INSTITUIÇÕES SOCIAIS:

Kom i gang. Det er Gratis
eller tilmeld med din email adresse
INSTITUIÇÕES SOCIAIS: af Mind Map: INSTITUIÇÕES SOCIAIS:

1. O que são?

1.1. Instituições sociais são organizações da sociedade que existem para que haja a organização e a coesão social. São elas que passam as regras e normas da sociedade para os cidadãos e forma-os enquanto cidadãos pertencentes a determinado grupo social. Podemos considerar como instituições sociais: a família, a escola, o trabalho, a Igreja e o Estado. As instituições sociais atuam no processo de socialização, visando a adequação de cada indivíduo no grupo social.

2. Tipos de instituições sociais:

2.1. Familiar: é a primeira instituição com a qual temos contato. Ela ensina as primeiras regras que devemos seguir e guia-nos para os primeiros passos esperados pela sociedade. Essa instituição baseia-se na afetividade para o ensinamento de regras que devemos absorver e levar para o convívio social.

2.1.1. Religiosa: é a segunda instituição com a qual a maioria da população tem contato. As religiões apontam as normas sociais e morais que devem ser seguidas pela população de uma determinada cultura, tornando-se, assim, muito importantes. Como as regras dessa instituição saem do convívio familiar e tornam-se mais gerais, ela é considerada uma instituição de socialização secundária.

2.1.1.1. Escolar: é a instituição de socialização secundária por excelência. Ela é responsável por introjetar no indivíduo as normas sociais, legais e de comportamento que ele deve levar para o resto da vida, além de prepará-lo para as duas etapas sociais seguintes, o trabalho e o Estado.

2.1.1.1.1. Estado: consiste na formação de um conglomerado de normas e regras sociais que compõem as instituições sociais anteriores. O Estado é a última e mais complexa instituição social, pois ele necessita da socialização primária promovida pelas famílias e de todas as outras etapas descritas. O Estado é constituído por normas e regras regidas por um corpo de leis. É no Estado que encontramos a maior impessoalidade e um modo de agir mais técnico em sociedades civilizadas.

3. Suas características:

3.1. Têm função duradoura

3.2. Procuram dar conta das carências sociais

3.3. Seguem normas e valores

3.4. Há coesão entre elas

3.5. Guiam a conduta dos indivíduos

3.6. São algo estrutural para a sociedade

3.7. Têm função duradoura

3.8. Procuram dar conta das carências sociais

3.9. Seguem normas e valores

3.10. Guiam a conduta dos indivíduos

3.11. Há coesão entre elas

4. A principal questão é que, a instituição social família, é a mais importante. É dela que partem os valores éticos e morais que introduzem a consciência cidadã, o respeito à diversidade e consciência social. Mesmo que ocorra o contrário em muitos casos. E quando isso ocorre, é melhor que se busque formar ou integrar outras instituições.