2. CONTEXTO HISTÓRICO: O humanismo surgiu no século XV na Itália, mais precisamente na cidade de Florença durante o período do Renascimento Cultural. Por isso, ele também é chamado de Humanismo Renascentista.
3. RENASCIMENTO CULTURAL: O Renascimento Cultural foi um movimento laico (não eclesial), racional e científico ocorrido na Europa entre os séculos XIV e XVI, que influenciou profundamente o mundo ocidental desde então.
4. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: As principais características do humanismo refletem a preocupação com as questões humanas onde o homem passa a ser o centro das atenções (Antropocentrismo). O nome desse movimento literário e cultural está associado à crise do feudalismo e às descobertas científicas. Essas, foram essenciais para trazer à tona as características do Humanismo Renascentista.
5. Características
6. ROMANTISMO NO BRASIL
7. CONTEXTO HISTÓRICO No contexto histórico, a recente Independência do Brasil, absorvido pelo pensamento nacionalista-ufanista do país, fez com que os escritores deste período buscassem temáticas que definissem a identidade nacional. Por esse motivo, o tema do índio é muito explorado nessa fase, conhecido por “Indianismo”.
8. ANO QUE OCORREU: A primeira geração romântica no Brasil é o período que corresponde de 1836 a 1852, baseada no binômio “Nacionalismo-indianismo”.
9. INDIANISMO: O Indianismo corresponde a uma das tendências literárias mais marcantes do período romântico. Essa tendência foi explorada anteriormente pelo movimento do barroco, com obras de José de Anchieta: Arte de Gramática da Língua mais usada na costa do Brasil, Poema à Virgem e A Cartilha dos Nativos.
10. PRINCIPAIS AUTORES E SUAS OBRAS: Francesco Petrarca (1304-1374) Petrarca produziu cerca de 300 sonetos e de sua obra destacam-se: Cancioneiro e o Triunfo, Meu Livro Secreto e Itinerário para a Terra Santa. Dante Alighieri (1265-1321) Dante é considerado um dos mais importantes poetas do humanismo. Ele escreveu vários textos líricos, filosóficos e políticos, dos quais se destacam: Vida Nova, Monarquia e O Convívio.
11. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: A Primeira Geração Romântica tem como principais características: Exaltação da natureza e da liberdade. Religiosidade. Figura do índio ou indianismo. Sentimentalismo, emoções. Nacionalismo-ufanista. Brasileirismo (linguagem).
12. MOVIMENTO DO BARROCO: Barroco é o estilo artístico que floresceu entre o final do século XVI e meados do século XVIII, inicialmente na Itália, difundindo-se em seguida pelos países católicos da Europa e da América, antes de atingir, em uma forma modificada, as áreas protestantes e alguns pontos do Oriente.
13. PRINCIPAIS AUTORES E SUAS OBRAS: Domingos José Gonçalves de Magalhães (1811-1882) - Suspiros Poéticos e Saudades (1836) Antônio Gonçalves Dias (1823-1864) - Canção do Exílio (1846) Manuel José de Araújo Porto Alegre (1806-1879) - A destruição das florestas (1846)
14. CLASSICISMO
15. DATA EM QUE OCORREU: ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. Na literatura, Classicismo é o nome dado aos estilos literários que vigoravam no século XVI.
16. Características
17. Contexto histórico: Na idade Média, período que durou dez séculos (V ao XV), o principal atributo da sociedade era a religião. Esse momento esteve marcado pelo teocentrismo, cujo lema eram os dogmas e preceitos da Igreja Católica, que cada vez mais adquiria fiéis. Assim, pessoas que estivessem contra ou questionassem esses dogmas, eram excomungados, além de sofrer alijamento da sociedade, ou em último caso, a morte.
18. TEOCENTRISMO: É a doutrina onde Deus e seus ensinamentos estão no fundamento da sociedade. Esse pensamento vigorou durante a Idade Média.
19. DOGMA: Dogma é princípio que se convenciona não discutir e, muitas vezes, que não se aceita discussão. Uma doutrina dogmática é um sistema oficial de princípios que devem ser aceitos tais como são, sem discussão.
20. PRINCIPAIS AUTORES E SUAS OBRAS: Decerto que na literatura portuguesa autor que recebe destaque é Luís Vaz de Camões, com sua obra “Os Lusíadas” (1542). Já na Espanha, Miguel de Cervantes (1547-1616) com sua obra mais notável “Dom Quixote” (1605).
21. CONTEXTO HISTÓRICO: O Romantismo em Portugal teve início em 1825 e estendeu-se até o final do século, em três fases distintas, cada qual enfatizando determinada temática dentro das características da estética romântica, com importantes personalidades da literatura mundial.
22. PRINCIPAIS AUTORES E SUAS OBRAS: Da primeira geração, destaca-se o autor Almeida Garrett, autor do poema “Camões”, de 1825, marco inicial do romantismo português. Também marcam a primeira geração de românticos portugueses os autores Alexandre Herculano e Antonio Feliciano de Castilho.
23. Características
24. PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS: Culto à sensibilidade e exaltação da natureza em oposição à supervalorização do cientificismo, da cultura e da industrialização. Obras subjetivas, individualistas e egocêntricas: o “eu” tem papel central nas obras românticas, centradas no ponto de vista individual, parte da valorização romântica da liberdade. Nacionalismo e exaltação patriótica. Napoleão Bonaparte espalhava pela Europa os ideais liberais da Revolução Francesa.