Período Colonial – 1530 a 1822

Mapa mental do periodo colonial , feito pelo aluno Victor Gabriel do M2TR03

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Período Colonial – 1530 a 1822 por Mind Map: Período Colonial – 1530 a 1822

1. Contexto histórico e ocupação. O marco inicial do Brasil Colônia foi o momento em que D. João III encaminhou Martim Afonso de Souza, em 1530, para realizar uma expedição colonizadora no litoral brasileiro.

2. ∙ Mapa das Capitanias Hereditárias Capitanias A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral.As capitanias hereditárias surgiram por ordem do rei português D. João III, no ano de 1534, sendo a primeira divisão territorial e administrativa implantada pelos portugueses na América Portuguesa.Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados.

3. . Governo geral O Governo-Geral foi um modelo administrativo implantado pela Coroa de Portugal na América Portuguesa a partir de 1548. Seu objetivo era centralizar a administração da Colônia. ... O objetivo do Governo-Geral era promover a centralização administrativa da Colônia como forma de torná-la mais lucrativa.

4. ∙ Invasões holandesas As invasões holandesas no Brasil ocorreram quando os holandeses ocuparam territórios no Nordeste brasileiro no século XVII. Os holandeses procuraram construir sua própria colônia na América ao se apropriar de uma das principais praças produtoras de açúcar da América Portuguesa. A expulsão dos holandeses aconteceu por meio da mobilização popular contra os holandeses motivada pela Guerra de Restauração, que teve início em 1640.

5. Ciclo do Açúcar O ciclo do açúcar, também referido como ciclo da cana-de-açúcar, foi um período da história do Brasil Colônia compreendido entre meados do século XVI e meados do século XVIII. O açúcar representou a primeira grande riqueza agrícola e industrial do Brasil e, durante muito tempo, foi a base da economia colonial.

6. Reformas Pombalinas Entre 1750 e 1777, Sebastião José de Carvalho, o Marquês de Pombal, estabeleceu uma série de reformas modernizantes com o objetivo de melhorar a administração do Império português e aumentar as rendas obtidas através da exploração colonial.

7. O ciclo do ouro teve início quando bandeirantes encontraram minas de ouro no estado de Minas Gerais, Mato Grosso e Goiás. No século XVII, o bandeirante paulista Fernão Dias Paes Leme (1608 – 1681) partiu do estado de São Paulo com seus adeptos, para procurar prata e esmeraldas na região de Sabará – Minas Gerais.

8. . Escravidão indígena A escravidão indígena existe desde os primórdios da colonização portuguesa no Brasil, sobretudo entre os anos de 1540 até 1570. Trata-se de uma alternativa à mão de obra africana durante todo o período do Brasil Colônia.

9. Revoltas Nativistas Entre as maiores rebeliões nativistas destacamos a Revolta de Beckman (1684), a Guerra dos Emboabas (1708), a Guerra dos Mascates (1710) e a Revolta de Filipe dos Santos (1720). As revoltas nativistas revelam a insatisfação dos colonos com alguns pontos do pacto colonial.

10. Escravidão Africana e Resistencia Negra A resistência dos escravos foi uma resposta à escravidão que foi uma instituição presente na história do Brasil ao longo de mais de 300 anos. A sociedade brasileira foi construída pela utilização dos trabalhadores escravos, indígenas ou africanos. A escravidão no Brasil foi uma instituição vil e cruel que explorava brutalmente o trabalho de indígenas e africanos.

11. Classes sociais do período Faz parte da linha cronológica brasileira o alto índice de estratificação social, não sendo mérito apenas da sociedade moderna, mas também da colonial. A cana-de-açúcar ocupava o posto de produto mais produzido, sendo o «carro-chefe» das grandes propriedades. Como o dinheiro girava em torno da produção agrícola, a maior parte da população se concentrava na zona rural. As condições de trabalho eram ainda piores no meio mineralógico, os negros desempenhavam suas funções em meio a situações precárias. Trabalhavam em meio à água ou atolados no barro no interior das minas; muitos devido ao longo tempo dentro da água e abaixados nas minas acabavam falecendo por hipotermia ou com membros atrofiados.

12. SOMENTE ESSE TOPICO ESTA ERRADO. DEVE ESCREVER SOBRE OUTRAS PRODUTOS AGRÍCOLAS E PATORIS PRODUZIDOS ALÉM DA CANA DE AÇÚCAR... Junto a esta diversificação surge o primeiro grande cultivo agrícola introduzido em larga escala no país, a cana-de-açúcar no Nordeste brasileiro. ... Após o declínio do café em São Paulo, o Estado viu na diversificação de culturas a oportunidade de manter sua produção agrícola.