Jornada das comunidades de tecnologia

Base comunidades de TI

Comienza Ya. Es Gratis
ó regístrate con tu dirección de correo electrónico
Jornada das comunidades de tecnologia por Mind Map: Jornada das comunidades de tecnologia

1. Nivel de engajamento

1.1. Curioso/a/e

1.1.1. +

1.2. aprendiz

1.2.1. ++

1.3. protagonista

1.3.1. +++

1.4. lider

1.4.1. ++++

1.5. guardiao/a

1.5.1. ++

2. nivel de responsabilidade

2.1. -

2.2. +-

2.3. ++

2.4. ++++

2.5. ++++

3. caracteristicas

3.1. Curioso/a/e - Comecar a participar de eventos/iniciativas/discord/telegram/grupos. Comeca a escutar o linguajar da comunidade: stacks, girias, dicas, mercado, carreira...

3.2. Aprendiz - Comecar a chamar as pessoas para a comunidade, participar reunioes gerai, acompanha os eventos, colaborar com os eventos, mas nao lidera.

3.3. Protagonista - Lidera eventos, participa de decisoes, opina sobre os projetos/comunidade, interage com o curioso e o aprendiz.

3.4. Lider - produz conteúdo ou lidera a equipe de projetos, interage com todo o ecossistema ao redor da comunidade

3.5. Guardiao - Consegue estabelecr codigos de conduta mas complexos, entende como formar/compartilhar/treinar aprendizes (trilhas de aprendizado, cursos), estrategias de crescimento da comunidade baseado em analises de metricas, se relaciona com empresas ou pessoas que podem patrocinar eventos/cursos

4. momento pessoal

4.1. Aprendiz - Consumo de conteúdo, ainda nao tem certeza de fato de qual stack/tarefas, flexibilidade para mudar, tem certeza que o futuro é TI. Separa algumas horas para contribui no git, responde perguntas mais simples nos grupos/discord/redesocial, compartilha eventos da comunidade, interage bastante com membros e com o ecossistema, comecar a mapear as dificuldades de carreira, pesquisa sobre mercado, atualiza o git/linkedin

4.2. protagonista - Já a entender o alcance que os eventos causam na vida de muitas pessoas, assim como foi com a sua vida - recebe relatos de vidas impactadas, Stress ao realizar eventos, mas prazer ao final deles - pela entrega de impacto e de identificação de propósito, já ativamente a construir uma rede de relacionamento na comunidade. Faz sentido para essa pessoa ir nos eventos de conexão e aprendizado, além de evangelizar conteúdos escritos seja por ela ou por referencias na área.

4.3. Lider - Já a se aprofundar no estudo sobre comunidades e assuntos correlatos, além de já ser reconhecida como autoridade por tribos diferentes de tecnologia, GIVE BACK - Quer retribuir tudo o que sua comunidade já lhe proporcionou ao longo da jornada como voluntário, seja produzindo conteúdo através de streaming, colaborando em githubs, mentorando aprendizes e protagonistas, defendendo boas praticas. Tende a querer trabalhar no ecossistema. Não existe divisão entre vida pessoal e voluntáriado (seus amigos são os do voluntariado), Outros acontecimentos da vida começam a "cobrar o preço" (filhos, promoção em cargo, casamento)

4.4. Guardiao - Consegue visualizar o que foi feito na comunidade com todas as pessoas que fazem parte dela, Outro momento da carreira: foco em si, Tem algumas verdades e certezas, Saudosista do que viveu na comunidade, Pessoa escolhe suas batalhas (dentro da várias possibilidades da comunidade). Quer causar mais impacto.

5. atitudes

5.1. Curioso/a/e - Vai só aos eventos - não depende de ninguém, Faz networking - puxa assunto com quem tá próximo, deslumbre com a movimentação da comunidade e segue, curte, compartilha e interage com postagens e conteúdos dos protagonistas e lideres.

5.2. Aprendiz - Gosta de receber orientação sobre o que fazer - gosta de live coding e tutoriais praticos, Estimula que outras pessoas participem dos eventos, divulga muito os eventos. GIVE FIRST: oferecer o que pode para que outras pessoas se desenvolvam, sem esperar nenhuma vantagem por isso.

5.3. Protagonista - Pede feedback da comunidade como um todo dos eventos já realizados e conteúdo para futuros, Já a se conectar com Lideres e referencias das área de interesse, quer aprender com todos, Proativo(a) - identifica oportunidades de apoiar a atividade do grupo / Participa de outros eventos para observar e aprender. Começa a ter muitos questionamentos de como as coisas funcionam e começa a busca por essas respostas. GIVE FIRST: oferecer o que pode para que outras pessoas se desenvolvam, sem esperar nenhuma vantagem por isso.

5.4. Guardioes - Estuda sobre o ecossistema e as comunidades de TI para compreender com precisão os desafios locais e possibilidades de atuação. Clareza no pensamento e na fala sobre o propósito e desafios da comunidade. Direciona a si próprio e outros líderes o que entende serem seus maiores desafios. Empodera e delega: "Agora é a sua vez de fazer" Se torna um articulador do ecossistema como um todo GIVE BACK: uma forma de retribuir todas as ajudas que teve na sua trajetória com a comunidade.

6. agente de inclusao e diversidade

6.1. Curioso/a/e - Observa se nos eventos as conversas são diversas e inclusivas, ou seja, se existem pessoas diferentes para falar de um mesmo tópico

6.2. Aprendiz - Convida pessoas de diferentes faixas etárias, etnias, gêneros e origens para os eventos, iniciativas e encontros da comunidade.

6.3. Protagonista - "Traz o assunto diversidade e inclusão nas reuniões do evento. Garante a presença de speakers e participantes diversos. Entende como pode ser mais empático e assertivo no tema", faz mapeamento de stakeholders

6.4. Lider - Além de garantir a presença de speakers e participantes diversos. Compartilha com os demais organizadores/lideres/protagonistas sobre a necessidade da diversidade e da inclusão.

6.5. Guardiao - Num cenário ideal, essa pessoa já compreende que não há como pensar em comunidade forte, inovadora e criativa sem garantir diversidade e inclusão

7. Curioso/a/e - conhecer outras realidades, momento exploratorio/projecao. Momento de definição pessoal. Pensa em fazer a migracao de carreira. Foi impactada por pessoas próximas que já estao na area, anuncios de empresas/eventos/cursos, oportunidade de carreira dentro da empresa que trabalha ou saiu e esta buscando outras profissoes.

8. habilidades

8.1. Aprendiz - Terminologias da área Pode ser um Networker "Ouvir, executar e assumir as tarefas que foram colocadas pelos protagonistas e líderes Entender a cultura da região Pode perceber a importância de se envolver com diferentes contextos.

8.2. Protagonista - Delega, confia e faz a gestão do projeto com sua equipe/comunidade. Pede orientação de outros membros mais experientes Entende que a interacao é a grande força - é a única ferramenta da caixa de ferramentas" Questionar - tem a iniciativa de buscar mudanças. Breve conhecimento do que é comunidade.

8.3. Guardiao - Gera conexões eficientes Empatia: entende que o meu Brasil não é o mesmo Brasil de todo mundo. Olhar mais sistêmico, pode aconselhar as lideranças. Entende como lidar com pessoas, entende que cada um tem seu tempo. Se envolver com outras comunidades que não a sua própria.

9. pessoas que conecta

9.1. Curioso/a/e - Colegas de trabalho, colegas de faculdade/tecnologo

9.2. Aprendiz - reconhece protagonistas da sua comunidade, amigos que os eventos trazem, pessoas de outras comunidades/ecossistema

9.3. Protagonista - mentores e referencias do ecossistema, possiveis gestores de empresas que podem ser parceiras, participantes mais fieis dos eventos da comunidade, tech leads que atuam em empresas de tecnologia.

9.4. Lider - Pessoas admiradas do ecossistema, pessoas além das fronteiras da regiao/país, foca em agentes que sao pilares no ecossistema.

9.5. Guardiao - Muita gente relevante no seu ecossistema. Pessoas 'inacessíveis' - pessoas relevantes na sociedade como um todo. Líderes e guardiões de outras comunidades.

10. coisas que conecta

10.1. Curioso/a/e - Camisetas Crachás e copos com frases Livros: Codigo limpo (ver outros) Ferramentas/metodologia: IDE, logica de programacao, Github (ver outras)

10.2. Aprendiz - Chopp, café, Adesivos pequenos para o computador e brindes dos stands/em eventos, Camisetas - agora faz parte do time que define as frases. Ferramentas: Meio de comunicação da comunidade - Whatsapp, Telegram, Slack, discord

10.3. Protagonista - Camisetas dos eventos - ajuda a definir a frase, Histórias dos eventos, Podcasts sobre TI como um todo e outros temas. (estudar brindes)

10.4. Lider - Mapeamentos do ecossistema

10.5. Guardiao - Histórias da comunidade - muito se ouve: quando eu cheguei era tudo mato. Lugares/pessoas que fazem acontecer os eventos, iniciativas.

11. eventos que vai

12. falas reais

12.1. Curiosa - "Eu era rata de palestras", "A responsabilidade é minha de me conectar", "Evento traz empoderamento, só precisa ter direcionamento de onde pode chegar"

12.2. Aprendiz - "Refleti sobre o mundo que eu quero viver" "Gosto de fazer muita coisa ao mesmo tempo" "A gente precisa construir um lugar do qual não queira sair" - "Ampliei minha rede de conexão indo/participando de comunidades" "Acontece muito da pessoa conseguir trabalho na comunidade"

12.3. Protagonista - "pessoas que estão com muito trabalho e não conseguem entregar para a comunidade: sai um pouco, depois volta"

12.4. Lider - "Todo mundo que participa é tão comunidade quanto a gente" "Venci na persistência. No início vinham poucas pessoas participavam das nossas iniciativas, eventos, newsletter" "Aprendi a documentar tudo o que eu estava fazendo" "´Precisei entender o que as pessoas podem entregar ou não podem" "Juntei uma pessoa de cada um dos atores do ecossistema para fazer happy hours".

12.5. Guardiao - "Crescer não é tão difícil. O difícil é a continuidade"

13. crise relacionada com comunidades

14. crise pessoal

15. Curiosa - Se a pessoa curiosa não tiver hablidades técnicas, mesmo assim, ela pode se desenvolver ao longo da jornada, Humildade para aprender e questionar.

16. Lider - Consegue enxergar sua comunidade de maneira mais estratégica. Não se conforma com o 'status quo' e passa a incentivar a mudança Identifica as necessidades dos empreendedores e oportuniza soluções. Saber ouvir, pedir e dar feedback. Pode criar redes muito fortes.

17. o que pode aprender

17.1. Lider - Gestão de projetos / eventos, Comunicação não violenta, Resolução de conflitos.

17.2. Guardiao - Sucessão - passagem de bastão, Ferramentas ágeis - Trello, Jira, Asana, etc Facilitar a tomada de decisão

18. Lider - Se preocupa com a formação dos voluntários no geral, entende que a passagem de bastão é uma necessidade para continuidade das atividades na comunidade e faz algo por isso. Estimula troca de conhecimento recorrente entre os voluntários e desafia positivamente os protagonistas a virarem lideranças. Pode resgatar o valor que excede os custos da organizações dos eventos e fomentar outras ações de comunidade. Constroi a rede de networking, se conecta com os players relevantes do ecossistema