TERRA E UNIVERSO, A ATMOSFERA TERRESTRE

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
TERRA E UNIVERSO, A ATMOSFERA TERRESTRE por Mind Map: TERRA E UNIVERSO, A ATMOSFERA TERRESTRE

1. Deriva Continental

1.1. Diz a teoria que um continente único teria se dividido em vários blocos, afastando-se uns dos outros ao longo do tempo.

1.2. No século XX, Alfred Wegener propôs o lento e constante movimento até serem o que é hoje, mas ele não conseguiu explicar como isso acontecera e sua teoria não teve prestígio na época.

1.3. A reviravolta só veio a ocorrer depois da segunda guerra mundial, com a descoberta de uam enorme cadeia de montanhas submarinas, que foram formadas pela saída do magma do manto e seu resfriamento.

1.4. Uma nova teoria surgiu: a teoria da Tectônica de Placas. Diz a teoria que a litosfera apresenta grandes e profundas fendas que a dividem em placas tectônicas. O deslocamento dessas é formado pela circulação do magma.

2. Cadeia de montanhas, terremotos e vulcanismo

2.1. Os terremotos podem ser resultado de movimento das placas. Ao se relacionarem provocam vibrações e transportam uma grande quantidade de energia. O excesso dessas vibrações podem ocasionar um terremoto ou um Tsunami.

2.2. Vulcanismo refere-se à fenômenos geológicos em que magma e outros são esperados para fora por meio de vulcões.

2.3. Grandes cadeias de montanhas formaram-se pelo choque de placas convergentes (que se aproximaram).

3. O ar e sua composição

3.1. Gás nitrogênio é o componente mais abundante no ar. Nas raízes dessas plantas leguminosas existem microrganismos que retiram gases nitrogênio no ar e transforma em outras substâncias que são absorvidas pelas raízes contribuindo com seu desenvolvimento.

3.2. O gás oxigênio é o segundo mais abundante no ar. É fundamental para existência de vida levando em consideração que a maioria dos seres vivos utilizam desse para respirar. O gás também importante na combustão.

3.3. A quantidade de gás carbônico é cerca de 0,03% do total de gases presentes no ar atmosférico. Ele é usado, por exemplo, na fotossíntese e Indústrias de bebidas. É também responsável pelo aumento do efeito estufa.

4. A atmosfera

4.1. Camadas

4.1.1. A troposfera é onde vivemos. Ela se estende a 15 km a partir do nível do mar. A temperatura pode chegar a -60 graus. É um de conta-se a maior quantidade de ar e nela ocorrem todos os fatores climáticos.

4.1.2. Inicia-se logo acima da troposfera. A uma altitude aproximada de 50 km em relação à superfície terrestre. Há uma pequena quantidade de ar.

4.1.3. A mesosfera é a camada central e tem cerca de 30 km de espessura. A temperatura diminui com a altitude e pode chegar a -90 graus.

4.1.4. Inicia aproximadamente a 80 km da terra e se estende até cerca de 450 km. A temperatura aumenta rapidamente com a altitude.

4.1.5. Essa é a última camada. Acima dela temos o espaço sideral, onde não existe ar.

4.2. Sem a atmosfera não existiria a vida como a conhecemos hoje. Ela é responsável por amenizar os efeitos dos raios solares. Apresenta uma espessura de aproximadamente 1000 km. Quanto maior a altitude menor número de partículas de ar.

4.3. Aurora Polar

4.3.1. Aurora polar é um fenômeno luminoso formado por um brilho intenso observado durante a noite no céu. Ocorre na termosfera e é provocado por partículas provenientes do Sol que se choca com os componentes da termosfera e emitem luz.