Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Rocket clouds
BEHAVIORISMO by Mind Map: BEHAVIORISMO

1. John Locke (1632-1704)

1.1. Empirismo,

1.2. Raízes do Behaviorismo em seus estudos.

2. Ivan Pavlov (1848-1936)

2.1. Século XX

3. John Watson (1878-1958)

3.1. os estudos, deste psicólogo, ficaram conhecidos como behaviorismo clássico durando mais ou menos até 1930 e influenciaram, de certa forma, Skinner, pois o mesmo defendia que o comportamento era definido através de certas variáveis do meio, ou seja, mudando o meio mudamos também o comportamento. Os estímulos agem como propulsores de uma determinada resposta entre as ações dos indivíduos. O homem é estudado a partir das interações com o ambiente, ou seja, são produtos dos estímulos do meio.

4. Burrhus Frederic Skinner (1904-1990)

4.1. quem introduz esse conceito no campo educacional, e conhecido como behaviorismo radical de Skinner, que teve grande popularidade no Brasil e nos Estados Unidos.

4.2. Skinner, por sua vez, introduz o chamado behaviorismo radical, sendo muito importantes seus estudos, pois deram notoriedade aos trabalhos de Watson e Pavlov, porém com outros enfoques ele se utilizou da teoria do comportamento. Também realizou muitos experimentos com animais, ratos e pombos, criando a caixa de Skinner, que trabalhava basicamente o estímulo resposta dos animais.

4.3. Graças ao interesse científico, que tinha em conhecer o homem, culminou na descoberta do princípio do reforço positivo. Skinner se diferencia por entender que o homem não é somente um ser que responde a estímulos, como era proposto por Watson, mas sim, que um ser interage com o ambiente produzindo, inclusive, mudanças que afetam a nós mesmo, ou seja, modifica o mundo e por ele é modificado.

4.4. Skinner considerou o professor como um dos principais elementos para a aprendizagem dos sujeitos. Esta idéia se torna ainda mais explicita quando o autor diz que, “ensinar é o ato de facilitar a aprendizagem; quem é ensinado aprende mais rapidamente do que quem não é” (SKINNER, 1972, p. 4). Fica claro, nesta afirmação, o valor dado por Skinner aos professores e à função indispensável que esta profissão exerce no desempenho de uma boa aprendizagem.

5. Então, perceba, que a mente humana, ou o aprendizado, visto por John Locke como tábula rasa, passa para a lei de estímulo resposta de Pavlov e posteriormente por Watson, onde o comportamento é visto somente como respondente ao estímulo. Até chegarmos à teoria que entendia o ser humano em três dimensões, de Skinner, 3 saiba mais: Skinner fala sobre a Maquina de Ensinar onde o comportamento é operante e o homem interage com o ambiente. Portanto, falar de behaviorismo é de certa forma complicado, pois cada pensador, em cada época, a consolida de maneira diferenciada. Para entendermos mais a diferença das teorias de Watson e Skinner, ambas Behavioristas