Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Industrialização Brasileira por Mind Map: Industrialização Brasileira

1. 4 etapas:

1.1. 1ª etapa:

1.1.1. Entre 1500 e 1808 a metrópole não aceitava a implantação de indústrias a não ser engenhos. A produção tinha regime artesanal.

1.2. 2ª etapa:

1.2.1. Entre 1808 a 1930 a implantação industrial no Brasil começou a ser permitida, a partir de taxas tributárias sobre as mercadorias importadas, que chegaram a 60% em 1844. Com este fator, o declínio das atividades no campo pelos fazendeiros foi crescendo cada vez mais, que foram emergindo no setor industrial

1.3. 3ª etapa:

1.3.1. Entre o período de 1930 e 1955 houve a evolução dos meios de transporte, facilitando a distribuição dos produtos para várias regiões. Assim, pelo comércio estar evoluindo tanto nas circulações e matéria-prima, ex-cafeicultores começaram a investir muito na indústria e logística. E no ano de 1953, foi fundada uma das maiores empresas estatais: a PETROBRAS.

1.4. 4ª etapa:

1.4.1. De início em 1955, foi promovida a entrada de recursos em forma de empréstimos e investimentos com a fundação de multinacionais. Pelo ingresso dos militares em 1964, o crescimento da dependência econômica, industrial e tecnológica em relação aos países de economias foram ficando mais consistentes.

1.4.2. A progressividade do país se deu por fatores determinantes, e nessa fase qualidade de vida das populações e a economia do país deu um grande estirão positivo.

2. * Um dos principais polos tecnológicos (centros de produção de alta tecnologia) começou a se formar no início da década de 1950, em São José dos Campos, onde foi instalado o Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Voltadas para o desenvolvimento de softwares, soluções para o mercado financeiro e área de saúde, O Porto Digital, criado em 2002, recebeu os investimentos do Governo do Estado de Pernambuco.

3. Após a 2ª Guerra Mundial, o crescimento industrial de São Paulo decorreu especialmente pelo ABCD paulista (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul e Diadema), tendo como base a indústria automobilística estrangeira, durante o governo de Juscelino Kubitschek.

4. O que é?

4.1. A industrialização é o processo de modernização pelo qual passam os meios de produção de uma sociedade. Nesse caso, iremos falar do processo brasileiro e suas etapas.

5. Seu desenvolvimento

5.1. A industrialização no Brasil foi historicamente tardia. Nos últimos trinta anos do século XIX as indústrias no Brasil se desenvolveram a partir de mudanças estruturais de caráter econômico, social e político.

5.2. A expansão do emprego remunerado que gerou o aumento do consumo de mercadorias e a entrada de estrangeiros no país (italianos, alemães, japoneses) que vieram para constituir a mão de obra e contribuir no povoamento, como acontecer na região Sul. A abolição do trabalho escravo também foi motivada.