Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Comunidades Virtuais by Mind Map: Comunidades Virtuais
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Comunidades Virtuais

Uma comunidade virtual é uma comunidade que estabelece relações num espaço virtual através de meios de comunicação a distância. Se caracteriza pela aglutinação de um grupo de indivíduos com interesses comuns que trocam experiências e informações no ambiente virtual.

Condições de Fronteira

São os estatutos, os mandamentos. Tem objetivos definidos de maneira clara e regras sobre os recursos comuns. Essas regras devem ser parte desses recursos comuns e devem ser definidas de forma cooperativa. Com elas é possível governar, definir responsabilidades e papéis, fazer a divisão do trabalho em função de interesses comuns  e com isso alcançar o céu, o que é pretendido por todos os membros da comunidade.

Exemplos: Regra de comunidades privadas de downloads via torrent.

As comunidades privadas de torrents são rigorosas quanto as regras. Desse modo, selecionam os usuários que participam delas de acordo com seus interesses. Por exemplo, os usuários devem fazer download e upload na mesma proporção.

Exemplo 1: BJ-Share

Exemplo 2: Torrent Vault

Exemplo 3: Torrent Leech

Condições de Engajamento

Deve haver um contrato entre os membros da comunidade que propicie a sua identificação  e responsabilidade em relação aos objetivos a alcançar. Todos os membros devem ter também sua carteira de sócio da comunidade, terem sua identidade individual e coletiva,  serem facilmente acessíveis. Devem ser reconhecidos como um membro da comunidade em função de seu compromisso com a mesma. Sua bibliografia, as contribuições ao longo do tempo, deve ser visível aos demais membros.

Exemplos: Login de usuários em comunidades privadas de downloads via torrent.

O login do usuário é a identificação dele no site. Através dele, os usuários podem ter acesso a alguns dados uns dos outros. Além disso é possível mandar mensagens privadas e postar em fóruns através do nome usado no login.

Exemplo 1: BJ-Share

Exemplo 2: Torrent Vault

Exemplo 3: Torrent Leech

Condições de Heterogeneidade

Toda comunidade deve se espelhar na natureza, que dispõe de ambientes com biodiversidade. Somente com diversidade de ambientes tecnológicos, nas posturas e colocações de seus membros, é que a inovação poderá florescer nas comunidades. As diferenças são naturais nos espaços de socialização. Teremos sempre diferenças em termos de experiências com o trabalho em comunidade, existirão sempre calouros e veteranos. Em relação a definição de tendências teremos sempre os vendedores de idéias, os mais e menos sabidos e aqueles que gostam de propiciar contatos. No que se refere à inclinação para participar, teremos os publicadores, mais voltados para conteúdos, os que gostam de bate-papo e aqueles que não fazem uma coisa nem outra, os espreitadores, que ficam somente olhando, assuntando o que está ocorrendo.

Exemplos: Fórums e categorias de downloads em comunidades privadas de download via torrent

Os fórums são divididos por categorias em que os usuários podem discutir sobre vários assuntos. Além disso, a diversidade das comunidades são expressas nas diversas categorias de arquivos para download. PS: Como essas áreas são acessíveis apenas após o login, serão exemplificadas com screenshots das telas, ao invés dos links diretos.

Exemplo 1.1: Fórum BJ-Share

Exemplo 1.2: Categorias BJ-Share

Exemplo 2.1: Categorias Torrent Leech

Exemplo 3.1: Categorias Torrent Vault

Exemplo 3.2: Fórum Torrent Vault