Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Protistas por Mind Map: Protistas

1. Diplomonadidas e parabasalidas

1.1. Os parabasalídeos são um grupo de protistas flagelados dentro do supergrupo Excavata. A maioria desses organismos forma uma relação simbiótica em animais; Os parabasalídeos são anaeróbicos e não possuem mitocôndrias. Diplomonadida é uma ordem de protozoários da classe Trepomonadea.

2. Amebozoários

2.1. Os protozoários amebóides apresentam extensões fluidas no corpo: os pseudópodes. Os pseudópodes são estruturas utilizadas para capturar alimentos e no grupo dos bentônicos (que vivem no substrato) também servem para a locomoção: o movimento amebóide.

3. Foraminiferos

3.1. São organismos, principalmente marinhos que vivem no sedimento, embora exista algumas especies que vivem em suspensão na água, geralmente apresentam exoesqueleto formados por carbonato de cálcio ou pela aglutinação de areia. Esses organismos deixam amplo registro fóssil.

4. Euglenófitas

4.1. As euglenófitas têm como representante mais conhecido o gênero Euglena, e dele derivou o nome do grupo. As euglenófitas são um grupo de Excavata integrantes do filo Euglenozoa (também chamado de Divisão Euglenophyta na botânica) e classe Euglenoidea, que vivem em água doce.

5. Apicomplexos

5.1. Também chamados de esporozoários, são parasitas caracterizados pela ausência de estruturas especializadas para locomoção. Eles, entretanto conseguem se deslocar por flexões no corpo ou por deslizamentos. , na célula desse organismo possui uma estrutura chamada complexo apical, relacionada ao processo de penetração ou fixação desse parasita na célula do hospedeiro.

6. Diatomáceas

6.1. Vivem em ambientes de água doce ou no mar. São unicelulares ou coloniais fotossintetizantes ponto-final a célula apresenta parede celular rígida denominada frústula ou carapaças, impregnada de compostos de sílica. As diatomáceas não possuem cílios nem flagelo, porém algumas espécies pode apresentar deslocamento por deslizamento utilizando o mecanismo que envolve a eliminação do muco. A reprodução das diatomáceas podem ser assexuada, por divisão binária, ou sexuada, pela formação de gametas.

7. O que é?

7.1. Os protistas são seres vivos unicelulares e eucariontes; portanto possuem núcleo individualizado, envolvido por membrana. Possuem também organelas membranosas diversas. Nesse grupo incluem-se os protozoários e as algas unicelulares.

8. Endossimbiose e evolução dos eucariontes

8.1. As células eucarióticas englobaram-se nas bactérias aeróbicas que deram origem as mitocôndrias, mais tarde, houve um novo evento de endossimbiose, em que o eucarionte que já tinha mitocôndrias teria englobado cianobactérias. Estas deram origem aos cloroplastos. Esses eventos de endossimbiose que deram origem, respectivamente a mitocôndrias e depois cloroplastos são chamados de primário.

9. Cineplastídeos

9.1. São caracterizados pela presença de uma única e grande mitocôndria que, na base flagelo, apresenta uma dilatação onde se encontra grande quantidade de DNA.

10. Ciliados

10.1. São protozoários dotados de cílios, estruturas utilizadas na locomoção e, em alguns casos, na filtragem do alimento. Ocorrem na água doce, no mar e em ambientes terrestres úmidos. Neste grupo encontra-se a a maior diversidade de especies entre os protozoários.

11. Dinoflagelados

11.1. A maioria dos Dinoflagelados vivem no mar, porém existe algumas espécies de água doce. Os dinoflagelados são unicelulares ou coloniais. A forma do corpo é muito variado, mas em geral tem dois flagelos que se dispõe de modo característico: um deles círculo circundam as células, promovendo seu giro como um peão e o outro volta-se para a região posterior das células fazendo com que ela se desloque para a frente.

12. Algas Pardas

12.1. Algas pardas ou feofíceas são principalmente marinhas. Entre elas há representantes de grande porte, conserva de 60 m de comprimento que são conhecidas por kelps chegam a formar extensas florestas aquáticas nas costas frias e temperadas dos continentes. Algumas espécies são apreciados como alimentos, também são usados no preparo de carne, peixes, molhos e sopas. Possuem altos teores de proteína, vitaminas e sais minerais importantes para a dieta humana.

13. Discente: Laura Fernanda Ribeiro Tonette Turma: 2° B Agropecuária