1. .
2. Receita
2.1. Receita = Transações X Ticket Médio
3. Transações (pedidos)
3.1. Transações = Sessões X Taxa de Conversão
3.1.1. Multiplicando o número de visitantes pelo poder de venda do meu site
3.2. Transação = Receita / Ticket Médio
3.2.1. Assim vou saber quantas vendas preciso fazer, com meu ticket médio para bater a minha receita desejada
4. Taxa de conversão
4.1. TX = transação / sessões
4.1.1. Dividir transação / sessões x 100 (isso também pode ser feito no gerenciador, criando uma métrica personalizada)
4.2. Exemplo
4.2.1. Investimento = 10.000,00
4.2.2. Com 10k , eu compro quanto de sessão?
4.2.2.1. 20.000
4.2.3. TXC = 500 / 20.000
4.2.3.1. TXC = 2,12%
5. Sessões (visitantes)
5.1. Sessões = transações / taxa de conversão
5.2. Exemplo: 750 vendas e TXC = 1,7%
5.2.1. 750 / 0,017 = 44.117 sessões
6. Custo por Sessão (CPS)
6.1. CPS = Custo / Sessões
6.2. Isolando a métrica Custo, temos:
6.2.1. Encontro quanto preciso investir em Mídia Paga para comprar a quantidade de sessões necessárias
6.2.2. Custo = sessões X CPS
6.2.3. Sessões = Custo / CPS
6.2.4. Exemplo
6.2.4.1. 10.000
6.2.4.2. 200
6.2.4.3. 50 VENDAS
6.2.4.4. 20.000
6.2.4.5. 0,5
6.3. Sessões = Custo / CPS
6.4. Tipos
6.4.1. CPS geral
6.4.2. CPS Mídia
6.4.2.1. CPS meta ads
6.4.2.2. CPS google ads
6.4.2.3. CPS influencer
7. Ticket Médio (valor médio do pedido)
7.1. T.M = Receita / Transação
8. Perguntas Frequentes
8.1. Quais informações necessitamos para elaborar um planejamento de métricas do mês?
8.1.1. 1. Receita faturada
8.1.2. 2. % de aprovação (Precisamos ter uma meta desse indicador para chegar na receita captada)
8.1.3. 3. Meta de Ticket médio ou Meta de Pedidos
8.1.3.1. Com esse indicador, acompanhado da receita captada, encontramos a quantidade de pedidos captados (transações)
8.1.4. 4. Investimento disponibilizado
8.1.4.1. - Com essa informação identificamos se é uma meta possível ou não.
8.1.4.2. - Mesmo que não seja: precisamos trabalhar com ela e mostrar para o cliente o quanto precisaria, baseado no histórico numérico, para se alcançar a receita proposta por ele
8.2. **1. Como encontrar o % de pedidos que foram pagos, basta:**
8.2.1. Situação
8.2.1.1. Captado = 200.000,00
8.2.1.2. Faturado = 170.000,00
8.2.2. Fórmula: (faturado/captado) x 100
8.2.3. (170.000 / 200.00) X 100 = 85% de aprovação
8.2.4. % de aprovação = o que pago
8.2.5. % de quebra = o que não foi pago
8.2.5.1. 1 - (% de aprovação)
8.2.5.2. 1 - 0,85 = 0,15%
8.3. **2. Quanto preciso captar para atingir o faturamento (meta), diante da quebra de pagamento: **
8.3.1. Meta de faturamento = 250.000,00
8.3.1.1. Com qual % de aprovação?
8.3.1.1.1. 70%
8.3.1.2. 250.000,00 / 0,70
8.3.1.2.1. Receita que preciso captar = 357.142,85
8.3.1.3. OBS:
8.3.1.3.1. Tendo o TICKET MÉDIO, encontro pedido realizado e pedido captado
8.3.1.3.2. Encontro, também, ROAS captado e faturado
8.3.1.4. 25.000,00
8.3.1.5. ROAS = 250.000 / 25.000
8.3.1.5.1. ROAS = 10X
8.3.1.6. Receita captada = 500.000,00
8.3.1.6.1. ROAS = 500.000/25.000
8.4. **3. Quanto da minha receita captada estou "perdendo/cancelada" **
8.4.1. 2 formas de encontrar essa resposta
8.4.1.1. **Receita cancelada = Receita captada - Receita faturada**
8.4.1.1.1. captei = 100.000
8.4.1.1.2. faturei = 80.000
8.4.1.1.3. cancelamento = 20.000
8.4.1.2. Fórmula: Receita captada X % de quebra
8.4.2. Fórmula: Receita captada X % de quebra
8.4.2.1. Captado = 357.142,00
8.4.2.2. Quebra: 30%
8.4.2.3. Cancelada = R$ 107.142,6
9. Métricas importantes
9.1. % sessões mídia = dependência que o e-com com as visitas pagas
9.2. TXC
9.2.1. Poder de venda do site
9.2.1.1. TXC é MACRO
9.2.1.1.1. geralzão
9.3. % mídia
9.3.1. Quanto representa o meu investimento da receita
9.3.1.1. inv = 10k
9.3.1.2. rec = 100k
9.3.1.3. 10%
9.3.1.4. 10/100