As Instituições Sociais

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
As Instituições Sociais por Mind Map: As Instituições Sociais

1. No senso comum, uma instituição corresponde a um conjunto de valores, de normas sociais e de práticas comuns a um grupo de indivíduos. É um grupo que atribui papeis sociais aos membros.

2. Segundo Max Weber, uma “instituição” é uma organização onde tem profissionais que têm uma autoridade legal racional sobre um grupo de individuo ou sobre a sociedade inteira. Segundo ele, o Estado ou a Igreja são instituições. Porém, uma facção não seria uma instituição porque a legitimidade dela é somente carismática.

3. Para Talcott Parsons, uma instituição existe quando há interações entre os indivíduos nas quais os papeis de cada um são bastante duráveis para assegurar a estabilidade das relações.

4. Segundo Marcel Mauss e Paul Fauconnet, as instituições são um conjunto de atos ou de ideias, tudo já instituído, nas quais os indivíduos se deparam. Falar de “instituição”, segundo eles, corresponde a falar de uso, modos, preconceitos e superstições ou organizações jurídicas essenciais. Por exemplo, a linguagem seria uma instituição. Esses dois sociólogos definem este conceito de uma maneira próxima ao conceito de “fato social” de Emile Durkheim.

5. Na familia, a criança aprende e integra os ritmos sociais (quando dormir, a que horas almoçar, jantar, etc.) e as primeiras regras sociais (estar sempre de banho tomado).

6. As Igrejas apoiam as famílias que querem uma cultura religiosa. Dependendo das religiões, elas impõem regras e normas sociais. Hoje, na França, o poder da religião é cada vez mais baixo.

7. Algumas instituições reivindicam o papel de socialização enquanto outras, não. Por exemplo, a familia, a escola e as Igrejas têm como objetivo explícito socializar os indivíduos.

8. Geralmente, os sociólogos consideram que a família, a escola e as empresas são as instituições sociais mais determinantes na sociedade. Dependendo da cultura, as instituições têm mais ou menos influência na vida dos indivíduos. Por exemplo, a Igreja é mais determinante no Brasil que na França.

9. Na escola, a criança entra na coletividade. Ela não é mais a única porque têm outras crianças no universo dela. Ela se comunica com as outras.