América Portuguesa

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
América Portuguesa por Mind Map: América Portuguesa

1. Bandeirantes x Jesuítas

1.1. Os Jesuítas juntamente com a Coroa Portuguesa, assinou em 1570 a Lei sobre a liberdade dos Gentios (índios), que só admitia a escravidão indígena sobre guerra justa.

1.2. Consequências: da Lei: Nordeste: impulsionou o Tráfico Negreiro; São Vicente: expulsão dos Jesuítas do território e o aumento das expedições Sertanistas para conseguir indígenas escravos.

2. Tratados

2.1. Tratado de Madri: foi um tratado assinado em 1750 entre Portugal e Espanha, que determinou novamente as terras pertencentes à Portugal e Espanha na América, expandido o território brasileiro.

2.2. Tratado de Santo Idelfonso: foi assinado em 1777 entre os países Ibéricos, foi criado, pois mesmo com o Tratado de Madri ainda estava havendo guerras por territórios, então esse novo tratado determinou a permanência dos espanhóis na região de Sacramento e cedeu terras na região do Rio Prata para Portugal.

2.3. Tratado de Bagajós: reforçou os limites do Tratado de Madri, estes foram determinados por fronteiras com limites físicos.

3. Crise do Século XVII

3.1. Portugal perdeu o comércio de açúcar, terras na África e rotas do comércio de especiarias. Com isso Portugal entrou em crise, nesse contexto, descobre-se ouro no México e no Peru, posteriormente descobre-se no Brasil, na atual Sabará em Minas Gerais.

3.2. Com a extração de ouro em alta, a Coroa passou a cobrar impostos sobre a mineração, foram estes:

4. Impostos

4.1. Quinto: os Colonos mineradores deveriam dar 20% do ouro para o governo português, esse imposto era controlado pelas Casas de Fundição. Vale ressaltar que essa cobrança gerou conflito, principalmente em Vila Rica, ocasionando a Revolta de Vila Rica, que pedia o fim das Casas de Fundição do território da atual cidade de Ouro Preto, porém essa revolta foi controlada.

4.2. Capitação: imposto cobrado sob o conjunto de bens que o explorador tinha.

4.3. Derrama: foi um imposto cobrado após a extração do ouro entrar em queda, no qual houve uma cobrança sobre os bens de todos os cidadões.

5. Expedições Paulistas

5.1. Objetivos:

5.2. explorar o território;

5.3. buscar indígenas para serem escravos;

5.4. encontrar pedras e metais preciosos.

6. Bandeiras

6.1. O que eram? Eram expedições particulares por pessoas que saiam de São Paulo e da Bahia.

6.1.1. Objetivos: Aprisionar indígenas para utilizar sua mão de obra nas lavouras e engenhos. Vale ressaltar também que eles também buscavam ouro, mas achavam eventualmente em pouca quantidade.

7. Mineração

7.1. Com a descoberta de ouro em Minas Gerais, pessoas de todo lugar foram para lá, logo, a região cresceu muito. Porém, essa região era muito montanhosa, tinha rios etc, o que afetava tanto a mineração, quanto a sobrevivência, uma vez que, não tinha comida para tanta gente. Surge a partir daí os Tropeiros, que eram comerciantes que andavam em mulas, levavam comidas e encaminhavam cartas, estes foram muito importante para uma maior integração do território brasileiro.

7.2. Como foram os paulistas que "descobriam" essa região, eles queriam exclusividade, mas como tinha pessoas de toda parte, os paulistas apelidaram essas pessoas de Emboabas e surgiu vários conflitos, cujo o principal foi a Guerra dos Emboabas. Para acabar com essa guerra que durou de 1708 à 1709, a Coroa tirou o território da Capitania do Rio de Janeiro e pôs sob território da Capitania de São Vicente, atual São Paulo.

8. Arte

8.1. Durante a exploração do ouro, surge aqui o Barroco, que era uma arquitetura inspirada na mineração, um de seus principais artistas foi o escultor Aleijadinho.