Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
MICRONUTRIENTES por Mind Map: MICRONUTRIENTES

1. Carência

1.1. Vitamina A: cegueira evitável na infância, alterações no crescimento, maior predisposição a infecções, alterações cutâneas (xerose, hiperceratose folicular) e oculares.

1.2. Vitamina D: hipocalcemia, hipofosfatemia, tetania, osteomalácia e raquitismo.

1.3. Vitamina K: dificuldade para coagulação sanguínea.

1.4. Ferro: anemia ferropriva, apatia, astenia, atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e cognitivo, retardo do crescimento pôndero-estatural e maior suscetibilidade a infecções.

1.5. Zinco: imunossupressão, alterações neurossensoriais, anorexia, atraso no crescimento e desenvolvimento, redução dos níveis séricos de testosterona, letargia, pele áspera e espessa, dificuldade de cicatrização, retardo na velocidade de crescimento e da maturação sexual e acrodermatite enteropática.

2. Fontes alimentares

2.1. Vitamina A: encontrado em alimentos de origem animal na forma de retinol (leite humano, fígado, gema de ovo e leite de vaca) e de origem vegetal na forma de provitamina A (vegetais folhosos verdes escuros, vegetais amarelos e frutas amarelo-alaranjadas, óleos e frutas oleaginosas, como buriti, pupunha, dendê e pequi).

2.2. Vitamina D: vitamina D2 (obtida pela irradiação ultravioleta do ergosterol vegetal e em produtos comerciais), vitamina D3 (resultado da transformação não-enzimática do precursor 7-DHC existente na pele dos mamíferos, pela ação dos raios ultravioleta), e o 7- DHC (disponível para consumo em óleo de fígado de bacalhau, atum, cação, sardinha, gema de ovo, manteiga e pescados gordos, como o arenque).

2.3. Vitamina K: vitamina K1 (filoquinona), obtida em vegetais verdes, folhosos, tomate, espinafre, couve-flor, repolho e batata; vitamina K2 (menaquinona), sintetizada pelas bactérias intestinais; e a vitamina K3 (menadiona), obtida de forma sintética.

2.4. Ferro: carnes vermelhas e vísceras (boa disponibilidade), leguminosas e verduras de folhas verde-escuras (baixa biodisponibilidade) e por meio da reciclagem de hemácias senescentes.

2.5. Zinco: carne bovina, frango, peixe, laticínios, camarão, ostras, fígado, grãos integrais, castanhas, cereais, legumes e tubérculos.

3. Principais propriedades

3.1. Vitamina A: lipossolúvel, encontrado em alimentos de origem animal na forma de retinol e de origem vegetal na forma de provitamina A.

3.2. Vitamina D: sintetizada na pele humana a partir do 7-DHC, por ação dos raios ultravioleta. No máximo 10% é proveniente de dieta.

3.3. Vitamina K: atua como cofator para a carboxilação de resíduos específicos de ácido glutâmico para formar o ácido gama carboxiglutâmico, aminoácido presente nos fatores de coagulação e que se apresenta ligado ao cálcio, podendo regular a disposição do elemento cálcio na matriz óssea como parte da osteocalcina.

3.4. Ferro: vital para a homeostase celular, é essencial para o transporte de oxigênio, metabolismo energético e a síntese de DNA. Atua como um cofator para enzimas da cadeia respiratória mitocondrial e na fixação do nitrogênio.

3.5. Zinco: segundo micromineral mais abundante do corpo humano, transportado e utilizado de forma rápida sem submeter o organismo a ações oxidativas prejudiciais.

4. Benefícios

4.1. Vitamina A: atua no crescimento infantil, no desenvolvimento cognitivo, no funcionamento adequado do processo visual, na diferenciação celular, na integridade do tecido epitelial, na proteção contra o estresse oxidativo, na reprodução e no sistema imunológico.

4.2. Vitamina D: regula a fisiologia osteomineral, em especial o metabolismo do cálcio; modula a autoimunidade e síntese de interleucinas inflamatórias; controle da pressão arterial; e regulação dos processos de multiplicação e diferenciação celular, essencial para o crescimento infantil e aquisição de massa óssea.

4.3. Vitamina K: homeostase, metabolismo ósseo e crescimento celular.

4.4. Ferro: síntese da hemoglobina nos eritroblastos, da mioglobina nos músculos e dos citocromos no fígado.

4.5. Zinco: regeneração óssea e muscular, desenvolvimento ponderal, maturação sexual, síntese proteica, auxílio ao metabolismo (de DNA, RNA, carboidratos, lipídios e energético), atuação enzimática, sistema imunológico, função regulatória e fator de crescimento.