História da Psicologia no Brasil

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
História da Psicologia no Brasil por Mind Map: História da Psicologia no Brasil

1. Final do século XIX (1900-1920)

1.1. A chegada da Psicologia no Brasil ocorreu de forma articulada à Educação, em função da relação privilegiada entre estas duas disciplinas, uma vez que ambas fornecem um saber valioso acerca dos diversos componentes e agentes envolvidos no processo de aprendizagem.

2. 1932

2.1. Em 1932, ocorreu a primeira proposta de curso de Psicologia no Brasil, apresentada pelo MEC, que já incluía a Licenciatura, não apenas viabilizando a atuação profissional, mas reconhecendo a Psicologia como componente curricular em vários campos do saber, como Pedagogia, Medicina, Magistério, entre outros.

3. 1962

3.1. Em 1962, foi sancionada a Lei nº 4.119, que regulamentou a profissão de Psicólogo e estabeleceu o currículo mínimo e a duração do curso superior de Psicologia.

3.1.1. Foram estabelecidas três terminalidades para o curso: - Licenciatura. - Bacharelado/pesquisador. - Formação de psicóloga(o).

4. 2011

4.1. Em 2011, o Conselho Nacional de Educação propôs a Resolução 05/2011, que regulamenta a forma de oferta da licenciatura em Psicologia como componente complementar ao bacharelado, que deve ser oferecido ao longo do processo de formação, de forma obrigatória para os cursos de psicologia e eletiva para os estudantes.