CONCEITOS & APLICAÇÕES

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
CONCEITOS & APLICAÇÕES por Mind Map: CONCEITOS         &         APLICAÇÕES

1. Pode ser feita por meio de agentes físicos e químicos.

1.1. Agentes Físicos Entre os métodos físicos de controle microbiano em áreas de produção alimentícia incluem-se o calor, nas formas de ar quente, água quente, vapor e radiações, particularmente a radiação ultravioleta.

1.2. Agentes Químicos Para a sanificação, encontra-se disponível um grande número de marcas comerciais de compostos à base de cloro, iodo, quaternários de amônio, ácido peracético, peróxido de hidrogênio, clorexidina, entre outros.

2. HIGIENE

2.1. Visa à preservação da saúde e ao estabelecimento das normas e preceitos para prevenir as doenças.

2.2. Higiene consiste em um conjunto de regras e técnicas referentes à preservação da qualidade e segurança dos produtos e a prevenção de contaminação nos produtos de origem animal, através da limpeza, desinfecção e conservação de instrumentos, espaços e objetos.

2.3. Promove a remoção de resíduos orgânicos e minerais aderidos às superfícies, constituídos principalmente por proteínas, gorduras, carboidratos e minerais e pode ser definida como o processo de remoção das contaminações visíveis da superfície.

2.4. A Higiene do trabalho ou Higiene Ocupacional, são atividades da segurança do trabalho para prevenir contaminações e garantir a integridade do produto final.

2.5. A sua aplicação visa a proteção da integridade física e nutritiva dos alimentos.

3. SANIFICAÇÃO

3.1. Procedimento aplicado a objetos inanimados e instrumentos utilizados nos segmentos de preparação de produtos agropecuários em que há a destruição de microrganismos a níveis considerados seguros, garantindo segurança e baixa taxa de contaminação por vírus, bactérias ou fungos.

3.2. A sanificação é a última etapa de um fluxograma de higienização, tendo por objetivo a eliminação de micro-organismos patogênicos e a redução dos deteriorantes até níveis considerados seguros, nas superfícies de equipamentos e utensílios.

3.3. Ato ou efeito de sanificar

4. Para assegurar a qualidade e segurança dos produtos finais, é fundamental a adoção de programas bem elaborados de higienização, sanitização e sanificação.

5. As boas práticas de sanitização, bem como equipamentos de altos desempenho e qualidade, garantem um controle de patógenos ao longo do processo.

6. Aplica- se nas diversas áreas da agropecuária as práticas de higiene, sanitização e sanificação; em frigoríficos, clinicas veterinárias, ordenhadeiras, hortaliças, bovinocultura, avicultura ou suinocultura.

7. Todos os locais onde há circulação de pessoas devem ser sanitizados.

7.1. SANITIZAÇÃO

7.1.1. Segundo a Resolução nº 14 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), a RDC 14/2007, a sanitização consiste em reduzir microrganismos críticos para saúde pública em níveis considerados seguros.

7.1.2. Conjunto de procedimentos higiênico-sanitários visando garantir a obtenção de superfícies, equipamentos e ambientes com características adequadas de limpeza e baixa carga microbiana residual.

7.1.3. O foco não é apenas “deixar limpo”, mas garantir a biossegurança do ambiente sanitizado.

7.1.4. Sanitização advém de sanidade, que, em amplo sentido, significa ordem perfeita de funcionamento.

7.1.5. Mais apropriada à indústria alimentícia e prevê o uso de sanitizantes específicos, que eliminam níveis de componentes microbiológicos.

7.1.6. É um serviço de DESINFECÇÃO, com ações integradas que possuem ALTO PODER contra VÍRUS, bactérias e fungos.

7.1.7. A sanitização consiste basicamente no uso de melhores práticas e equipamentos a fim de reduzir o risco de contaminação de determinado produto.

8. O CALOR é o melhor desinfetante e mais antigo e comum método utilizado para destruição de micro-organismos em superfícies que entram em contato com alimentos.