ADAPTAÇÕES CELULARES AO ESTRESSE

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
ADAPTAÇÕES CELULARES AO ESTRESSE por Mind Map: ADAPTAÇÕES CELULARES AO ESTRESSE

1. Hipertrofia: Aumento quantitativo dos constituintes e das funções celulares com aumento volumétrico das células e dos órgãos atingidos. Fisiológica; útero na gravidez. Patológica; aumento do coração devido hipertensão.

2. Fisiológicas: As células respondem a estimulações normais de hormônios e mediadores químicos internos. Ex: Útero na gravidez.

3. PRINCIPAIS TIPOS DE ADAPTAÇÕES: 1. Hipertrofia; 2. Hiperplasia; 3. Atrofia; 4. Metaplasia

4. Hiperplasia: Aumento do número de células de um órgão ou parte deles por aumento da taxa de replicação celular. Fisiológica: útero na gravidez, mama na lactação. Patológica: solo fértil para surgimento posterior de proliferação cancerosa.

5. ATROFIA: Redução quantitativa dos componentes estruturais e das funções celulares com diminuição do volume das células e órgãos atingidos. Fisiológica: sensibilidade. Patológica: desuso.

6. CAUSAS DE LESÃO CELULAR

7. Privação de oxigênio; Agentes químicos e drogas; Agentes infecciosos; Reações imunológicas; Defeitos genéticos; Desequilíbrios nutricionais.

8. Metaplasia: Mudança de um tipo de célula adulta e madura em outro da mesma linhagem. Lesão Celular: Célula submetida a um estresse fisiológico ou estímulo patogênico sofre série de adaptações celulares morfológicas e fisiológicas para preservar a sua viabilidade e modular a sua função.

9. Patológicas: Resposta ao estresse de um estímulo lesivo, que faz com que ela modifique sua estrutura ou função para escapar da lesão. Ex: Aumento do músculo cardíaco na insuficiência cardíaca.