Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Análise com Caso de Uso baseada em objetivos by Mind Map: Análise com Caso de Uso
baseada em objetivos
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Análise com Caso de Uso baseada em objetivos

Definições fundamentais

Objetivo

Um objetivo é uma propriedade desejada do ambiente. Por exemplo, “Depois da entrega de uma mercadoria , o cliente dever pagar a compra". Objetivo às vezes é chamado de funcionalidade: funcionalidade é um serviço que o sistema fornece para atender às necessidades de uma ou mais partes interessadas (Leffingwell).

Propriedade do domínio

Uma  propriedade de domínio é uma propriedade que existe naturalmente no ambiente ,  independentemente  de qualquer sistema software. Por exemplo “Depois da produção de um  produto perecível , o produto transforma-se em obsoleto.”

Requisito

Um requisito é um tipo especial de objetivo que condiciona (restringe)  o comportamento do software. Um requisito existe devido a algum objetivo subjacente que fornece uma base para o mesmo [Dardenne 1991, Sommerville 1997]

Especificação

Uma  especificação é  um tipo especial de requisito que somente tem a ver com as  propriedades do sistema. Por exemplo, "O sistema deve calcular a idade produto como a data atual menos a data de produção do produto."

Hierarquia de objetivos

Os requisitos podem ser derivados dos objetivos por refinamento. Para definir uma hierarquia de objetivos é necessário um objetivo inicial e mais duas perguntas: Porque? Como? Como?: detalha os objetivos em sub-objetivos. Expande a hierarquia de forma descendente através da introdução de objetivos que são mais especializados. Porque?: expande a hierarquia na direção oposta, com a introdução de objetivos que são mais abstratos.

Método orientado a objetivo

Foi definido um método para obter especificações em UML a partir de objetivos e ele consiste em 5 atividades: 1. Elicitar o contexto do sistema. Informações sobre o sistema proposto, e de seu contexto, são adquiridos por meio de entrevistas, coleta de documentos, observação, etc. 2. Definir os objetivos do sistema. Baseado no contexto do sistema,  um analista define os objetivos do sistema. 3. Derivar requisitos. Objetivos  são refinados ao nivel de requisitos. 4. Derivar casos de uso. Casos de uso organizacionais, de sistema e de baixo nível  são derivados a partir dos requisitos. 5. Derivar modelos UML. Outros modelos UML, tais diagramas de classe e seqüência, são derivados dos requisitos  ou casos de uso

Benefícios

Abstração

Direção

Rastreabilidade

Análise

Patterns de objetivo

Obtenção

Requerem que algumas propriedades nem sempre prevalecem, por exemplo, "Somente depois da entrega de um pedido, o sistema envia uma fatura para o cliente".

Término

Requerem que algumas propriedades  eventualmente não prevaleçam, por exemplo, "Depois que uma conta devida seja paga na sua totalidade, o sistema deve parar de enviar notificações de cobranças ao cliente."

Manutenção

Requerem que alguma propriedade sempre prevaleça, por exemplo, "O sistema deve sempre registrar o nível atual de estoque de cada produto."

Não ocorrência

Requerem que algumas propriedades nunca ocorram, por exemplo, "Um usuário não autorizado nunca deve acessar qualquer conta de um cliente."

Casos de uso

A especificação de software com a utilização de casos de uso cresceu com a popularidade da engenharia de software OO e agora é parte de todos os métodos de análise, incluindo a UML e as suas metodologias.