Realismo e naturalismo europeu e brasileiro

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Realismo e naturalismo europeu e brasileiro por Mind Map: Realismo e naturalismo europeu e brasileiro

1. O realismo nasceu no século XIX logo após o romantismo, um fato que marcou o realismo foi a insatisfação da elite intelectual com relação ao clero e monarquia, foi um movimento voltado à questões políticas, sociais e culturais. Na Europa um fator histórico muito importante foi a revolução industrial, acrescentando o pensamento científico e doutrinas filosóficas e sociais.

1.1. Principais características do realismo europeu : Contradição ao romantismo; objetivismo e cientificismo; racionalismo; materialismo e negação dos sentimentos; reação a monarquia e clero; preocupação com o presente e a sociedade do período; preocupação com o intelecto;

1.1.1. Principais autores e obras da Europa: -Antero de Quental; - Eça de Queirós: O primo Basílio.

1.2. Principais características do realismo no Brasil: A escola literária buscava por uma abordagem objetiva da realidade e temas sociais; reagem negativamente ao subjetivismo do romantismo; prosa: romance social e psicológico; aponta os defeitos da sociedade; fiel a realidade; a literatura deixa de ser objeto de distração e começa a preocupar-se com a crítica à sociedade e instituições; escancarado os preconceitos e sexualidade da burguesia; linguagem clara, direta e objetiva.

1.2.1. Principais autores e obras do realismo no Brasil: - Machado de Assis: Memórias póstumas de Brás cubas; - Aluísio de Azevedo.

2. O naturalismo é uma ramificação do realismo, traz características parecidas com o realismo porém trabalha com outra classe social, com foco na classe operária, assim como no realismo, é oposto ao romantismo, nasceu no século XIX na França, o naturalismo é mais instintivo/animalesco, científico, político e social,

2.1. Características do naturalismo europeu: Personagens pertencentes à classe operária; radicalização do realismo; homem instintivo; aborda exageradamente temas considerados tabus na sociedade como: prazeres carnais, sensualismo, erotismo, etc; o naturalismo quer trazer o choque na sociedade daquela época.

2.1.1. Principais autores e obras do naturalismo europeu: - Eça de Queirós: O mistério da estrada de Sintra; - Francisco Teixeira de Queirós: Os meus primeiros contos.

2.2. Características do naturalismo brasileiro: o Marco inicial foi em 1881; consiste em um realismo exagerado; animalesco; linguagem coloquial; observação da realidade; retrata o objetivo da sociedade; evolucionismo, cientificismo e positivismo muito presentes no naturalismo brasileiro; descrição detalhada do ambiente e personagens; problemas humanos e sociais: patologia psíquica e física; capitalismo em ascensão; revolução industrial; classe operária; abolição da escravatura 1888; liberdade.

2.2.1. Principais autores e obras do naturalismo brasileiro: - Aluísio de Azevedo: o cortiço - Raul Pompeia: o ateneu