Fascismo Italiano

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Fascismo Italiano por Mind Map: Fascismo Italiano

1. Contexto Histórico

1.1. *A Italia vivia uma profunda crise

1.2. *Industrialização,e a modernização da economia estava lenta

1.3. *migrantes procuravam trabalho nas indutrias

1.4. *Aumento do desemprego nas cidades industriais

1.5. *a Itália se declarou inimiga da Alemanha e entrou na Primeira Guerra Mundial em 1915.

1.6. *a crise socioeconômica se aprofundou no pós-guerra.

1.7. *Iniciou movimento facista

2. Fascismo

2.1. *governo autocrático

2.2. *Defende a superioridade dos conceitos de nação, Estado e raça.

3. Governo de Mussolini.

3.1. Entre 1922 e 1924, Benito Mussolini governou de forma conciliatória, que não agradou a muitos dos membros do Partido Nacional Fascista, que queriam a ditadura.Em janeiro de 1923, as milícias fascistas foram transformadas na Milícia Voluntária de Segurança Nacional, e também o Grande Conselho Fascista que se reunia as escondidas. Em 1924 ocorreram eleições parlamentares na Itália, depois de uma ampla reforma eleitoral.Em meio a espancamentos e fraudes, os fascistas e seus aliados conseguiram 2/3 das cadeiras do Parlamento. Numa das primeiras sessões do novo Congresso, em maio de 1924, o deputado socialista Giacomo Matteotti fez um discurso apresentando provas das inúmeras fraudes. Dias depois foi sequestrado, e só em agosto seu corpo foi encontrado.

4. Diversos grupos antifascistas lançaram manifestos culpando Mussolini pelo assassinato do deputado Matteotti, o que só fez aumentar a violência.Em janeiro de 1925, Mussolini discursou diante da Câmara dos Deputados, assumindo a responsabilidade por todos os acontecimentos passados.Entre 1925 e 1926, com o apoio do rei, dos industriais, do Exército e da Marinha, Mussolini promoveu uma ampla perseguição política, iniciando a ditadura

5. A Ditadura

5.1. *A partir de 1925 a economia passou a ser firmemente controlada pelo Estado,os prefeitos das cidades passaram a ser nomeados pelo rei. *A censura foi ampliada. *Em abril de 1926 uma nova legislação trabalhista foi criada.Em cada corporação, empresários e empregados tinham o mesmo direito.A negociação de fato não acontecia, mas era uma tentativa de suprimir a luta de classes através do modelo corporativista fascista.

6. Tratado de Latrão (1929)

6.1. 1. A Santa Sé teria sua soberania política dentro do Estado do Vaticano, ao mesmo tempo que reconheceria o Estado Italiano;

6.2. 2. A Itália indenizaria o Vaticano pelos danos causados durante as guerras de unificação;

6.3. 3. A religião católica seria a religião oficial do Estado Italiano, sendo ensinada obrigatoriamente em todas as escolas.

7. Mílicias

7.1. *foram fundados diversos "fascios"

7.2. *primeira expressão: milícias paramilitares, os Camisas Negras

7.3. *Os Camisas Negras atacavam sindicatos, jornais e movimentos políticos, espancavam grevistas, intelectuais críticos ao fascismo, membros das ligas camponesas e de qualquer outro grupo que se manifestasse de forma contrária ao ideal fascista

7.4. *Em 1921, os "fascios" foram responsáveis pelo assassinato de cerca de 600 italianos.seu principal objetivo era humilhar seus inimigos e não matá-los

8. Em novembro de 1921, Mussolini transformou o movimento fascista no Partido Nacional Fascista, que propunha o fim do liberalismo. Segundo Mussolini, a forte censura e a propaganda de Estado garantiriam uma sociedade coesa em torno dos interesses comuns. Mussolini era um líder carismático que contagiava as multidões. Seus discursos inflamados acalentavam tanto a classe média, que sofria com a recessão pós-guerra, como as elites industriais.

9. Chegada ao Poder

9.1. Em 24 de outubro de 1922, os fascistas passaram a exigir publicamente a chefia do governo.

9.2. Os líderes do PNF organizaram uma demonstração de força: o desfile de milhares de Camisas Negras pelas ruas de Roma, que ficou conhecida como Marcha de Roma.

9.3. O primeiro-ministro, tentou convencer o rei a declarar estado de sítio.

9.4. Com o apoio de empresários, militares e diversos juízes, o rei convocou Mussolini - que compareceu à presença do rei vestindo a camisa negra do fascismo - para assumir o governo.

10. Em setembro de 1919, o Fascio de Combate apoiou a invasão de Dalmácia

11. Fascio de Combate

11.1. *Benito Mussolini, conhecido jornalista e agitador político, um dos fundadores

11.2. *Fundado em Milão em março de 1919

11.3. *Nas palavras do próprio Mussolini: "Não temos uma doutrina pronta; nossa doutrina é a ação

11.4. *Em junho de 1919 foi publicado o programa oficial do movimento, e algumas de suas reivindicações eram: jornada de trabalho de 8 horas; sufrágio universal extensivo às mulheres; representação proporcional no Parlamento; abolição do Senado do Reino; formação de uma milícia que atuasse paralelamente ao Estado; e maior atuação da Itália no cenário internacional.

11.5. *Somente as duas ultimas propostas seriam levadas a cabo, pois o fascismo controlaram a Itália, pois o Fascio de Combate era, na realidade, um grupo de pessoas que tinham formações políticas e opiniões diferentes sobre o futuro da Itália.