Fenomenologia

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Fenomenologia por Mind Map: Fenomenologia

1. Sartre: sua filosofia é existencialismo moderno, sofrendo influência de Husserl, Heidegger e Marx. Seu foco é liberdade, tem os conceitos em interioridade/exterioridade.

2. Heidegger: fenomenologia existencial, influenciado por Kierkegaard e Husserl, seu foco é ser-no-mundo e seu conceito é ser-aí e ser-no-mundo. A existência é sempre pessoal/minha.

3. Analítica do sentido: Husserl problematiza a ciência, que se separou do mundo. A ciência deve abandonar a atitude natural e alcançar a atitude fenomenológica.

3.1. Atitude fenomenológica: buscar uma relação intrínseca entre nós e as coisas do mundo, tirando a divisão criada por Descartes. Precisamos recuperar a visão de que não estamos fora do mundo, pois uma coisa não existe sem a outra.

3.2. Se utiliza da suspeita, colocando em suspeita a teoria do ser. Chega à conclusão que se pode apagar o pensamento mudando algo anterior a ele (eu sou). Isso leva a intuição ontológica universal, chegando a conclusão de que se é humano, transcendental.

4. A ciência mata Deus, pois é um local de contestação da verdade. Dessa forma, a ciência e a disciplina passam a ser o único modelo de vida do homem. A fenomenologia vê isso de maneira equivocada, já que a guerra é um sintoma de falência do mundo moderno, combatendo tudo relacionado a essa visão. Isso dá início a uma problematização, ou genealogia da ciência, como Nietzsche chama.

5. A fenomenologia também combate o humanismo de Rogers, nos EUA. Com a vitória da guerra, Rogers formulou uma teoria que acreditava no que havia de melhor no homem e que ele era bom.

6. São anti-funcionalistas, fazendo uma crítica radical ao funcionalismo.

7. Husserl: localiza algumas questões da crise, que acontece no tempo moderno, já que esta se tornou um modo de vida, proposto pela ciência moderna. A fenomenologia tem a problematização do mundo da ciência.

8. Acreditam que a crise é positiva, mudando a forma que o homem vê a filosofia, a história e outras áreas importantes.

9. O marco é a filosofia pós romântica de Nietzsche e a filosofia existencialista de Kierkegaard.

9.1. Kierkegaard: seu foco era na verdade existencial, seus conceitos eram subjetividade e existência concreta. Existir é a opção, o que dá sentido a existência é o indivíduo não fugir de suas escolhas.

10. A fenomenologia se dá num contexto de crise, com a Europa grandemente impactada com a guerra. Ela tenta lidar com essa crise, não a abandona.