Escolas Literárias Brasileiras

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Escolas Literárias Brasileiras por Mind Map: Escolas Literárias Brasileiras

1. 1. Quinhentismo (Séc XVI) - Literatura mais informativa, voltado aos relatos de viagens dos Europeus - Valor histórico - Literatura principal eram as cartas dos jesuítas.

2. 2. Barroco (Séc XVII) - Muitos detalhes, tanto nas esculturas quanto nos poemas (escrita em geral). - Existe o apelo a religião, ao sobrenatural e ao misticismo. - Poesia Satírica.

3. 3. Arcadismo (Séc XVIII) - Característica: Predomínio da razão, objetivismo e universalismo - Linguagem simples

4. 4. Romantismo (Séc XIX) - Subjetivismo extremo (Ideia de que não existe outra realidade a não ser a do sujeito) - Idealização da Mulher - Sentimentalismo extremo - Chegando ao final desse período, o romantismo se funde com o naturalismo e vai tendo suas características românticas diluídas

5. 5. Naturalismo (2ª metade Séc XIX) - August Conte com o positivismo - Evolucionismo de Charles Darwin - Surgimento da psicanálise com Sigmund Freud - Determinismo do meio com Hippolyte Taine - Luta pela emancipação do proletariado com Karl Marx. - Preocupação com uma descrição objetiva da realidade e a busca pela verdade, marcada pelo determinismo biológico.

6. 6. Realismo (2ª metade Séc XIX) - Marcada pela objetividade, descrição da realidade e narrativa de ação e aventura - A mulher é vista com seus defeitos e qualidades - A linguagem é culta e direta.

7. 7. Simbolismo (Fim Séc XIX) - Marcado pelo pessimismo e a dor de existir - A linguagem é vaga e utiliza metáforas, comparações, aliterações (repetições de sons iguais ou semelhantes), assonâncias (repetir sons de vogais em verso ou frase) e sinestesias (mistura de diferentes sensações)

8. 8. Parnasianismo (Fim Séc XIX - Início Séc XX) - Gosto pela descrição nítida - O culto à forma é fundamental - Os autores estão preocupados em fazer a arte pela arte

9. 9. Pré Modernismo (Até semana de 1922) - No começo do século a literatura passa por um momento de transição em que as escolas mais recentes convivem por igual importância, ao mesmo tempo em que os autores buscam apresentar coisas novas. É um período eclético: há a ascensão da burguesia urbana e diversas agitações de operários imigrantes no começo da industrialização do país, que aos poucos substituía o foco na produção de café para uma diversificação econômica.

10. 10. Modernismo É dividido em três etapas: - Primeira Etapa: chamada de fase heroica, existe a busca por uma ruptura com a preocupação das estruturas clássicas no parnasianismo e o simbolismo. Há grande influência de movimentos de vanguarda como o dadaísmo, cubismo e surrealismo. - Segunda Etapa: há uma consolidação de estruturas e um forte caráter regionalista na produção - Terceira Etapa: a literatura está mais próxima das questões existenciais e ainda que fale do regionalismo, como Guimarães Rosa em Sagarana, a intenção é partir do regional para falar do universal.