Corte portuguesa no Brasil

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Corte portuguesa no Brasil por Mind Map: Corte portuguesa no Brasil

1. Revolução Pernambucana

1.1. Quando: Ocorreu no ano de 1817

1.2. Causa: - Insatisfação popular com a chegada e funcionamento da corte portuguesa no Brasil, desde o ano de 1808. -Insatisfação com impostos e tributos criados no Brasil por D. João VI a partir da chegada da corte portuguesa ao Brasil. -Influência dos ideais iluministas, principalmente os que criticavam duramente as estruturas políticas da monarquia absolutista.

1.3. Desfecho: Preocupado com a possibilidade de ampliação da revolta para outras províncias, D.João VI organizou uma forte repressão militar contra os rebeldes de Pernambuco. As tropas oficiais cercaram Recife. Os embates duraram 75 dias, resultando na derrota dos revoltosos. Os líderes foram presos e condenados à morte.

1.4. Envolvidos: Os grandes nomes da Revolução Pernambucana foram Domingos José Martins, José Barros Lima, Padre João Ribeiro e Cruz Cabugá, entre outros.

2. Rio de Janeiro- Capital real

2.1. A cidade do Rio de Janeiro sofreu uma grande transformação no século de XIX: bairros se tornaram suntuosos, ruas foram pavimentadas, construção de grande hospital, escolas para filhos da elite, e outras.

3. A Família Real no Brasil

3.1. A vinda da família real para o Brasil foi resultado da guerra travada entre França e Reino Unido durante o período napoleônico. Ocorreu pela recusa de Portugal em obedecer as ordens da França e aderir ao Bloqueio Continental, instituído com o objetivo de prejudicar os ingleses, em 1806.

4. O Retorno de Dom João VI

4.1. A volta de D. João à Portugal ocorreu em 1821, como consequência direta da Revolução do Porto de 1820 e da convocação das Cortes, que idealizavam o retorno da família real e da Corte portuguesa, esta última entendida como o conjunto de órgãos públicos responsáveis pela administração do Estado.

5. As Primeiras Medidas no Brasil

5.1. A introdução de estabelecimentos de Ensino Superior, o Tratado de Navegação e Comércio e a transferência da capital do Império Português para o Rio de Janeiro foram as principais medidas tomadas por Dom João que encaminharam o Brasil ao processo de independência.