1. As aulas a distância estão virando realidade em grande escala no Brasil por causa da pandemia de Covid-19. Escolas do Ensino Infantil ao Superior estão usando recursos tecnológicos para manter seus alunos no processo de aprendizagem.
1.1. Antes da crise sanitária do coronavírus, o Brasil tinha cerca de 1.800.000 brasileiros matriculados em alguma modalidade de EAD. Os dados são do censo 2018/2019 feito pela Associação Brasileira de Ensino a Distância, ABED.
2. Pontos Positivos de escolher o Ead.
2.1. • EAD é flexível! • EAD permite trabalhar e estudar de forma mais tranquila • É mais barato fazer EAD! • EAD está presente em quase todas a cidades brasileiras • Conteúdo e interação estão sempre à mão
3. Os cursos a distância têm algumas exigências a mais, se comparados aos presenciais. Como o aluno não terá acesso à infraestrutura da universidade, ele precisa ter um computador atualizado, com configurações mínimas e internet a partir de 2 Mbps para assistir às videoaulas sem pausas e interrupções. Além de acesso ao ambiente de aprendizagem.
4. O Ensino a Distância (EAD) é uma alternativa de ensino que os estudantes têm encontrado para conseguir seu tão sonhado diploma, com horários e turnos de aulas flexíveis. O que ajudou esse modelo de ensino crescer, foi a evolução da transformação digital que o mundo está vivendo.
4.1. O EAD funciona de uma forma prática e simples. A maior parte do curso acontece com auxílio da internet, em um ambiente virtual de aprendizagem, chamado AVA. É nesta sala de aula virtual que o aluno assiste as aulas em vídeo, acessa os conteúdos em texto, realiza as tarefas e exercícios.
5. Pontos negativos do Ead.
5.1. ◦ Dependência constante da conexão da internet ◦ Nem todas as pessoas estão acostumadas com o sistema Ead • Necessidade de maior comprometimento do aluno • Limitação nas discussões: nem sempre há um professor para interagir com os alunos o tempo todo • O processo de aprendizado demora mais para ser concluído devido ao tempo que se espera por retorno e correções;