'Educação de Jovens e Adultos-EJA'

Plan your projects and define important tasks and actions

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
'Educação de Jovens e Adultos-EJA' por Mind Map: 'Educação de Jovens e Adultos-EJA'

1. Paulo Freire e suas Contribuições para a EJA:

1.1. Ele mostrou que é necessário para a prática da educação a liberdade,porque quanto mais se problematizam os educandos como seres do mundo,eles se sentirão desafiados a corrigirem os erros que lhe são impostos.

1.2. Para Freire não há saber mais ou menos,há saberes diferentes. Foi defensor de vários movimentos para alcançar a igualdade social da população.

2. Objetivos:

2.1. Diminuir os níveis de analfabetos na sociedade,evitando também a quantidade de marginalização por falta de alternativas de algumas pessoas.

2.2. Algumas pessoas sentem muita vergonha de serem analfabetos e passam por muitas dificuldades para conseguir emprego,a EJA vem para auxiliar estes dando suporte e condições de melhorarem sua situação escolar.

3. Incentivos do professor:

3.1. O professor tem a funçao de agente incentivador para os discentes.

3.1.1. Project specifications

3.1.2. End User requirements

3.1.3. Action points sign-off

3.2. Ele pode destacar a curiosidade,indagar a realidade,problematizar,ou seja transformar os obstáculos em dados que levem os alunos a refletirem sobre os problemas e juntos procurarem as soluções para os mesmos.

3.2.1. Top Priorities

3.2.2. Medium Priorities

3.2.3. Low Priorities

3.3. A maioria dos problemas que os alunos passam estão a sua volta no seu ambiente de convívivo,isso também é um ponto muito importante para levar a sala de aula e resolvê-los.

3.3.1. Top Priorities

3.3.2. Medium Priorities

3.3.3. Low Priorities

3.4. Expôr situações vivenciadas com a história dos docentes e discentes,para assim envolver ambos em ações que passem juntos e mostrar exemplos de soluções.

3.4.1. Top Priorities

3.4.2. Medium Priorities

3.4.3. Low Priorities

4. Importância da EJA:

4.1. A EJA tem como funções alcançar pessoas que não sabem ler e escrever por algum motivo.

4.2. Pessoas que ao longo do tempo tiveram que parar de estudar.

4.3. Pessoas que tiveram de começar a trabalhar cedo e largaram a escola,para assim ajudar em casa.

5. Formação do aluno EJA:

5.1. A formação do aluno EJA é de extrema necessidade para o seu desenvolvimento pessoal e profissional.

5.2. Há muitas pessoas que fazem parte da EJA que precisam de muito apoio,porque sentem-se incapazes e ficam com muita vergonha de voltar a escola por muitos fatores como pela idade,por não acreditarem mais em si próprios,etc.

6. Questões sobre o material didático:

6.1. Á respeito da distribuição dos materiais didáticos é uma questão muito complexa,porque nem todas as escolas recebem livros apropriados para o EJA dificultando assim a ação pedagógica para esses alunos.

6.2. Ocorre que os professores devem usar sua criatividade para criar estratégias de ensino onde assim os alunos tenham ânimo de voltar a estudar e se familiarizem com seu ambiente escolar.

6.3. Os docentes podem usar materiais simples como,revistas,histórias em quadrinhos,livros para alfabetização,cartazes,etc.

7. A inclusão Da EJA:

7.1. Para finalizar,o sentido do EJA é de propiciar a todos a construção do conhecimento por toda a vida. Sua base é o caráter incompleto do ser humano,uma educação permanentena criação de uma sociedade baseada igualdade e diversidade.