUDOU E ESTAMOS NOS ADEQUANDO A UMA NOVA FORMA DE APRENDER A ENSINAR E QUE ESTAMOS JUNTOS E QUE SOMOS PARCEIROS

17.2. Desvantagem: muitas instituições segmentam as áreas de aprendizagem dificultando a ampliação do ensino participativo.

17.2.1. DESVANTAGEM; QUANDO PROFESSOR E INSTIUIÇÃO NÃO FALAM A MESMA LINGUAGEM