Análise sociológica das tendências pedagógicas conservadoras

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Rocket clouds
Análise sociológica das tendências pedagógicas conservadoras por Mind Map: Análise sociológica das tendências pedagógicas conservadoras

1. Análise de teorias pedagógicas por Émile Durkheim. * Pedagogia como a ciência que estuda a educação no seu contexto geral, principalmente as relações entre estudantes e professores. * Pedagogia classificada em três grupos, chamando sua totalidade de "conservadoras", tem em comum a preparação do sujeito para a vida social através da educação.

2. Pedagogia Tradicional * Cabe ao estudante adquirir o maior número possível de informações, com o objetivo de enriquecer sua cultura individual, assim, desenvolver uma função útil na sociedade. * Cabe ao professor transmitir as informações necessárias ao estudante, que por sua vez deve ouvir em silêncio sem questionar. * Por tanto, o estudante que melhor compreender este processo e melhor se sair, estará capacitado a vencer na competição do mercado de trabalho, por mérito independente de qualquer outro fator.

3. Pedagogia Tecnicista * Cabe aos especialistas da educação elaborar estímulos e programas de ensino. * O professor é visto como instrutor da máquina de ensino, o professor-instrutor representa o elemento que treina ou adestra o estudante a realizar com êxito uma tarefa qualquer. * Um dos objetivos, é a rápida profissionalização da mão-de-obra. * As aulas se organizam através de recursos audiovisuais, textos programados ou livros didáticos.

4. Pedagogia Nova * A ênfase está nas formas e métodos que possibilitam a produção de conhecimento por parte do estudante, assim, tendo como objetivo ensinar o mesmo a trilhar esse caminho como condutor. * O estudante passa a ter papel ativo e a se situar no mesmo nível do professor, fazendo assim com que a relação entre ambos seja democrática. * A noção de democracia por tanto, não condiz que todos portam da mesmas oportunidades, mas vista como a liberdade de ascensão social através da nossa vida social, ela mantém.

4.1. Dificilmente encontraremos uma das três tendências, aplicadas em sua totalidade e exclusivamente, em nossa história nunca foi possível. Os professores misturam as técnicas, por exemplo: é comum ver professores que tem uma postura tradicional adotarem livros didáticos tecnicistas. Nos itens anteriores conseguimos perceber claramente a proposta de cada tendência pedagógica, em termos práticos essas tendências se misturam e confundem-se.