AS GRANDES RELIGIÕES

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
AS GRANDES RELIGIÕES por Mind Map: AS GRANDES RELIGIÕES

1. ABRAÂNICAS/MONOTEÍSTAS

1.1. JUDAISMO

1.1.1. CRISTIANISMO

1.1.1.1. ISLAMISMO

1.1.1.1.1. Surgiu no século 6 na Arábia. Seu profeta é Mohammad. Acreditam na palavra literal de Deus ditada no Al-Corão por um arcanjo ao seu profeta. Predominância no oriente médio e África.

1.1.1.2. Fundado pelos seguidores de Jesus de Nazaré no século I d.C. Tem a Bíblia como livro sagrado. Jesus Cristo é a figura central, visto como personificação de um Deus trino. Apresenta 3 ramificações principais o Catolicismo, ortodoxísmo e protestantismo. Com exceção da igreja ortodoxa, as demais com predominância na Europa e e Américas.

1.1.2. Fundado em Israel pelo patriarca Abraão há cerca de 4 mil anos. O seu livro sagrado é a Torá, elucidada na Lei oral. Tem uma visão de Deus estritamente unitária. Seus seguidores estão espalhados pelo mundo mas em número relativamente pequeno. Considerada a religião monoteísta mais antiga.

2. DA ÁSIA ORIENTAL

2.1. CONFUNCIONISMO

2.1.1. TAOÍSMO

2.1.1.1. XINTOÍSMO

2.1.1.2. O termo xinto quer dizer “caminhos dos deuses”. O xintoísmo é a religião nacional do Japão e constitui-se de crenças e práticas religiosas de tipo animista. Não possui fundador específico, livro sagrado, dogmas ou código moral, por se tratar da junção de crenças populares milenares que através de alegorias próprias explica a "criação"do cosmos e a terra por "kamis"- deuses.

2.1.2. O taoísmo surgiu no século II e incorporou alguns dos elementos religiosos mais antigos da China e das e observações da natureza. O taoismo recebe o nome da ideia do Tao, que significa “o caminho“. Acredita que o objetivo final da vida humana é entender essa realidade e aprender a viver em harmonia com ela. Lao Zi é considerado o seu fundador e figura central. Escreveu a obra Tao Te Ching "o caminho da Virtude"., que declara que o Tao é a “fonte” do universo, assim considerado princípio criador, mas não como uma divindade.

2.2. O confucionismo é considerado uma filosofia, ética social, ideologia política, tradição literária e um modo de vida. Compila e organiza antigas tradições da sabedoria chinesa e elabora uma doutrina assumida como oficial na China por mais de 25 séculos. Seu fundador foi Kǒng Fūzǐ.O Confucionismo não tem um único livro sagrado, mas diversas obras que orientam a doutrina. Entre elas estão: Lun Yu, que reúne os ensinamentos de Confúcio, o Mengzi, livro escrito por Mêncius, o segundo sábio do confucionismo, e o Wu Ching, ou os cinco clássicos.

3. INDIANAS

3.1. HINDUÍSMO

3.1.1. BUDISMO

3.1.2. Criado por volta do século VI A.C. por Siddhartha Gautama, intitulado de Buddha. Crenças e práticas baseadas no "Dharma". É estimado que existam 500 milhões de seguidores no mundo.O maior número de seus seguidores encontra-se no oriente em países como Japão, China, Tibete e Tailândia. Acreditam no Carma: lei de causa e efeito. Na reencarnação e no Nirvana, estado de libertação do sofrimento.

3.2. Origem e predominância no subcontinente Indiano. Não há conhecimento de um fundador nem da data de surgimento. Sabe-se que existe a mais de 3,5 mil anos. Sofreu transformações decorrentes à influências de outros povos. É politeísta e acredita no conceito de "darma"- eterna lei. Os Vedas são seus códigos sagrados. Deus principais: Brahama, Shiva e Vixnu.