A importância da Educação Física

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
A importância da Educação Física por Mind Map: A importância da Educação Física

1. Ou seja, a importância da Educação Física para a sociedade vai muito além de estética, engloba saúde pública, por isso o educador físico é um profissional da saúde que contribui para o desenvolvimento da qualidade de vida humana. Somos responsáveis por estimular hábitos saudáveis para as pessoas.

2. A educação física escolar promove muitos benefícios, começando pelo incentivo da pratica de esportes e atividades físicas, como por exemplo: Favorece o desenvolvimento motor; Contribui para a integração social da criança e do adolescente; Colabora para que os alunos adquiram autoconfiança; Melhora a autoestima;

3. Há estudos científicos comprovados que a atividade física é muito importante para doenças, cardíacas, osteo musculares, etc.

3.1. Tendo como justificativa a grande preocupação das pessoas para obter uma boa qualidade de vida e viver por muitos anos, esse trabalho, de cunho bibliográfico, objetiva retratar os benefícios que a atividade física e a convivência em grupo podem proporcionar as pessoas da Terceira Idade. Entende-se que definir o envelhecimento não é uma tarefa fácil, no entanto, concorda-se que envelhecer é um processo que está associado a fatores biológicos e sociais. Além disso, credita-se que atividade física pode favorecer significativamente o desenvolvimento de um envelhecimento populacional de qualidade e independência. No entanto, ainda são poucos os incentivos, tanto das Políticas públicas quanto da própria sociedade, em estimular os idosos a praticarem alguma atividade física. Mas, evidências de que participação dos idosos em grupos e programas favorece o desenvolvimento de muitos benefícios como: autoestima, concentração, autonomia, entre outros, estão sendo demonstrados em várias pesquisas e em vários grupos como o GETI- Castanhal.

4. Tatiana Alves, 27 anos. Formada pela Universidade Nove de Julho desde 2012. Há sete anos passou a ministrar aulas na E.E. Joaquim Eugênio de Lima Neto, localizada no barri do Arthur Alvim. Segundo os relatos da Professora, à uma diferença no plano de ensino das Escolas Municipais para as Estaduais. A diferença é que na Escola Municipal, à um currículo da cidade com foco em ciclos, e na Estadual é por flexibilidade do currículo por ano Escolar. Os alunos se diferenciam na vontade de aprender devido à idade e curiosidade, alunos do fundamental I topam todas as atividades, já os maiores querem apenas os esporte coletivos, quando a professora tenta passar atividades diferentes dos esportes básicos alguns alunos não mostram interesse nem se quer em ouvir a proposta, porém alguns dotam atividades diferenciadas. O ideal é ter um plano de ensino que contenha atividades que fogem dos esportes coletivos e ir alterando conforme o perfil de cada turma, geralmente a professora mescla esportes e atividades de culturas diferentes, para dar uma equilibrada no conteúdo.

5. Entrevista com a Professora Tatiana.