Online Mind Mapping and Brainstorming

Create your own awesome maps

Online Mind Mapping and Brainstorming

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account? Log In

Trabalhos Acadêmicos: Introdução a Informática A1 - 2010/2 by Mind Map: Trabalhos Acadêmicos:
Introdução a Informática
A1 - 2010/2
0.0 stars - reviews range from 0 to 5

Trabalhos Acadêmicos: Introdução a Informática A1 - 2010/2

Fase 1 - Aprendi sobre:

Blog

O que é: Blog é uma abreviação de weblog, qualquer registro frequente de informações pode ser considerado um blog (últimas notícias de um jornal online por exemplo). Suas principais funcionalidades são permitir que os usuários publiquem seu conteúdo sem a necessidade de saber como são construídas páginas na internet, ou seja, sem conhecimento técnico especializado. E hoje a maioria das pessoas tem utilizado os blogs como diários pessoais, porém um blog pode ter qualquer tipo de conteúdo e ser utilizado para diversos fins.

Meu Blog: belaincd.blogspot.com

Wiki

O que é: Wiki é uma coleção de muitas páginas interligadas e cada uma delas pode ser visitada e editada por qualquer pessoa. O que torna bastante prático, a reedição e futuras visitas. É a forma mais democrática e simples de qualquer pessoa, mesmo sem conhecimentos técnicos, contribuir para os conteúdos de uma página Web. As principais funcionalidades do wiki do moodle é a facilidade de edição e a possibilidade de criação de textos de forma coletiva e livre. Hoje o que as pessoas estão utilizando os wikis para corrigir erros, complementar ideias e inserir novas informações. Assim, o conteúdo de um artigo se atualiza graças à coletividade. E alternativamente, existem algumas wikis utilizadas como wikis pessoais (Personal Wiki).

Como eu e meus colegas utilizamos o wiki = utilizamos o wiki inicialmente para aprendermos a utilizá-lo, como um trabalho acadêmico. Depois pegamos um texto dado sobre um assunto e tivemos que complementá-lo, inserindo novas informações, aprendendo a formatar os textos a serem inseridos e completando-os com links.

Mapa Conceitual

Um mapa conceitual é uma maneira de organizar o conhecimento de forma visual. Pode ser visto também como uma alternativa para visualizar os principais elementos (conceitos e relações entre conceitos) existentes em um texto. Duas pessoas geralmente produzem mapas conceituais diferentes para uma mesma idéia básica, já que a interpretação ( o que é relevante ou não) depende do conhecimento anterior e da experiência a respeito do assunto que cada um possui. Aprendemos a criar Mapas conceituais e o melhor exemplo que podemos ter é este que fiz sobre meus Trabalhos Academicos.

Veja um dos Mapas Conceitual que desenvolvi nesta Fase do Curso

Perfil do Profissional de Ciência da Informação

O novo perfil e os novos modos de atuação do profissional da informação do século XXI requerem, naturalmente, uma formação também ela renovada e redireccionada para as problemáticas do campo científico em que se inserem as disciplinas teórico-práticas que dão suporte a uma área de conhecimento em consolidação, batizada desde 1958 com o nome de Ciência da Informação. A partir da década de setenta do século XX, os efeitos da tecnologia acentuaram-se de forma paradigmática, tendo a informação digital tomado conta do quotidiano das pessoas e transformado a vida em sociedade de uma forma muito profunda. Com efeito, o envolvimento da sociedade pelo fenómeno da Informação, em plena simbiose com as Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), determina comportamentos, atitudes e fomenta práticas de organização e pesquisa da informação, designadamente na Internet, que não podem ser alheias ao perfil do profissional que, forçosamente, terá de substituir o tradicional bibliotecário / arquivista / documentalista.

Como seria usado um blog ou um wiki por esse profissional: Tanto o Blog quanto o Wiki seria usado para postar, falar sobre assuntos relacionados a area, levantando assuntos de discussão e divulgação de novas informações. Seriam usados para atualização da informação.