Conceito Histórico

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Conceito Histórico por Mind Map: Conceito Histórico

1. Parnasianismo

2. Contexto(final da década de 1870). Ideais anti-românticos: objetividade no trato dos temas; culto a forma. Traços: descrição nítida; visão tradicionalista da forma(metro,rima,ritmo); ideal da impessoalidade=realismo. Mimese pela mimese=arte pela arte.

3. Principais autores: Alberto de Oliveira,Raimundo correia, Olavo Bilac, Francisca Júlia, Vicente carvalho.

4. Alberto de Oliveira: Arte pela arte/tentativa de desfazer-se do compromisso com os níveis da existência(busca a impessoalidade). Concentra-se na reprodução de objetos decorativos; Fidelidade às leis métricas; Fetichismo do objeto; Alheio a problemas nacionais. Obras: Meridionais,Melhores Poemas.

5. Raimundo Correia: Mais"Sensível" ;combinações semânticas e musicais;sensações/sinestesia;pessimismo;cadência pré-simbolistas. Obras: Primeiros Sonhos,Sinfonias,Versos e Versões.

6. Olavo Bilac: Exaltado nacionalismo; Indiferença=viabiliza o trato de diferentes temas como exercício literário; Obras: Via Láctea,Poesias,Alma inquieta,Crítica e fantasia.

7. Francisca Júlia: Fidelidade e rigidez;mais próxima da impessoalidade parnasiana. Obras: Mármores,Esfinges,Alma infantil,Poesias.

8. Vicente de Carvalho: Parnasiano convicto,rigor formal,atitude anti-romântica; Poeta naturista(visão da natureza). Obras: Poemas e Canções.

9. Pré-modernismo

10. O Pré-modernismo não é visto como escola literária,pois apresentava fortes características individuais. Pontos comuns na escrita pré-modernista: Ruptura com o passado- os autores adotaram inovações que rejeitavam a velha literatura. Regionalismo- A realidade rural brasileira exposta sem os traços idealizadores do romantismo. O homem do campo é apresentado de forma chocante. Literatura-denúncia- os livros são em tom de denúncia da realidade brasileira. O Brasil oficial é substituído por um Brasil não oficial(sertão nordestino,caboclos interioranos,realidade dos subúrbios). Contemporaneidade- A literatura relata fatos políticos, situação econômica e social contemporâneos, diminuindo a distância entre realidade e ficção.

11. O momento histórico brasileiro interferiu na produção literária, marcando a transição dos valores éticos do século XIX para uma nova realidade que se desnhava,essencialmente pautada por uma série de conflitos.

12. Guerra de Canudos(1896-1897); Marginalização dos negros recém- libertados; substituição da mão de obra escrava pela de imigrantes; greves operárias em São Paulo,Recife e Rio de Janeiro;Mal.Hermes da Fonseca assume,em 1910,o governo e decreta intervenção em vários estados;guerra do contestado em 1912;primeira guerra mundial(1914-1918);posse de Venceslau Brás na presidência;política do café com leite;greve operária em 1917;fundação do PCB e PC do B em 1922.

13. Principais autores: Euclides da Cunha,Monteiro Lobato,Lima Barreto,Graça Aranha,Augusto dos Anjos.

14. Euclides da Cunha:Trabalhou como engenheiro civil no meio militar. Escreveu Os Sertões,pois testemunhou a Guerra de Canudos como correspondente jornalístico. Positivista,florianista e determinista. Foi o primeiro escritor brasileiro a diagnosticar o subdesenvolvimento do país,diagnosticando os dois Brasis(litoral e sertão). Obras: Os Sertões, Peru versus Bolívia,Castro Alves e seu tempo,Entre os seringais,Contrastes e confrontos.

15. Graça Aranha: foi um escritor e diplomata brasileiro,e um imortal da Academia Brasileira de Letras,considerado um autor pré-modernista no Brasil,sendo um dos organizadores da Semana de Arte Moderna em 1922. Obras: Canaã.

16. Lima Barreto: mestiço humilde,nasceu e morreu no Rio de Janeiro,funcionário público e jornalista,envolveu-se com alcoolismo,duas vezes recolhido ao hospício. Obras: Recordações do Escrivão Isaías Caminha,Triste Fim de Policárpio Quaresma,Clara dos Anjos.

17. Monteiro Lobato: escritor polêmico,criticava o atraso do país,mas se colocou num determinado momento contra o Modernismo. Criticado por preconceito. Escreveu literatura infantil e literatura "para adulto". Colaborou com a imprensa paulista e carioca,investiu no ferro e no petróleo,foi perseguido pela ditadura do Estado Novo. Era apaixonado por pintura,fotografia e artes plásticas. Obras: Urupês,Cidades Mortas,Negrinha.

18. Augusto dos Anjos: Poesia da solidão e da decomposição humano-psicológica. Autor de um único livro,EU,teve influência parnasiana,naturalista e simbolista. Seus principais temas foram a decomposição,o sofrimento,a morte,a podridão e a metafísica.

19. Semana de Arte Moderna de 1922, também chamada de Semana de 22,aconteceu durante três dias,13,15,17 de fevereiro de 1922,no Teatro Municipal em São Paulo. Cada dia da semana foi dedicado a um tema: pintura e escultura,poesia e literatura,e música. No ano de 1922,o Brasil comemorava seu primeiro centenário da Independência e por isso,artistas modernistas desejavam a produção de uma arte essencialmente nacional,que não dependesse dos padrões estrangeiros. Principais Artistas: Literatura,Mario de Andrade,Graça Aranha,Manuel bandeira,Oswald de Andrade e Menotti Del Picchia. Pintura,Anita Malfatti,Di Cavalcanti. Escultura, Vítor Brecheret. Música, Heitor Villa Lobos, Guiomar Novais.

20. Tarsila do Amaral não pode comparecer à Semana de Artes Modernas,pois estava morando na Europa e, por esse motivo não participou do evento. Entretanto,a artista foi um dos principais nomes que tornaram a Movimento Modernista Brasileiro uma realidade.

21. República Velha

22. O início da República: Um Golpe de Estado(15 de novembro de 1889). Queda da Monarquia. Ascensão ao poder dos militares e das oligarquias cafeicultoras.

23. O Governo Provisório de Mal. Deodoro da Fonseca (1889-1891): Extinção das instituições do Império. Instalação da república. Separação Igreja/Estado. Naturalização em massa. Convocação de assembléia Nacional Constituinte.

24. A Constituição Brasileira de 1891: Regime Republicano e Federativo. Três Poderes: Legislativo,Executivo e Judiciário. Voto universal masculino(aberto, e excluía mulheres,padres,soldados,mendigos e analfabetos.

25. O Governo Constitucional de Mal. Deodoro da Fonseca(1891): Março a novembro de 1891. Extrema conturbação política,agravada pelas características comportamentais de Deodoro e pela crise econômica. 3 de outubro de 1891: Deodoro decreta Estado de Sítio,fechamento do Congresso e a prisão de alguns opositores (uma tentativa de Golpe de Estado). Setores do Exército(liderados por floriano Peixoto) e da marinha (o Almirante Custódio de Melo ameaçou bombardear o Rio de Janeiro),evitaram a concretização do Golpe e Deodoro renunciou.

26. O Governo do Mal.Floriano Peixoto(1891-1894): A inconstitucionalidade ou não do mandato. as atitudes fortes e centralistas de Floriano, o "Marechal de Ferro". Revoltas: Revolução Federativa e revolução da Armada.

27. República das Oligarquias (1894-1930). Alguns conceitos: Coronelismo, Voto de Cabresto, Curral eleitoral, Comissão Verificadora de poderes, Política dos governadores,Política do Café com Leite.

28. Simbolismo

29. Antecipa movimentos de vanguarda(modernistas). Reação ao positivismo e ao materialismo;. Simbolismo: movimento de oposição ao pensamento vigente. Valorização do interior humano e de valores transcendentais: O Bem,O Belo,O Verdadeiro,O Sagrado. Contra a objetivação do sujeito;Resgate do símbolo; No Brasil,pouca repercussão.

30. Características: subjetividade-íntimo,interior;Intuição,espiritualidade,místico; anseios,estado da alma; Religião do verbo: musicalidade; sinestesia-mistura de sentidos; referências ao vago,misterioso,místico nebuloso; Poesia existencial.

31. Principais autores: Cruz e sousa,Alphonsus de Guimaraens,Augusto dos Anjos.

32. Cruz e sousa: obras marcadas pelo preconceito racial,pelas dificuldades e pela doença(tuberculose); Dor e sofrimento do negro- sofrimento humano; jogos de sons,sentidos e palavras. Foi o precursor do movimento e é considerado um dos mais importantes autores do Simbolismo. Obras: Broquéis,Missal,Tropos e Fantasia.

33. Alphonsus Guimaraens: pouca variação temática;presença constante da morte da amada;natureza,arte e religião;amor e misticismo. Obras: Dona Mística,Septenário das Dores de Nossa Senhora,Câmara Ardente,Kiriali e Mendigos.

34. Augusto dos Anjos: Poesia da solidão e da decomposição humano-psicológica. Teve influência simbolista,naturalista e parnasiana. Obra: Livro "Eu",formado por 58 poemas.

35. Vanguarda Européia

36. As Vanguardas Europeias foram movimentos culturais que surgiram na Europa durante as duas primeiras décadas do século XX,quando ocorria a Primeira Guerra Mundial(1914-1918),a Revolução Russa(1917),a Belle Époque e uma crise financeira na Europa. As vanguardas eram um conjunto de tendências que se opunham as tendências vigentes da época. As principais características eram: Enfoque na euforia e no pessimismo;Irracionalismo;Negação das formas fixas e do academicismo;crítica às convenções burguesas. Principais movimentos de vanguarda: Futurismo;Cubismo;Dadaísmo;Surrealismo;Expressionismo e Fauvismo.