1. MARX
1.1. CLASSES SOCIAIS: 1)Burguesia - detentores do meio de produção (capitalista) 2)Proletariado - vendem sua força de trabalho em troca de salário 3)Pequena burguesia - abaixo da linha da pobreza.
1.2. MAIS-VALIA: diferença entre o valor produzido e o recebido pelo operário - uma pequena parte produzida pelo no trabalho, sendo todo o resto para os burgueses
1.3. LUTA DE CLASSE: é o conflito entre a burguesia e o proletáriado na fase capitalista, pois o operário iria dar conta da exploração e implataria o socialismo - fase que o governo ia ser mediado por um operário.
1.3.1. Ideologia: remete à compreensão de que as formas de pensar que dominava eram das classes burguesa - ou classe dominante e seria essa única forma correta. Alienação: é perda de sentido no trabalho, ou seja, quando sua função é de parafusar portas de carro quando vê o automovel pronto não reconhece seu trabalho.
2. WEBER
2.1. AÇÃO SOCIAL 1)Racionalidade: -relações a fins -Reção a valores 2)Afetiva: sentimentos 3)Tradicional
2.2. DOMINAÇÃO 1)Carismatico 2)Tradicional 3)Racional Legal
3. EMILE DURKHEIM
3.1. FATO SOCIAL 1)EXTERIORIDADE: É O QUE ESTÁ FORA DA CONSCIÊNCIA 2)GENERALIDADE: TODAS AS MALHAS SOCIAIS ATINGIDAS 3)COERCITIVDADE: EXERCE PRESSÃO SOBRE OS OUTROS
3.2. CÕESÃO SOCIAL: a base social, havendo dois pontos: 1)Sociedade Tradicional - solidariedade mecânica 2)Sociedade Moderna - Solidariedade Orgânica
3.2.1. 1) Exemplo: Povos Tradicionais, que se aliavam de acordo com sua semelhanças e tradição
3.2.2. 2) Exemplo: O que nós une é a necessidade de um para com outro, mesmo sendo totalmente diferente, ou seja, o que nós uné é o trabalho, pois há uma alta complexividade na divisão, sendo cada profissão necessaria ao outro
3.3. ATO INDIVIDUAL X CAUSA SOCIAL
3.3.1. ATO INDIVIDUAl: tem o egoísta: que não tem muitos laços e o altruísta:nega sua individualidade
3.3.2. CAUSA SOCIAL: anômico é ruptura brusca das normas sociais e fatalista são aqueles que sofrem com pressões das normas.