Create your own awesome maps

Even on the go

with our free apps for iPhone, iPad and Android

Get Started

Already have an account?
Log In

KLESHAS ( 5 causas do Sofrimento Humano ) by Mind Map: KLESHAS ( 5 causas do
Sofrimento Humano )
5.0 stars - 1 reviews range from 0 to 5

KLESHAS ( 5 causas do Sofrimento Humano )

IGNORÂNCIA

O principal deles. Na verdade por causa deste é que surgem, ou se manifestam todos os outros quatro. Avidya significa IGNORÂNCIA. É o não saber como as coisas são de verdade. É a ilusão que temos a respeito dos “nossos mundinhos” onde na maioria das vezes, fechamos os olhos e o coração, não deixando que a verdade se revele. Não somos os donos da verdade, não sabemos de tudo. A vida possui mecanismos e caminhos que estamos longe de entender, então sejamos humildes e transformemos nossa ignorância em degraus para o aprendizado e crescimento.  

Avidya

EGOÍSMO

Este é o segundo Klesha. Sempre que penso em egoísmo, penso nos animais... completamente desprovidos de ego. Sim, houve um momento na evolução do homem em que tínhamos que ser individualistas, precisávamos pensar em nossa sobrevivência, em comer, em ganhar, em levar vantagem sobre o mais fraco, do contrário não teríamos evoluído como espécie. O problema é que isso foi no tempo das cavernas e a grande tristeza é que a maioria de nós ainda não percebeu e continua naquela energia, confundindo o que antes era individuação e evolução com o que agora é egoísmo. “Meu umbigo e nada mais”.    

Asmita

APEGO

Para entender este, basta pensar naquela roupa que você não daria a ninguém por nada, em algum objeto preferido, no sentimento de posse nos relacionamentos, no não-compartilhar conhecimento, inspirações. Não querer “perder” nada, nem ninguém. Somos realmente donos de alguma coisa? Em que cartório foi registrado? Deixe ir o “velho”, para que venha o “novo”!  

Raga

AVERSÃO

É o não entender que somos partes de algo maior. E que dentro de nós temos também aquilo que nos faz ter aversão no outro. Se estamos em determinada situação, ou convivendo com pessoas que nos causam algum tipo de sentimento de repulsa, cuidado! Atraímos o que nos é semelhante. Muitas vezes rejeitamos o que não conseguimos lidar, entender, o que está na nossa sombra.  

Dvesha

MEDO DA MORTE

Todos os medos do mundo desembocam num mesmo lugar: o medo da morte. O medo de perder a vida. Aquilo que nos é mais precioso. O maior presente de todos. Penso que a morte no sentido de acabar para sempre não existe, o que existe é a transformação, a mudança de um estado para outro, de uma dimensão para outra, de uma condição para outra, do material para o sutil. Morrer é transformar. (Mas tudo bem, também não preciso “transformar” por agora não. Por hora, basta... entender). Viver sempre! Conhecendo os 5 Kleshas já diminuímos um pouco mais nosso estado de Avidya, podemos até nos considerar um pouco mais conscientes. Vamos então trazer este conhecimento para nossas vidas, do contrário... não tem graça saber. Ou você acha que alguma coisa que chega ao seu conhecimento é por mero acaso do universo? Acorde e mãos a obra.  

Abhinivesah

Fábio Poton Furieri WhatsApp: +5527997992050

Médico(UFES-ES) Neurocirugião(PUC-RJ) Practioner(Indesp-ES) Master em PNL(Indesp-ES) Coaching Emocional(Matrix University-Curitiba-Pr) Trainer da Oneness University(India) Contato: (27) 9979-2050 email: es.corridas@gmail.com msn: es_corridas@gmail.com skype: fabio.poton.furieri Consultórios: Telefones para Agendamento:(27) 3219-6415 ou (27) 3047-0023 Ambulatório da Coluna Vertebral: Telefone para agendamento: (27) 99COLUNA