Reino Protista (1)

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Reino Protista (1) por Mind Map: Reino Protista (1)

1. Definição : Estão neste reino os protozoários e as algas (unicelulares e pluricelulares), incluem organismos eucariontes, autótrofos e heterótrofos. Algas

2. Características: São seres fotossintetizantes que vivem em ambiente aquático ou terrestre úmido, com espécies uni e pluricelulares, com presença de cloroplastos (organela essencial à fotossíntese) e que não apresenta organização complexa do corpo.

3. Classificação: O grupo das algas é muito diversificado e apresenta grande variedade de formas, cores e tamanhos. Os cientistas costumam dividir as algas em seis grupos, tomando por base os pigmentos presentes nos plastos, o tipo de substância de reserva, e a estrutura da parede celular.

4. Tipos de algas unicelulares e suas estruturas: CHRYSOPHYTA (DIATOMÁCEAS): São algas douradas e possuem como pigmentos predominantes, a xantofila e o caroteno. A parede celular é formada basicamente por celulose e pectina. EUGLENOPHYTA: Algas unicelulares desprovidas de paredes celulósicas e típicas de ambiente de água doce. São flageladas e, portanto, possuem mobilidade própria. Como seres unicelulares, dulcícolas e desprovidos de paredes rígidas, sobrevivem graças à presença do vacúolo pulsátil ou vacúolo contrátil, estrutura que expele o excesso de água que a célula absorve do meio por osmose. PYRROPHYTA (DINOFLAGELADOS):As pirrófitas são algas unicelulares e representam importantes elementos do fitoplâncton marinho. São providas de flagelos e emitem a bioluminescência, muitas vezes observada na água do mar. Dinoflageladas FITOPLÂNCTON – organismos produtores, representados principalmente pelos dinoflagelados e diatomáceos; ZOOPLÂNCTON – organismos consumidores, isto é, heterótrofos, representado principalmente pelos protozoários, pequenos crustáceos e larvas de muitos invertebrados e de peixes.

5. Tipos de reprodução: Pode ser ASSEXUADA por DIVISÃO BINÁRIA (maioria), onde a célula cresce até determinado tamanho, o DNA se duplica e a célula se divide ao meio, originando dois novos indivíduos; DIVISÃO MÚLTIPLA (nos esporozoários), onde a célula multiplica seu núcleo várias vezes por mitose antes de se fragmentar em inúmeras pequenas células. E sexuada por conjugação troca ou transferência de material genético entre duas células, organismos ou bactérias normalmente com o objetivo da reprodução, continuando os dois organismos a existir separadamente, como acontece nas bactérias e nos fungos.

6. Protozoários Tipos de protozoários e suas estruturas: SARCODINA (OU RIZÓPODES): São protozoários que se locomovem por pseudópodes (movimento ameboide) que também são utilizados para a captura de alimento (partículas sólidas – fagocitose). FLAGELLATA (OU MASTIGOPHORA): Locomovem-se por meio de flagelos, que são filamentos que aparecem em número variável (de um a quatro). Esses seres são os mais primitivos e é provável que tenham surgido de algas unicelulares que perderam os cloroplastos. CILIOPHORA: Locomovem-se por meio de cílios, que são estruturas menores e mais numerosas que os flagelos. São os mais complexos e uma característica importante dos ciliados em geral é a presença de dois núcleos: o macronúcleo (regula as atividades do metabolismo celular) e o micronúcleo (participa da reprodução). SPOROZOA: São parasitas que não apresentam nenhuma forma de estrutura locomotora. Obtém seus alimentos por absorção direta dos nutrientes dos organismos que parasitam.

7. Características: Todos são heterótrofos, até mesmo a organização intracelular. São unicelulares, a grande maioria são respectivos do habitat aquático, água doce ou salgada, temos também espécies que vivem no lodo e na terra úmida. São causadores de doenças a animais e ao homem.

8. Classificação: A classificação dos diferentes filos de protozoários baseia-se na presença e no tipo de estrutura utilizada na locomoção.