1. Para poder ganhar essa luta contou com aliados nobres franceses. Um desses aliados foi Fernando de Borgonha.
1.1. Fernando de Borgonha casa-se com a filha ilegítima de Afonso VI. Dona Teresa.
1.1.1. Herdam o Reino de Porto Cale, dando início a formação de Portugal (1093).
1.1.1.1. Ya
2. Herda o Reino de Castela (1029) de sua mãe e com a ajuda de seu irmão Garcia, Rei de Navarra derrota seu cunhado, Bermudo III, tornando-se Rei de Castela e Leão (1038).
3. Em 1054 mata seu irmão Sancho García, tornando-se assim o Rei de Castela, Leão e Navarra
3.1. Afonso VI é filho de Fernando Magno e uma das figuras que mais se destaca na expulsão dos árabes (7 séculos de domínio), na luta da reconquista.
4. Fernando I de Leão (Fernando Magno)
5. O Reino de Portugal
5.1. Dom Henrique de Borgonha chama esse reino de Condado Portucalense.
5.1.1. Em 1112, falece Dom Henrique e assume sua esposa, Dona Teresa de Leão que é reconhecida por documento papal.
5.1.1.1. D. Teresa é atacada por Urraca, entre 1116 e 1120, sendo finalmente cercada no Castelo de Lanhoso em1121 .
5.1.1.1.1. Urraca I de Leão e Castela era filha de Afonso VI e irmã de Dona Teresa. (1080-1126)
5.1.1.2. Nesta revolta galaico portuguesa, D. Teresa se une com o Conde galego Fernão Peres de Trava, do Reino da Galiza.
5.1.1.2.1. Com ele tem duas filhas e é por isso que os nobres portucalenses e o seu próprio filho Afonso Henriques se indispõem contra ela.
5.1.2. Em 1128, com 17 anos, arma-se a si próprio cavaleiro e presta vassalagem diretamente ao Papa. Essa atitude satisfaz à Igreja na tarefa de expandir o cristianismo e expulsar os árabes.
5.1.2.1. Declara a guerra a sua mãe e a vence na batalha de São Mamede
5.1.2.1.1. Em 1139 nasce Portugal eo novo rei inaugura a Dinastia de Borgonha.
6. Teve 5 filhos:
6.1. Afonso - Reino de Leão
6.1.1. Sancho - Reino de Castela - Declara a Guerra a todos os seu irmãos
6.1.1.1. García - Reino da Galiza
6.1.1.1.1. Elvira - Senhorio da cidade do Toro