Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social by Mind Map: Lev Vygotsky, o teórico do
ensino como processo social
0.0 stars - reviews range from 0 to 5

Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social

Ressalta em sua obra o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças

Acreditava que na mente dos aprendizes existe uma “Zona de Desenvolvimento Proximal”, que é a distância entre o nível de desenvolvimento real, que representa a capacidade do aprendiz de resolver problemas individualmente, e o nível de desenvolvimento potencial, que é determinado através daquilo que o aprendiz pode resolver com o auxílio de um instrutor ou outro aprendiz mais experiente.

Atribuía um papel preponderante às relações sociais nesse processo, tanto que a corrente pedagógica que se originou de seu pensamento é chamada de socioconstrutivismo ou sociointeracionismo

Seus estudos sobre aprendizado decorrem da compreensão do homem como um ser que se forma em contato com a sociedade.

Segundo Vygotsky, apenas as funções psicológicas elementares se caracterizam como reflexos. Os processos psicológicos mais complexos - ou funções psicológicas superiores, que diferenciam os humanos dos outros animais - só se formam e se desenvolvem pelo aprendizado. Entre as funções complexas se encontram a consciência e o discernimento.

Outro conceito-chave de sua obra é a Mediação, onde segundo sua teoria toda relação do indivíduo com o mundo é feita por meio de instrumentos técnicos que transformam a natureza e a linguagem que traz consigo com conceitos consolidados da cultura à qual pertence o sujeito.

O que interessa para sua teoria é a interação que cada pessoa estabelece com determinado ambiente, a chamada experiência pessoalmente significativa. A formação se dá numa relação dialética entre o sujeito e a sociedade a seu redor - ou seja, o homem modifica o ambiente e o ambiente modifica o homem.

Ressalta a importância da instituição escolar na formação do conhecimento-intervenção pedagógica, provoca avanços.