Método científico

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Método científico por Mind Map: Método científico

1. Técnica e ciência sempre andaram juntas

1.1. A matemática surge ajudando a explicar situações por meio da precisão.

1.2. A necessidade do homem de uma compreensão mais aprofundada do mundo, bem como a necessidade de precisão para a troca de informações, acaba levando à elaboração de sistemas mais estruturados de organização do conhecimento.

1.3. Porém depois da Revolução Industrial, os princípios que regem a ciência e a técnicas escapam à percepção sensorial, deixando de ser comprometidos pela grande maioria das pessoas. Torna-se, então, cada vez mais distanciada a relação entre o homem e os técnicos e científicos.

2. "A necessidade de se ter fundamentos sobre o processo de investigação e sobre a certeza dos resultados despertou o interesse de pensadores, já no início do século XVI, em três povos distintos do Ocidente. Na França, René Descartes pautou sua defesa no método dedutivo; na Inglaterra, o grande teorizador da experimentação, Francis Bacon, deu uma configuração doutrinária à indução experimental, procurando ensinar alguns métodos rudimentares de observação e apontamentos e na Itália, Galileu Galilei, preocupado em instituir um pensamento baseado na experimentação, resolveu pôr à prova alguns ensinamentos de Aristóteles." (Gressler, 2003: 28).

2.1. É de Descartes o mérito de propor, como método científico, a redução da complexidade, isto é, separar para estudar, dividir o objeto de conhecimento em suas menores unidades e estudar cada uma dessas unidades separadamente.

2.2. Bacon propôs uma separação entre a ciência e as humanidades (estas preocupadas com a justiça, com as pessoas, com a natureza, com o sagrado) e foi forte propulsor do empiricismo, difundindo a crença de que o ponto de partida de todo conhecimento deveria ser a observação, a descrição fiel da realidade, isenta de julgamentos e interpretações.

2.3. Por fim, Galileu Galilei (1564-1642) é reconhecido por muitos como o pai do método científico. Seu trabalho é menos filosófico do que o dos dois pensadores citados anteriormente, mas foi sobretudo ele quem enfatizou a atitude empírica na pesquisa científica e, rompendo com as indicações de Aristóteles que eram tomadas sem questionamentos por outros pesquisadores, buscou medir os fenômenos e fazer observações quantitativas.

3. Isso não serve só para assuntos de cunho científico, podemos usar o método científico para estudar algo e confirmar sua vericidade.

3.1. O primeiro passo para desenvolver um método científico é pesquisar sobre o assunto em questão e gerar diferentes hipóteses e perguntas.

3.1.1. Depois disso, deve-se achar um jeito de testar suas hipóteses a fim de criar evidências que comprovam suas hipóteses.

3.1.2. Para tornar o método ainda mais dinâmico, pode-se debater sobre o assunto com diferentes grupo de pessoas com a finalidade de obter diferentes opiniões e hipóteses.