Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
GIMNOSPERMAS por Mind Map: GIMNOSPERMAS

1. As plantas gimnospermas possuem raiz, caule, folhas e sementes. Não existem flores e frutos. Apresentam, ainda, vasos condutores, xilema e floema.

2. No momento da reprodução, as folhas modificam-se e originam os estróbilos masculinos (microstróbilos) e estróbilos femininos (megastróbilo). 

2.1. Nos megastróbilos são produzidos, por meiose, os megásporos. Eles ficam retidos nos megasporângios, onde desenvolvem-se no interior do óvulo e originam o gametófito feminino.

2.2. Nos microstróbilos, os microsporângios produzem, por meiose, os micrósporos. Daí surgem os gametófitos masculinos, onde ficam armazenados no microstróbilo até serem liberados no ar.

3. As gimnospermas são plantas terrestres que possuem sementes, mas não produzem frutos.

3.1. Em geral, essas plantas adaptam-se melhor em climas mais frios e temperados. Acredita-se que existam cerca de 750 espécies de gimnospermas.

4. A estrutura reprodutiva das gimnospermas é o estróbilo, daí a denominação conífera para as gimnospermas.

4.1. Os estróbilos podem ser masculinos ou femininos. Isso permite que as gimnospermas possam ser monóicas ou dióicas. Quando monóicas possuem estróbilos masculinos e femininos. Quando dióicas possuem apenas um dos tipos de estróbilo.