Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Conhecimento no mundo de hoje by Mind Map: Conhecimento no mundo de hoje
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Conhecimento no mundo de hoje

Expandindo e sendo reutilizado de forma exponencial

O conhecimento necessário aos negócios é crescente e especializado, se expandindo e sendo reutilizado de forma exponencial.

Inovação e Criatividade

Estamos mudando de uma era definida pela lógica para uma era definida pela criatividade e inovação. Criatividade é a habilidade de fazermos novas associações entre conceitos e idéias existentes, baseados numa motivação. O processo de conhecer e aprender no mundo de hoje é basicamente o de uma pessoa criativa.

Representação com Multimidia

Mídia Oral

O contato direto, por exemplo, entre alunos e professor numa sala de aula, pode ser visto como uma mídia ( oralidade primária ). Outro exemplo seria o contador de histórias, que ainda sobrevive no mundo de hoje.

Mídia Escrita

Já a mídia escrita ( impressa ) permitiu a criação da história, através do acúmulo de conhecimento na forma de cartas, livros, enciclopédias, cartazes, jornais. No mundo hoje infelizmente cada vez mais as pessoas têm dificuldade de trabalhar com a escrita, ler um livro, escrever uma carta.

Mídia Audiovisual

Hoje vivemos no mundo onde prevalece a mídia audiovisual, com a qual podemos ter acesso ao que está acontecendo, de forma instantânea e ao vivo.

Mídia Digital

A nova mídia digital acrescentou algo novo, não existente na escrita e na áudio-visual: a interatividade, permitindo a cooperação.

Integração

Dados

Conjunto de caracteres ( símbolos, sinais ), colocado num meio físico, que de acordo com um alfabeto específico, permite a representação de certa informação à cerca do mundo real. Corresponde ao lado sintático de uma comunicação.

Informação

É a interpretação de fenômenos ocorridos, mensagens ou dados, que corresponde ao crescimento marginal do conhecimento de uma pessoal à cerca do mundo real. Corresponde ao lado semântico de uma comunicação.

Conhecimento

Modelo da realidade que o próprio ser humano dispõe, na mente ou fora dela, construído através de experiência, aprendizado e comunicação. Até uns tempos atrás esses modelos eram mais estáticos e hieráquicos. Hoje o conhecimento é visto mais como uma estrutura em rede, utilizado na forma de um fluxo na medida que se necessita estudar ou trabalhar ( não algo que deve ser guardado, para ser usado quando for o caso ). Muitas pessoas acham que não se pode definir conhecimento, o que se faz é descrever suas características.

Saber

É um meta-conhecimento, conhecimentos sobre o próprio conhecimento. Baseado em conceitos e princípios gerais uma pessoa usa conhecimento, avaliando o seu entendimento na realidade, tornando-se capaz de reconhecer se possui conhecimento completo sobre um assunto, se o mesmo é certo ou errado, bom ou ruim, se pode ser ou não usado, em que situações.

Fluxo em vez de Reservatorio

Conhecimento: de imediato, agora

O conhecimento flui em tempo real; Conversações globais não são mais se restringem a um espaço físico; O mundo se tornou imediato; Novas informações mudam mercados em minutos.

Conhecimento: reconstruir com dutos

 Hoje o conhecimento está espalhado pelo mundo, não somente concentrado em enciclopédias ou bibliotecas. O conhecimento hoje está explodido. Para entender alguma coisa, temos que achar essas pequenas peças, juntá-las e criarmos entendimento pessoal.

Conhecimento: declaração de independência

Eu como um indivíduo que vivo no século XXI tenho hoje mais controle, mais capacidade de criar e conectar do que em nenhuma outra era da nossa história. O tempo e o espaço já não me limitam nas minhas conversas com o mundo.

Conhecimento: Abundância

Hoje o importante não é o conhecimento em si, mas a habilidade das pessoas em tratar a grande quantidade de conhecimento à disposição. O conhecimento explodiu. Antes estava concentrado nas bibliotecas, nas enciclopédias, nos livros. Hoje está por toda a parte, fragmentado.

A certeza da incerteza

Dizem que no mundo de hoje não existem mais descobertas a serem feitas. Quando alguma novidade aparece é ultrapassada rapidamente, devido a novas pesquisas ou descobrimentos. Vivemos num mundo de incerteza contínua. Estamos sempre à procura de novos conhecimentos, num estado de não saber. Apesar de que nem todas as pessoas adotam essa postura, esse é o perfil desejado do cidadão da nova era.

Economia Baseada no Conhecimento

Produtos, serviços e processos

São cada Vez Mais complexos.

O Conhecimento Necessários aos Negócios

É crescente e especializado, se expandindo e sendo reutilizado de forma exponencial.

A competição num mercado globalizado é crescente

O que leva a necessidade de maior integração entre as empresas, a diminuição do ciclo de vida dos produtos, para responder de forma mais rápida e direta às demandas do mercado.

As estratégias de negócios

Mudam mais rapidamente e são influenciadas pelas tecnologias em rede.

Os trabalhadores do conhecimento

São a maioria, estão cada vez mais móveis, independentes, autônomos e disputados no mercado de trabalho.