Covid-19 e os métodos químicos de desinfecção

Get Started. It's Free
or sign up with your email address
Covid-19 e os métodos químicos de desinfecção by Mind Map: Covid-19 e os métodos químicos de desinfecção

1. O que é Covid-19?

1.1. A Covid-19 é uma infecção respiratória aguda causada pelo coronavírus SARS-CoV-2, ele é um betacoronavírus descoberto em Wuhan na China, em amostras de lavado broncoalveolar obtidas de pacientes com pneumonia de causa desconhecida.Os coronavírus são uma grande família de vírus comuns em muitas espécies diferentes de animais, incluindo o homem, camelos, gado, gatos e morcegos. Percebe-se então que o grande histórico de pandemias assola novamente a sociedade mesmo com origens distintas, o que mais se assemelha entre os surtos pandêmicos é o comportamento humano perante as enfermidades. E também podemos observar fatos como o temor da população em as doenças terem ligação direta com os primeiros métodos de prevenção, caos social, mudanças de comportamento e disseminação de informações falsas que apenas pioraram e pioram a situação atual.

2. Métodos

2.1. físicos de desinfecção:

2.1.1. A desinfecção física envolve o calor como agente desinfetante. Para ser feita, normalmente são utilizados equipamentos que permitem mais controle e menos risco operacional, é também considerada pela desinfecção de alto nível, ou seja: quando feita adequadamente, possibilita a eliminação da maioria dos agentes infecciosos. Ex: lavadoras termo desinfetadoras e pasteurizadores.

2.2. químicos de desinfecção:

2.2.1. A desinfecção química é mais complexa e exige muita atenção da equipe responsável pela aplicação, pois devido os perigos toxicológicos dos produtos químicos que, se mal administrados, além de não ter eficácia, podem prejudicar a saúde da equipe que está no local. Ex: germicida e desinfetantes químicos.

3. Dispersões

3.1. As dispersões são sistemas nos quais uma substância está disseminada, sob forma de pequenas partículas, numa segunda substância. A primeira substância chama-se disperso ou fase dispersa e a segunda substância chama-se dispersante ou fase de dispersão. E no nosso cotidiano estamos rodeados de dispersões com aspectos diferentes; assim, para facilitar o estudo das dispersões, elas foram classificadas em três tipos diferentes, que são: soluções, dispersões coloidais (coloides) e suspensões.

3.1.1. Tipos

3.1.1.1. Soluções verdadeiras são misturas de duas ou mais substâncias de aspecto uniforme, sendo que suas partículas dispersas apresentam o tamanho menor que 1nm. Portanto, são invisíveis a olho nu. Comumente usa-se o termo solução verdadeira e não somente solução para distinguir as soluções das dispersões coloidais. No caso das soluções, o disperso é chamado de soluto e o dispersante de solvente. As soluções não podem ser separadas por nenhum processo de filtração. Existem soluções sólidas, líquidas e gasosas. Ex: água com açúcar.

3.1.1.2. Dispersões coloidais ou coloides: alguns exemplos são a maionese e a gelatina. Suas partículas não são visualizadas a olho nu, por isso muitas vezes são confundidas com sistemas homogêneos, mas são, na realidade, heterogêneos, como se pode ver com o uso de microscópios. Suas partículas não se sedimentam com a ação da gravidade, mas apenas com ultracentrífugas.Existem vários tipos de dispersões coloidais, que são: sol, sol sólido, gel, emulsão, espuma e aerossol.

3.1.1.3. Suspensões são misturas heterogêneas em que as partículas dispersas apresentam o tamanho médio maior que 1000 nm e, portanto, são perceptíveis a olho nu. Elas sedimentam rapidamente e são separadas por filtração.Ex: água e areia.

4. Álcool

4.1. fórmula estrutural do álcool etílico (etanol)

4.2. Álcool em gel

4.2.1. O álcool em gel é uma solução sanitizante para as mãos, feita especialmente para matar germes que possam ficar armazenados em nossas mãos e pulsos, como bactérias, parasitas, fungos e até vírus, como o da gripe e o da Covid-19. É considerado um sólido de textura gelatinosa e elástica formado por uma dispersão coloidal, em que o disperso apresenta-se no estado líquido e o dispersante no estado sólido.

4.3. Álcool 70% v/v

4.3.1. O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato. É uma dispersão coloidal.

4.3.1.1. Solução de Partida Solução a obter C1= x INPM C2=70INPM V1=?? V2=1L V1(L)=(C2*V2)/C1 Álcool em gel V1=(70 * 1000)/92,8 = 754,31 mL ou 0,754 L 1. Coloque 3 litros de álcool 92,8% em um recipiente bem limpo e seco; 2. Adicione 1 litro de água filtrada ou fervida; 3. Misture bem e pronto! Esta dispersão trata-se de uma dispersão coloidal gel.

5. Água sanitária 2% m/v

5.1. A água sanitária é uma solução aquosa de cor levemente amarelada. É também fotossensível, ou seja, decompõe-se sob ação da luz (por isso sua embalagem costuma ser escura ou opaca), é corrosiva a metais e, quando em contato com ácidos, libera gases tóxicos. E pode ser composta de hipoclorito de cálcio também, pois, as suas principais propriedades são oriundas do ânion hipoclorito (ClO-). Essas soluções apresentam 2,0 a 2,5% p/p de teor de cloro ativo durante o prazo de validade, que é, no máximo, de seis meses.

5.1.1. Fórmula molecular da Água sanitária-NaClO

5.1.1.1. Fórmula estrutural da Água Sanitária

5.2. A Água Sanitária que você irá utilizar para higienização deve ter a concentração de 0,1% a 0,5% de Hipoclorito de Sódio. Para obter esta concentração dilua um copo de 50 ml de Água sanitária (hipoclorito 2 a 2,5 %) em 1 litro de água. Fazendo com que assim a Água Sanitária fique com concentração igual 0,1% – 0,5%. Esta dispersão é uma solução líquida.

6. Água oxigenada 1% v/v

6.1. Água oxigenada é o nome comercial para a solução líquida do peróxido de hidrogênio, sob a fórmula química H2O2, dissolvida em água. É muito conhecida como antisséptico. Mas não é recomendada para uso em machucados ou cuidados com a pele, porque ela pode levar a complicações perigosas e retardar o tempo de cicatrização de feridas.

6.1.1. Fórmula molecular e estrutural da Água oxigenada

6.1.1.1. A concentração recomendada é de 0,5%. Nas farmácias encontra-se água oxigenada a 10 volumes, que corresponde a uma concentração de 3% (peso/peso). Para preparar 1 litro de solução de água oxigenada a 0,5 %, o procedimento é o seguinte: Medir 166ml de água oxigenada 10 volumes (aproximadamente 01 frasco e meio de 100ml); Colocar a água oxigenada em um recipiente de 01 litro com tampa e completar com água filtrada até a marca de 1 litro; Manter ao abrigo da luz e usar em menor tempo possível; Antes de preparar verificar o prazo de validade da água oxigenada que tem em casa; O tempo de contato para alcançar a desinfeção é de dez minutos. Esta dispersão é uma solução liquida.

7. Sabões

7.1. Os sabões são substâncias denominadas tensoativas, ou seja, diminuem a tensão formada entre dois líquidos. Assim, elementos como a água e o óleo perdem a capacidade de se manterem separados.Os sabões são produzidos a partir da reação de gorduras e óleos com uma base (geralmente hidróxido de sódio ou de potássio), dando origem a um sal de ácido carboxílico, que é o sabão, e o glicerol, da família do álcool.

7.1.1. Uma molécula típica de sabão demonstrando a parte polar e apolar da estrutura.