Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Mini-Monografia Parte Teórica by Mind Map: Mini-Monografia
Parte Teórica
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

Mini-Monografia Parte Teórica

Engenharia de Requisitos

A engenharia de requisitos, segundo (Thayer, 1997), é a primeira etapa dentro de todo o processo da engenharia de software, a qual estuda como coletar, entender, armazenar, verificar e gerenciar os requisitos. A principal preocupação na engenharia de requisitos é entender quais são os reais requisitos do sistema, bem como a documentação dos mesmos.

Fases

Elicitação, Mais Detalhes, Problemas nessa Fase, Acidentais, Essenciais, Diferenças, Técnicas, Observação, Entrevista, Análise de Protocolo, JAD, PD, QFD, CRC, Prototipação, Cenários

Análise

Especificação

Verificação

Gerenciamento

Análise com casos de uso baseada em objetivos

Analistas tem dificuldades na decomposição e estruturação de casos de uso. Uma das soluções parece ser o uso de objetivos de alto nível do software. Objetivos podem guiar o desenvolvimento de casos de uso, assim como permitem as análises preliminares das especificações de software.Vejo que ao detalharmos o objetivo principal criando uma hierarquia com sub-objetivos, podemos definir melhor os casos de uso.

Adicionar Objetivos ao Método UML de Análise

De fato, muitos métodos proporcionam  atividades alternativas além de uma direção específica. Mas como conseqüência  os analistas ficam à  deriva no mar de notações e possibilidades. Adicionando objetivos ao método UML de análise trás alguns benefícios, deixando os analistas menos a deriva.

Benefícios, Rastreabilidade, Direção, Abstração, Análise

Método Orientado a Objetivos

Definimos  um método para obter especificações com UML a partir de objetivos. O método é uma síntese dos  métodos comuns com UML, tais como o Rational Unified Process [Kruchten 2000], e os métodos de análise de requisitos orientados a objetivos, tais como KAOS [Dardenne 1993].

Atividades, Eliciar o contexto do Sistema, Definir os objetivos do sistema, Derivar Requisitos, Derivar casos de uso, Derivar modelos UML

Definindo Requisitos de Sistemas

Um requisito descreve simultaneamente  o ambiente e o sistema. Assim, ele especifica uma porção do sistema e as propriedades do domínio do qual  ele depende.

Propriedades

Relações com Objetivos e Especificações

Tipos, Funcionais, Não Funcionais, Usabilidade, Confiança, Desempenho, Suporte, Aparência, Operacional, Segurança, Cultura e Política, Legal, Restrições

Refinamento de Objetivos

Através do refinamento dos objetivos criamos a hierarquia dos mesmos, detalhando os objetivos adicionando mais detalhes.   À medida que se aprofunda nesse detalhamento ( perguntando: como….?) vamos chegando mais próximo de requisitos e especificações (envolvendo-nos com os  detalhes relativos às tecnologias)

Patterns Básicos, Disjunção, Conjunção, Marco, Baseado em Casos

Hierarquia de Objetivos

Um analista cria uma  hierarquia de objetivos  através do refinamento dos mesmos. Podemos representar a hierarquia dos objetivos ou requisitos de várias formas, por exemplo, através de um gráfico em árvore, onde aparecem os níveis dos objetivos e a lógica correspondente.

Definir, Objetivo Inicial, Como?, Porque?

Níveis, Estratégicos, De Usuário, De Detalhes