Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

DEFININDO OBJETIVOS E REQUISITOS DE UM SISTEMA by Mind Map: DEFININDO OBJETIVOS E
REQUISITOS DE UM SISTEMA
0.0 stars - 0 reviews range from 0 to 5

DEFININDO OBJETIVOS E REQUISITOS DE UM SISTEMA

Necessidade dos stakeholders

Os analistas definem as propriedades desejadas do ambiente, ou objetivos, baseados nas necessidades dos stakeholders.

Proriedades do ambiente ou objetivos

Analistas

Responsáveis pela definição de objetivos e requisitos do sistema.

Objetivos

Os analistas detalham os objetivos, adicionando detalhes, informações.

Requisitos

Ao detalhar os objetivos os analistas estão restringindo o software, ou seja, estão criando os requisitos. Os requisitos restrigem o software. Os requisitos são obtidos pelo refinamento dos objetivos.

Software

Hieraquira de objetivos

O objetivo mais abstrato, G1, é mostrado na parte superior, enquanto os objetivos mais específicos, G8.1 e G9.1, são mostrados na parte inferior. Os objetivos G8 e G9 são apresentados como duas alternativas para satisfazer o objetivo G1.2.1. Portanto, descrevemos o refinamento do objetivo G1.2.1, como um ou-refinamento. Em contrapartida, o refinamento do  objetivo G1 é mostrado como um e-refinamento: todos os sub-objetivos de um e-refinamento devem ser satisfeitos como o meio para cumprir o objetivo.

Perguntas

O analista seleciona um objetivo e pergunta "Como?" e "Porque?".    

Como?

"Como pode este objetivo ser satisfeito?" Esta pergunta detalha os objetivos em sub-objetivos. Expande a hierarquia de forma descendente através da introdução de objetivos que são mais especializados. - Um objectivo G, pode ser satisfeito por uma conjunção de sub-objetivos: G1 e G2 e ... Gn. - Pode haver mais do que uma maneira de satisfazer um objetivo. Assim, um objetivo G, pode ser satisfeito pela disjunção de sub-objetivos: G1 ou G2 ou ... Gn.

Porque?

"Por que é que isto é um objetivo do sistema?" Esta pergunta expande a hierarquia de forma ascendente através da introdução de objetivos mais gerais (mais abstratos).

Objetivo inicial

Para definir uma  hierarquia de objetivos, um analista precisa de pelo menos um objetivo inicial e duas perguntas: como? e porque?. Alguns objetivos iniciais podem ser obtidos através de entrevistas, observações, bem como a revisão dos documentos  e sistemas existentes.

Patterns de Refinamento

Um analista cria uma hierarquia de objetivos através do refinamento dos mesmos. Um objetivo é detalhado adicionando mais detalhes específicos. Existe dois patterns básicos que os analistas usam para gerar uma hierarquia de  objetivos. Disjunção e conjunção. Disjunção: Especifica alternativas para satisfazer um objetivo. Conjunção: Detalha a descrição de um objetivo. Na disjunção tem somente o padrão de refinamento básico. Já na conjunção além do padrão de refinamento básico temos outros dois padrões de refinamento frequentemente utilizados: marco e baseado em casos.

Disjunção

Básica

Conjunção

Básica

Marco

Baseada em casos

Quando parar de perguntar "Como?"

A pergunta serve para refinar os objetivos. Para um analista, o refinamento dos objetivos deve parar quando as descrições dos objetivos não mais se referem às  propriedades do domínio. Após esse ponto, o desenvolvimento se move da  análise para a fase de design (projeto). Evidentemente, um projetista pode desejar refinar os objetivos como um meio para descrever o funcionamento interno do sistema (especificação).

Por que perguntar "Por que?"

Ao fazer perguntas “Por quê?”, um analista pode obter a lógica dos objetivos do sistema.