Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Bioquímica por Mind Map: Bioquímica

1. Ciência que estuda as quatro principais substâncias químicas presentes nos seres vivos (carboidratos, proteínas, lipídios e ácidos nucléicos). Neste estudo observa-se a estrutura química, tipos, função biológica que irão desempenhar, como se comportam num organismo sadio e num doente, entre outros aspectos.

2. Carlos Henrique Fernandes da Silva nº 07

3. Introdução a Bioquímica

4. BASES MOLECULARES DA VIDA

4.1. Macromolécula

4.1.1. Significa uma molécula grande, formada por duas ou mais moléculas unidas. Essa união pode ser realizada por meio de vários tipos de ligações químicas, sendo a ligação de Ponte de hidrogênio a mais abundante e importante no meio bioquímico. As Macromoléculas estudadas são: Carboidratos; Proteínas; Lipídios; Ácidos Nucléicos.

4.2. Ácidos nucléicos

4.2.1. São moléculas que fornecem informações às células. Principal função é de armazenar e transferir informações (responsáveis por todas as funções desempenhadas pelas células e pelas interações intercelulares). Há dois tipos de ácidos nucléicos: Ácido desoxirribonucleico à DNA; Ácido ribonucleico à RNA.

5. Exemplos de carboidratos

5.1. Glicogênio Carboidrato formado pela união de várias moléculas de glicose (monossacarídeo). Função: armazenamento de energia nos animais.

5.2. Amido Carboidrato formado pela união de várias moléculas de glicose (monossacarídeo). Função: armazenamento de energia nos vegetais.

5.3. Sacarose Dissacarídeo formado por uma molécula de glicose e outra de frutose. Presente em alguns vegetais como a cana de açúcar, beterraba, entre outros. Função: também funciona como uma forma de armazenamento de energia para os vegetais, e como uma fonte de energia para os animais e microrganismos.

6. Carboidratos

6.1. Outras denominações: Glicídios, Hidratos de Carbono ou Carbono hidratado. Possuem várias funções sendo que a principal é a de fornecer energia ao organismo do ser vivo. São macromoléculas formadas pela união de monossacarídeos.