FORÇAS INTERMOLECULARES: As Forças Intermoleculares são interações que temos entre uma molécula e...

Forças Intermoleculares

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
FORÇAS INTERMOLECULARES: As Forças Intermoleculares são interações que temos entre uma molécula e outra. por Mind Map: FORÇAS INTERMOLECULARES: As Forças Intermoleculares são interações que temos entre uma molécula e outra.

1. 1. Força Intermolecular Dipolo Induzido: é uma interação que acontece entre moléculas apolares (molécular cujo o polo resultante é igual a zero) e é o único tipo de atração entre essas moléculas. Aqui, ocorre a indução da formação desse dipolo inexistente nessa molécula apolar, nisto, se formam os dipolos. A interação ocorre da seguinte forma: as moléculas se aproximam, e como suas nuvens eletrostáticas tem uma carga negativa sendo predominante, elas irão se repelir e ocorre uma repulsão eletrônica, que faz com que essas nuvens eletrônicas se distorçam, levando a polarização. O lado onde ocorreu essa polarização fica com uma deficiência de elétrons e fique com uma carga positiva parcial. Isso forma a interação entre essas moléculas, por uma ter um polo positivo, enquanto a outra molécula tem seu polo parcialmente positivo (os opostos se atraem)

2. 3. Força Intermolecular Íon-dipolo: acontece uma interação muito forte entre um composto iônico + composto polar (interação particular). Ela acontece quando uma ligação iônica interage com uma ligação covalente (dipolo permanente). Ela ocorre de forma que: ocorre uma dissociação iônica, onde os íons serão envolvidos por moléculas de água (H2O) - processo chamado de SOLVATAÇÃO - e ocorre a interação íon-dipolo. O polo positivo do composto iônico interage com o polo negativo da água (O) e o polo negativo da molécula polar interage com os polos positivos da água (H). Essas forças são de tamanha intensidade que geram como consequência, as propriedades coligativas.

3. 2. Força Intermolecular Dipolo Permanente: ocorre entre moléculas polares (polar resultante é diferente de zero), é considerada uma interação de força intermediária e pode ser chamadas de ligações dipolo-dipolo. Além disso, nesse tipo de ligação, as moléculas polares interagem de maneira que os polos opostos sejam preservados. Ela ocorre de maneira que, como a molécula já é polar (com polos positivo e negativo), ela não precisa passar pelo processo de polarização como o Dipolo Induzido. Com esse processo de polarização já sendo existente, as moléculas se aproximam e ocorre essa interação entre moléculas, pois o polo parcialmente positivo se aproxima do polo parcialmente negativo (os opostos se atraem)

4. 2.1: Ligação de Hidrogênio: ocorre por Dipolo Permanente e se destaca mais, por não ser comum e ser mais forte que os demais. Sendo assim, é quando tem um hidrogênio (H) ligado a: Flúor (F) ou Oxigênio (O) ou Nitrogênio (N). Ela é mais intensa pois devido a maior polaridade de suas moléculas, torna-se um dipolo permanente mais intenso, mais forte que o normal. O polo positivo de qualquer molécula sempre será no átomo menos eletronegativo e, o polo negativo sempre no átomo mais eletronegativo. O polo positivo interage com o polo negativo (interação).