Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Comunidades Virtuais by Mind Map: Comunidades Virtuais
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Comunidades Virtuais

Comunidades Virtuais: São comunidades que se utilizam da internet como meio de conexão entre seus membros. e onde estes possuem um interesse em comum. O objetivo principal das comunidades é a construção do conhecimento, através de discussões, notícias e relatos de experiências. Uma comunidade não é algo que possa ser construido independentemente, ou que possa ser feito por uma unica pessoa. Seus membros juntos a suas contribuições constituem nos alicerces de sustentação da comunidade. E são estes mesmos fatores que contribuem na sua evolução. Além dos membros é necessário algumas outras condições que são fundamentais para que o objetivo da comunidade seja atingido. Estas codições são definidas nos proximos itens.

Condições de fronteira

São as condições que permitem que a comunidade, siga mantendo seu foco e seu funcionamento de forma organizada e planejada. Este tipo de ação manterá um maior controle da comunidade permitindo o seu crescimento.

Exemplos

Comunidade de marketing político

Estabelecimento de regras

Podemos citar como recursos que fazem parte deste estabelecimento de regras: Termos de compromisso, ao ingressar na comunidade Regras de conduta - respeito, seriedade, objetividade com relação ao assunto tratado e etc.

Organização/Controle

A utilização desta regras geram uma maior organização e controle sobre as ações dos membros.

Foco da comunidade

A utilização desta condição provoca uma rigidez necessária a comunidade a fim de manter-se o foco dos conteúdos postados

Condições de Heterogeneidade

Esta condição trata a respeito da diversidade que há entre os membros e seus pensamentos sobre determinado assunto. Esta caracteristica é fundamental no mundo das comunidades virtuais pois as discussões provida dessas diferenças amplia e amadurece o conhecimento das pessoas, induzindo-as a pensar sempre mais e obter novas conclusões.

Exemplo

Comunidade SBPOT

Diversidade de opinião

A diversidade das pessoas consequentemente gera diversidade de pensamentos e é exatamente desta forma em que são surgidas as discussões

Bases para a construção do conhecimento

Diferenças é algo natural. Vemos isto claramento no mundo, ninguém é igual. E é exatamente esta diferença principalmente no modo de pensar das pessoas que surge a construção do conhecimento. A análise e a compreensão destes diferentes pontos de vista que constituiem no saber.

Condições de engajamento

Como dito anteriormente, o sucesso da comunidade depende fundamentalmente de seus membros e da frequencia participativa deles na comunidade. Assim esta condição constitui na capacidade da comunidade em provêr prêmios, destaque ou vantagens de acordo com a participação/contribuição do usuário, com o intuito de estimula-lo em sua participação.  

Exemplo

Comunidade Java

Reconhecimento/Identidade

Aspecto importante para este incentivo seria formas de reconhecimento e destaque dos membros participativos. Exemplos clássicos, seria explorar a unicidade de cada membro, criando certa identidade na comunidade.

Formas de incentivo

Os incentivos são fatores importante que influenciam na frequência e participação dos membros da comunidade. Como dedicar uma parte da comunidade, para destaques das discussões mais comentadas, um ranking com os maiores colaboradores, a publicação de curriculos ou biografia do mesmos, recompensas dentre outros.