TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS por Mind Map: TIPOS DE ESTUDOS EPIDEMIOLÓGICOS

1. Intervencionais

1.1. Ensaio Clínico Randomizado

1.1.1. É um estudo prospectivo que compara duas ou mais investigações e/ou um placebo. É o padrão ouro para determinar a eficácia de intervenção.

1.2. Ensaio de Campo

1.2.1. É semelhante ao ensaio clínico, a diferença consiste na amostra pois no ensaio clínico a análise do efeito é baseada nos doentes, e no ensaio de campo analisa-se o efeito em pacientes sadios. Sua vantagem é que os dados são coletados na população em geral, porém é mais caro e com maior duração.

1.3. Ensaio Comunitário

1.3.1. Envolve a intervenção em uma comunidade ao invés de intervenções individuais. Avalia a eficácia de promoções primárias em saúde que buscam modificar fatores de risco. Como limitação possui a dificuldade de limitar a comunidade.

1.3.1.1. Referencias Bibliográficas: Bonita R, Beaglehole R, Kjellstrom T. Epidemiologia Básica. 2ª ed. São Paulo: Grupo. Editorial Nacional; 2010.

2. Observacionais

2.1. Descritivos

2.1.1. Relato de Caso

2.1.1.1. Até 3 casos confirmados

2.1.2. Série de Caso

2.1.2.1. 3 a 10 casos confirmados

2.2. Analíticos

2.2.1. Transversal

2.2.1.1. Nesse estudo ,"causa" e "efeito" são detectados simultaneamente, somente a análise dos dados permite identificar os grupos de interesse sejam eles expostos" ou "não expostos","doentes"e "sadios"de modo a investigar a associação entre exposição e doença .

2.2.2. Caso-controle

2.2.2.1. Nos estudos caso-controle, primeiramente, identificam-se indivíduos com a doença(casos) e, para efeito de comparação, indivíduos sem a doença (controles). Partem do efeito (doença) para a investigação da causa (exposição).

2.2.3. Coorte

2.2.3.1. Identifica-se a população de estudo e os participantes são classificados em expostos e não expostos a um determinado fator de interesse . A exposição à doença precede o desenvolvimento da doença. EXPERIMENTAIS

2.2.4. Ecológico

2.2.4.1. Comparativo entre ocorrência da doença/condição relacionada à saúde e a exposição de interesse entre agregados de indivíduos (populações de países, regiões ou municípios, por exemplo) para verificar a possível existência de associação entre elas