Princípios Contábeis
por Alexandre Fromholz Pimenta
1. 7- DA PRUDENCIA
1.1. Determina a adoção do menor valor para os componentes do ATIVO e do maior para os do PASSIVO, sempre que se apresentem alternativas igualmente válidas para a quantificação das mutações patrimoniais que alterem o Patrimônio Líquido.
2. 4- DO REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL
2.1. Determina que os componentes do patrimônio devem ser inicialmente registrados pelos valores originais das transações, expressos em moeda nacional.
3. 6- DA COMPETENCIA
3.1. Determina que os efeitos das transações e outros eventos sejam reconhecidos nos períodos a que se referem, independentemente do recebimento ou pagamento. Parágrafo único. O Princípio da Competência pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas.
4. 5- DA ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA
4.1. Os efeitos da alteração do poder aquisitivo da moeda nacional devem ser reconhecidos nos registros contábeis mediante o ajustamento da expressão formal dos valores dos componentes patrimoniais. (Revogado pela Resolução CFC nº. 1.282/10)
4.1.1. (Revogado pela Resolução CFC nº. 1.282/10)